Governadora irá nomear primeira mulher eleita Procuradora-Geral de Justiça do RN pela segunda vez

A promotora de justiça Elaine Cardoso foi eleita Procuradora Geral de Justiça pela segunda vez e é a primeira mulher a dirigir o Ministério Público do Rio Grande do Norte

“Quero parabenizar a Dra. Elaine e o Dr. Gláucio pela eleição, o que é um reconhecimento de toda uma trajetória pautada por muita dedicação e espírito público, é muito saudável o resultado da eleição. Quero deixar registrado, de coração, minha alegria porque, pela segunda vez, vou nomear a primeira mulher a dirigir o Ministério Público do Rio Grande do Norte”, disse a governadora Fátima Bezerra durante a reunião para o ato de nomeação da Procuradora-Geral de Justiça eleita, a promotora Elaine Cardoso, e o Procurador Geral de Justiça adjunto, Gláucio Garcia, nesta segunda-feira (24), na Governadoria.

Por sugestão da própria governadora, a assinatura da nomeação será no Ministério Público, em ato inédito, em data a ser definida dentro do prazo previsto. A posse está marcada para o dia 19 de junho.

A promotora de Justiça Elaine Cardoso obteve 81,18% do total de votos válidos na eleição para Procuradora-geral de Justiça, realizada no último dia 20. Atual líder do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), e único nome apresentado na lista tríplice, ela será reconduzida ao cargo para o biênio 2023-2025. Ela é a primeira mulher a liderar o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e seu primeiro mandato foi para o biênio 2021/2023.

“Essa interlocução com o Governo do Estado é sempre importante, a gente tem prezado muito por isso, por essa transparência, por esse diálogo, e pretendemos continuar da mesma forma. Viemos reforçar o propósito de trabalho comum em benefício da sociedade potiguar”, disse a Procuradora-geral eleita, Elaine Cardoso.

“Quero destacar a união das instituições mais emblemáticas e mais representativas do poder constituído, desde o executivo ao judiciário, levando em consideração a defesa inegociável dos anseios do povo do Rio Grande do Norte. Foi assim na pandemia, por exemplo, que foi o momento de desenvolver um estilo de governança com sentimento de espírito público. Evidentemente que cada instituição tendo a clareza de qual é sua tratativa, o seu papel. O Ministério Público tem o papel de guardião da sociedade e é para isso que ele existe, e tem que exercê-lo com compromisso com a sociedade”, elucida a governadora.

“Quero parabenizar Dra. Elaine e Dr. Glauco pelo trabalho, especialmente pelos momentos difíceis que vocês enfrentaram junto com os poderes constituídos no que diz respeito à pandemia durante a primeira gestão”, reforça o vice-governador Walter Alves. “É importante enfatizar essa unificação do Ministério Público, essa unidade é muito valiosa, isso dá velocidade nas decisões de gestão e nos encaminhamentos, e a sociedade ganha com isso”, complementa o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto.

Além dos já citados, também estiveram presentes Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil; Luciana Daltro, controladora geral do estado; Altair Rocha, assessor especial do governo e o promotor de justiça Clayton Barreto, vice-presidente da Associação do MPRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.