‘Natal hoje tem um dos piores sistemas do País’, diz especialista em transporte urbano

Foto: Reprodução

De referência nacional nos anos 1980 a serviço deficitário nos dias atuais. O engenheiro civil e especialista da área, Carlos Alberto Batinga Chaves, resume assim o sistema de transporte público de Natal. Ele foi o responsável por montar e chefiar o primeiro órgão de gestão do transporte urbano da capital entre 1983 e 1986. Batinga, que hoje é consultor e membro do conselho da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), diz que a qualidade do serviço começou a cair devido a interferências políticas dentro da Superintendência de Transportes, que logo depois foi transformada na Secretaria de Mobilidade Urbana.

Em conversa com a Tribuna do Norte, Batinga critica o atual modelo e considera um erro o transporte público coletivo não ser considerado um serviço essencial pelo poder público municipal, como acontece com a saúde, segurança e educação.

Ele afirma que o transporte da capital potiguar é um dos piores do país e está muito atrás de outras capitais nordestinas. Na entrevista, o especialista em planejamento de transporte diz ainda que não vislumbra melhoria sem contribuição financeira do Município por meio de um subsídio.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.