Caiçaca do Rio do Vento: MPRN obtém confirmação de sentença para Prefeitura regularizar frota escolar

A 2ª Turma da 1ª Câmara Cível do TJRN seguiu o parecer da 16ª Procuradoria de Justiça do MPRN e negou o apelo feito pela Prefeitura do Município

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conseguiu a confirmação de sentença que determinava a adequação da frota responsável pelos serviços de transporte escolar de Caiçara do Rio do Vento. Por unanimidade de votos, os desembargadores que integram a 2ª Turma da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) seguiram o parecer da 16ª Procuradoria de Justiça do MPRN e negaram o apelo feito pela Prefeitura do Município.

A sentença, questionada pelo Município, foi proferida pelo Juízo da Vara Única de Lajes que julgou procedentes os pedidos iniciais do MPRN para determinar que a Prefeitura regularize a frota de veículos que realiza o transporte escolar em relação às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em suas razões, o Município de Caiçara do Rio do Vento informou no processo que a ação visava a pendência de irregularidades apontadas no ano de 2014, não mais subsistindo a situação detectada após o lapso de tempo, tendo a demanda perdido o objeto.

No entanto, o relator do acórdão apontou, com base na argumentação feita pelo MPRN, que com os elementos constantes nos autos pode-se afirmar que o interesse de agir permanece, uma vez que não há nos autos provas de resolução dos problemas relatados na ação civil pública inicial.

A confirmação de sentença, portanto, contribuiu para a preservação dos direitos difusos e coletivos. Do mesmo modo, a obrigação de garantir o acesso adequado e os meios para permanência dos alunos em ambiente escolar decorre da própria norma constitucional.

Situação irregular
Nos autos, o MPRN demonstrou que há carência estrutural na prestação dos serviços de transporte escolar no Município de Caiçara do Rio do Vento, sobretudo ante a inadequação dos veículos utilizados e da falta de qualificação profissional exigida aos responsáveis pela condução.

O serviço regular de transporte escolar deve atender as regras de segurança de tráfego estabelecida na legislação de regência. Assim, a obrigação de garantir a continuidade e desenvolvimento do ensino também compreende a necessidade de resguardar a conformidade legal dos veículos e agentes responsáveis pela condução dos alunos com as normas.

Leia o acórdão na íntegra clicando aqui.

Confira também

  • Empreendedorismo Delas: Thaís Barbosa lança 9• edição do sucesso TCN, Workshop com foco em produtos educativos em Natal/RN

     

    Foto: @retratosbacellar

    A Jornalista e Administradora Thaís Barbosa irá fazer o Workshop: Transforme conhecimento em negócio.

    O Workshop que será realizado em 19 de julho de 2023, tem como objetivo reunir empresários que querem alavancar suas vendas e ofertar produtos e serviços educacionais.

    Thaís Barbosa fala sobre a importância das pessoas entenderam o momento o qual se encontram e como tirar  ideias do papel de forma assertiva.

    A 9• edição do TCN garante expertise para os participantes em criar e desenvolver produtos para oferecer e serem remunerados com o conhecimento que já possuem ou desejam adquirir.

    “Essa edição será logo após o lançamento do canal Laboratório do Expert no YouTube, que aconteceu com uma transmissão ao vivo para os participantes das últimas oito edições e dos meus mentorados. No Workshop irei trazer as estratégias que utilizei nesta ação”, comenta ela.

    Se você é empreendedora(o) e não sabe como criar novas oportunidades ou está sem saber o que fazer com seu conhecimento, esse momento é seu.

    As inscrições estão abertas e você pode fazer através do link: https://thaisb.orbitpages.online/workshop-transforme-conhecimento-em-negocio

    Para saber mais sobre Thaís Barbosa, acesse: https://www.instagram.com/thaisbarbosamentora/

  • Governadora irá nomear primeira mulher eleita Procuradora-Geral de Justiça do RN pela segunda vez

    A promotora de justiça Elaine Cardoso foi eleita Procuradora Geral de Justiça pela segunda vez e é a primeira mulher a dirigir o Ministério Público do Rio Grande do Norte

    “Quero parabenizar a Dra. Elaine e o Dr. Gláucio pela eleição, o que é um reconhecimento de toda uma trajetória pautada por muita dedicação e espírito público, é muito saudável o resultado da eleição. Quero deixar registrado, de coração, minha alegria porque, pela segunda vez, vou nomear a primeira mulher a dirigir o Ministério Público do Rio Grande do Norte”, disse a governadora Fátima Bezerra durante a reunião para o ato de nomeação da Procuradora-Geral de Justiça eleita, a promotora Elaine Cardoso, e o Procurador Geral de Justiça adjunto, Gláucio Garcia, nesta segunda-feira (24), na Governadoria.

    Por sugestão da própria governadora, a assinatura da nomeação será no Ministério Público, em ato inédito, em data a ser definida dentro do prazo previsto. A posse está marcada para o dia 19 de junho.

    A promotora de Justiça Elaine Cardoso obteve 81,18% do total de votos válidos na eleição para Procuradora-geral de Justiça, realizada no último dia 20. Atual líder do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), e único nome apresentado na lista tríplice, ela será reconduzida ao cargo para o biênio 2023-2025. Ela é a primeira mulher a liderar o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e seu primeiro mandato foi para o biênio 2021/2023.

    “Essa interlocução com o Governo do Estado é sempre importante, a gente tem prezado muito por isso, por essa transparência, por esse diálogo, e pretendemos continuar da mesma forma. Viemos reforçar o propósito de trabalho comum em benefício da sociedade potiguar”, disse a Procuradora-geral eleita, Elaine Cardoso.

    “Quero destacar a união das instituições mais emblemáticas e mais representativas do poder constituído, desde o executivo ao judiciário, levando em consideração a defesa inegociável dos anseios do povo do Rio Grande do Norte. Foi assim na pandemia, por exemplo, que foi o momento de desenvolver um estilo de governança com sentimento de espírito público. Evidentemente que cada instituição tendo a clareza de qual é sua tratativa, o seu papel. O Ministério Público tem o papel de guardião da sociedade e é para isso que ele existe, e tem que exercê-lo com compromisso com a sociedade”, elucida a governadora.

    “Quero parabenizar Dra. Elaine e Dr. Glauco pelo trabalho, especialmente pelos momentos difíceis que vocês enfrentaram junto com os poderes constituídos no que diz respeito à pandemia durante a primeira gestão”, reforça o vice-governador Walter Alves. “É importante enfatizar essa unificação do Ministério Público, essa unidade é muito valiosa, isso dá velocidade nas decisões de gestão e nos encaminhamentos, e a sociedade ganha com isso”, complementa o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto.

    Além dos já citados, também estiveram presentes Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil; Luciana Daltro, controladora geral do estado; Altair Rocha, assessor especial do governo e o promotor de justiça Clayton Barreto, vice-presidente da Associação do MPRN.

  • Eleição no MPRN: Elaine Cardoso obtém 164 votos no pleito para PGJ

    A promotora de Justiça Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira recebeu 164 votos na eleição para procuradora-geral de Justiça, realizada nesta sexta-feira (14). Atual líder do MPRN, ela será reconduzida ao cargo para o biênio 2023-2025. Após homologado o resultado da eleição, o nome de Elaine Cardoso será encaminhado para a governadora do Estado para a nomeação. A solenidade de posse está marcada para o dia 19 de junho, em Natal.

    Ao todo, 202 membros do MPRN estavam aptos a votar. Elaine Cardoso obteve 81,18% do total de votos válidos.

    “A minha primeira palavra após essa eleição é de agradecimento. Muito obrigada aos membros do nosso MPRN pela confiança em mim novamente depositada. Muito obrigada aos integrantes da equipe de gestão, que lutam diariamente ao nosso lado para o fortalecimento de nossa instituição, assim como também agradeço a todos os integrantes pelo empenho para nos aproximarmos cada dia mais da sociedade e com melhores resultados. Muito obrigada a meus familiares e amigos pelo apoio e presença constantes na minha vida. Vamos seguir firmes na nossa trajetória de união e avanço em prol do MPRN e da sociedade potiguar”, falou Elaine Cardoso.

    Primeira mulher da história a liderar o MPRN, Elaine Cardoso volta a cravar seu nome na instituição, sendo a primeira a se reeleger. “Isso é motivo de orgulho pessoal, obviamente. Mas, acima disso, fica o exemplo de poder mostrar a todas as mulheres que somos capazes. Essa vitória histórica não é só minha. É de todas as mulheres que faço a questão de, com muita honra, representar aqui”, concluiu a procuradora-geral.

    Eleição

    A eleição desta sexta foi realizada mediante voto secreto de todos os membros do MPRN em atividade, que puderam votar por meio de sistema virtual interno.

    A Mesa Eleitoral publicou no dia 1° de março a relação dos candidatos que requereram inscrição, onde figurou o nome de Elaine Cardoso como única candidata inscrita. Após o nome dela ser homologado pela Mesa Eleitoral, será enviado à governadora do Estado para que a chefe do Executivo nomeie a procuradora-geral de Justiça.

  • Professor Mário Sérgio é o novo adjunto de Gestão Escolar da Educação em Natal

    A secretária municipal de Educação de Natal, professora Cristina Diniz, acompanhada dos secretários adjuntos Aldo Fernandes (Administração Geral) e Naire Capistrano (Gestão Pedagógica) organizaram na tarde desta segunda-feira (10) uma reunião de recepção ao professor Mário Sérgio de Oliveira, que foi nomeado pelo prefeito Álvaro Dias para o cargo de secretário adjunto de Gestão Escolar. O encontro aconteceu no salão nobre da SME-Natal e reuniu os diretores de departamento, chefes de setores e assessores da pasta.

    Na ocasião, a professora Cristina Diniz conduziu a apresentação dos representantes dos cargos e suas funções, conversou de forma inicial sobre questões importantes que envolvem a pasta da Educação e desejou as boas-vindas ao novo secretário adjunto. “Estamos apresentando a grandiosidade que é a Secretaria de Educação de Natal para o professor Mário Sérgio. Ele vai trabalhar diretamente com os departamentos de Recursos Humanos (DRH), Engenharia e Arquitetura (DEA), Gestão Escolar (DGE) e o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Gostaria de contar com o apoio, principalmente, desses departamentos vinculados a pasta do novo secretário para continuarmos desenvolvendo um bom trabalho”. A professora Cristina Diniz também agradeceu a contribuição e o trabalho do agora ex-secretário Paulo Barra à Rede Municipal de Ensino.

    O novo secretário adjunto de Gestão Escolar, Mário Sérgio de Oliveira também conversou com a equipe. “Eu faço uma coisa que eu sempre gostei que é trabalhar com Educação. Mas sabemos que a educação é algo imprevisível. Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito e dentro das nossas condições vamos aprimorando esse trabalho. Precisamos dar as mãos e com certeza a educação de Natal vai crescer ainda mais”. O professor dialogou sobre algumas experiências como coordenador e diretor escolar por muitos anos. Mário Sérgio possui vasta experiência na rede privada e foi diretor das escolas municipais Chico Santeiro e Ferreira Itajubá.

  • Aberto o Ano Letivo 2023 da Rede Municipal de Natal

    Foto: Manoel Barbosa/SME

    A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abriu oficialmente nesta quarta-feira (29) o Ano Letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino. A abertura aconteceu na Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, localizada na Rua Nossa Senhora do Livramento, S/N Felipe Camarão, às 8 horas, com a presença do secretário municipal de Educação em substituição legal, Aldo Fernandes de Sousa Neto, da adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano e da equipe pedagógica da Secretaria.

    De acordo com o secretário em substituição, Aldo Fernandes, a Rede Municipal tem hoje quase 53 mil estudantes matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com profissionais qualificados e comprometidos com a educação pública de qualidade. “É uma alegria enorme para nós que integramos a Educação de Natal iniciar o ano letivo de 2023, conforme o calendário escolar planejado pela SME-Natal”.

    Ainda segundo Aldo Fernandes, a Prefeitura do Natal, segue realizando os investimentos na Rede. “Já estamos executando os contratos de alimentação escolar para garantir o alimento aos estudantes, aquisição de novos computadores para modernizar os laboratórios de informática, entregando os novos laboratórios de ciências e matemática, livros didáticos, mobiliários e na próxima semana vamos distribuir o fardamento escolar”, reforçou o secretário. A Rede Municipal de Ensino de Natal conta com 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 72 escolas de Ensino Fundamental, com capacidade para atender 60 mil estudantes.

    Ansiosa para volta às aulas estava Alice Gabrielle Ramos, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento. “Essa noite tive dificuldade de dormir, só pensando no início das aulas. Vou conhecer novos amigos e professores. Acho que esse ano vai ser muito legal”, comemorou a aluna.

    Quem também estava contente para esse momento era a mãe dos estudantes Antônio Vitor Moraes (1º ano) e Eloisa Vitória Moraes (3º ano), Daniele Moraes, que contou sobre sua expectativa para o ano letivo dos filhos. “É o primeiro ano dos meus filhos na Escola M. Bernardo do Nascimento. As primeiras impressões foram as melhores. Gostei da acolhida da escola, mostrando que é uma unidade bem organizada. Desejo o melhor para o estudo dos meus filhos”, afirmou a mãe. A família de Antônio e Eloisa mora próximo à escola.

    Diretoras, professores e funcionários da Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento acolheram pais, familiares e estudantes para o primeiro dia de aula. A gestora administrativa, Lucilene Passos Godoy B. Vieira, ressaltou sobre a preparação para o retorno escolar. “Promovemos reuniões on-line e presencial com os professores para o planejamento do ano. Estamos com uma expectativa grande para desempenharmos um bom ano letivo. Vamos dar continuidade a qualidade do ensino. Desejamos aumentar o nível de aprendizagem e melhorar cada vez mais o ensino oferecido aos alunos, pois o foco do professor é sempre buscar a aprendizagem dos estudantes”, reforçou a gestora.

    A escola possui 328 estudantes matriculados, ainda com algumas vagas disponíveis, funcionando das 7h às 11h20 e das 13h às 17h20, atendendo 12 turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Também conta na gestão pedagógica com a professora Jadilma Santos e um quadro de 18 professores.

    Já no CMEI Doutora Zilda Arns, também no bairro de Felipe Camarão, o retorno aconteceu para 210 crianças das etapas de Creche (Nível I e II) e Pré-Escola (Nível III e IV) da Educação Infantil. A gestora administrativa Edilma Costa N. Vasconcelos comentou um pouco sobre o primeiro dia de aula. “Fizemos um momento de acolhida as crianças e aos pais e familiares e seguimos com a semana de adaptação. Estamos bem felizes com o início das aulas. Realizamos no dia anterior uma reunião de pais bastante participativa e na ocasião conversamos sobre assuntos importantes do ano letivo de 2023”.

  • O retorno das aulas em São Paulo do Potengi acontecerá nesta quarta-feira (29)

    Depois de vários dias com as aulas suspensas, devido ocorrências criminosas que ocorreram em diversos municípios do RN, as aulas nas redes municipal, estadual, federal (IFRN) e particular de Ensino voltarão a funcionar normalmente, em São Paulo do Potengi nesta quarta-feira, 29 de março.

    Temos informações que o retorno das aulas em todas as escolas dos municípios de nossa região, também ocorrerá nesta quarta (29).

    Blog Silvério Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.