Notícias

Fátima anuncia saída de Aninha Costa do Turismo

A governadora Fátima Bezerra comunicou há pouco em seu Instagram a saída de Aninha Costa do comando do Turismo do RN.

Para substituir a ex-titular, Fátima anunciou a subsecretária de Política e Gestão Turística, a servidora de carreira Solange Portela.”

“Hoje nossa secretária de Turismo @aninhacostarn se despede desta função que cumpriu com tanto empenho e dedicação. Agradeço a sua valorosa contribuição para o nosso estado e para o desenvolvimento do turismo sustentável no RN.

Desejo muita prosperidade nos seus novos caminhos que infelizmente requerem o seu afastamento desta função que, repito, sempre cumpriu muita seriedade e compromisso.

A pasta seguirá regida pelas mãos competentes de sua subsecretária de Política e Gestão Turística, a servidora de carreira Solange Portela.

Sigamos trabalhando pelo turismo do RN!”.

Novo Notícias

Prefeito de São Rafael, Reno Marinho, se filia ao MDB

Sob a liderança do ex-senador Garibaldi Filho e do vice-governador Walter Alves, o Movimento Democrático Brasileiro no Rio Grande do Norte (MDB-RN) vem ganhando importantes adesões em todas as regiões do estado.

Na manhã desta sexta-feira (22), foi a vez do prefeito do município de São Rafael, Reno Marinho, assinar a ficha e confirmar a filiação ao maior partido do Rio Grande do Norte. A ficha do novo emedebista foi abonada por Walter Alves, presidente estadual da legenda, e por Garibaldi Filho.

Reno Marinho de Macêdo Souza é advogado e, em 2020, foi reeleito prefeito de São Rafael com mais de 45% dos votos válidos. “Nossa família já tem uma história com o MDB. Estamos chegando para somar ao partido. Confiamos no trabalho do ex-senador Garibaldi e do vice-governador Walter que têm serviços prestados em São Rafael”, disse o prefeito.

Walter Alves agradeceu a confiança do prefeito Reno e afirmou que o MDB vai continuar ajudando o município de São Rafael e região. “São Rafael é um município que conta com o nosso trabalho e nós vamos continuar ajudando. Reno e o grupo político chegam em um momento muito bom para o partido que está crescendo”, contou.

O ato de filiação contou com a presença do ex-prefeito de São Rafael, Ribinha; presidente da Câmara, vereador Darlison Gonzaga; vereadora Rosalba Marinho; vereador Francisco Alves; ex-vereador Jean e o secretário municipal, Luiz Henrique Marinho.

Polícia Civil cumpre 13 mandados de busca e apreensão e seis servidores do DETRAN/RN são afastados por corrupção

Policiais civis do Departamento de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) deflagraram nas primeiras horas desta sexta-feira (22) a “Operação Habilis Facilis”, que investiga fraudes nos exames para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN). Os crimes investigados foram de corrupção passiva, corrupção ativa e inserção de dados falsos em sistemas de informação da Administração Pública.

A operação resultou no cumprimento de 13 (treze) mandados de busca e apreensão contra servidores do órgão, despachantes e atravessadores. Foi ainda determinado pela Justiça o afastamento do cargo público de 6 (seis) examinadores e a restrição de acesso às imediações do DETRAN RN de mais 5 (cinco) pessoas pelo risco de cometimento de mais crimes. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal (RN), Parnamirim (RN), Vera Cruz (RN), Macaíba (RN), Nova Iguaçu (RJ) e Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com as investigações, o esquema criminoso consistia em realizar os exames teóricos em outros estados e apenas o teste prático de direção veicular no DETRAN/RN, onde o candidato pagava aos despachantes ou aos atravessadores quantias em dinheiro para ter aprovação garantida na “prova prática”. Os candidatos no dia do exame eram direcionados para examinadores que faziam parte do esquema e eram aprovados. Em muitos casos o candidato sequer entrava no veículo.

A investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte contou com o apoio do DETRAN/RN, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil do Rio de Janeiro, através do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD).

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Sonyara e Lagoa de Velhos: trabalho feito com amor

Não é de hoje que falamos sobre o município de Lagoa de Velhos, sempre tive uma admiração pela prefeita Sonyara Ribeiro pela forma que gere seu município. Uma verdadeira gestora que ama sua cidade e trabalha incansavelmente pelo desenvolvimento de Lagoa de Velhos.

Ao chegar na cidade você encontra um verdadeiro canteiros de obras, ou melhor dizendo, placas indicando as principais obras que estão sendo executadas na cidade. Lagoa de Velhos sim, tem trabalho e é um verdadeiro espelho para outras cidades.

Parabéns Sonyara e sua equipe, Lagoa de Velhos tem uma gestora de respeito. Enquanto isso, a oposição tentar encontrar argumentos para desqualificar sua gestão, pois veem a sintonia de Sonyara e seu vice-prefeito e pré-candidato Nildo Galdino que deverá continuar com seu trabalho.

Bastidores da Política: o nome de Val Araújo tem crescido em Lagoa Nova

Como sempre digo, 2024 já deu início. Nos bastidores da política de Lagoa Nova não tem outro assunto, é o nome de Val Araújo. Tem crescido nas rodas de conversas.

Val é um propenso candidato nas próximas eleições. Caso concretize a sua candidatura, será uma novidade no município. Vale salientar, que tem recebido incentivos para a disputa.

Vamos aguardar os fatos, 2024 é logo ali.

Um mês após desabamento em Neópolis, moradores fazem bolo para protestar

Moradores de Neópolis que tiveram de deixar as casas em razão do desabamento do muro de contenção da lagoa de captação Ouro Preto, no bairro de Neópolis, zona Sul de Natal, fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (21), um mês após o incidente que obrigou a saída das famílias do local por causa da vulnerabilidade estrutural das residências. As famílias fizeram um bolo para marcar 30 dias do desabamento. A queixa é de que não há nenhum retorno do Município sobre as obras de reestruturação da lagoa e das casas interditadas, cujo número foi atualizado nesta semana para 10.

A dona de casa Luzimar Medeiros, de 53 anos, está vivendo em uma residência conjugada, semelhante a que ela morava na rua Marcassita, até a data do desabamento, no mês passado. Sem respostas sobre se vai poder voltar para casa, ela reclama que a Prefeitura não tem feito nenhum tipo de diálogo com os moradores. “Esse protesto é porque a gente quer saber quando vai começar a reconstrução das casas e da lagoa, como prometido pelo prefeito quando tudo ocorreu, há um mês. Até hoje a gente não sabe de nada. O secretário de Infraestrutura não recebeu a comissão de moradores e nós queremos saber o que vai acontecer com a casa da gente”, desabafa a mulher emocionada.

Atualmente, a família de Luzimar recebe um auxílio da Prefeitura para ajudar no aluguel da nova moradia, que custa R$ 1,2 mil. O valor do auxílio é de R$ 600 e será pago por seis meses, de acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A pasta informou que as nove famílias cadastradas junto ao Município, estão recebendo o auxílio.

No dia 21 de agosto, seis casas da rua Marcassita desabaram parcialmente junto com o muro de contenção da lagoa de captação, que fica na parte de trás das residências, em Neópolis. O número de interdições cresceu desde então e chegou a 10 nesta semana, segundo a Defesa Civil de Natal. Havia chovido durante a madrugada do dia da ocorrência. A Defesa disse, na ocasião, que havia a suspeita de sobrecarga na contenção, por causa das construções e de duas árvores de grande porte que, podem ter prejudicado a estrutura.

Tribuna do Norte

IFRN de São Paulo do Potengi realiza VII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

O Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass) e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), a VII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento institucional, realizado de 12 a 14 de setembro, que também foi promovido em outros campi do Instituto, foi voltado para servidoras e servidores ativos, estudantes e comunidade externa.

A atividade tem o objetivo de promover a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais nos ambientes do IFRN. A Sipat contou, ainda, com apoio da Comissão de Vigilância em Saúde; Comissões Internas de Saúde do Servidor (CISSP); e das Brigadas de Incêndio.

Gleydson Santos, que integra a Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (Cosgem) e participou da organização da atividade, destacou a importância do evento para tornar o ambiente de trabalho do IFRN cada vez mais seguro.

“Trazemos diversos temas, diversas abordagens, com o propósito de conscientizar a comunidade acadêmica, servidores, prestadores de serviços, agindo na prevenção, para que possamos evitar acidentes e doenças ocupacionais”, contou. O servidor espera que as próximas edições da Sipat abordem novos temas e possam inserir a comunidade externa, “para que ela participe e se mobilize também”.

Governo marca transferência do aeroporto de Mossoró para as mãos da Infraero

Já existe data para que o aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, comece a ser administrado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta quarta-feira (20) em Brasília, que a transferência de outorga do Governo do Estado para a estatal será no dia 28 deste mês, na capital do Oeste. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho, virá ao Rio Grande do Norte para a solenidade de assinatura, que acontece na semana em que o Governo do Estado transfere a sede para Mossoró.

“Junto com a nossa equipe, quero agradecer a receptividade do ministro Silvio Filho, ocasião em que já fiz o convite a ele para estarmos em Mossoró para a conclusão da transferência de outorga do aeroporto para a Infraero”, disse Fátima. Além do ministro de Portos e Aeroportos, foi confirmada a presença do presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, em Mossoró.

Na mesma ocasião, a governadora apresentou ao novo auxiliar do presidente Lula o projeto da megaestrutura do porto-indústria verde que será construído em Caiçara do Norte. O equipamento terá destaque nacional e internacional na produção e exportação de hidrogênio verde, marcando de vez a mudança da matriz energética no Rio Grande do Norte.

“Tivemos oportunidade de mostrar ao ministro este nosso projeto moderno, inovador, estruturante para o Rio Grande do Norte e Brasil, que é o nosso porto-indústria verde”, afirmou a governadora, que estava acompanhado dos secretários estaduais Jaime Calado, do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Gustavo Coelho, da Infraestrutura (Sin) e Ana Costa, do Turismo (Setur), além de Hugo Fonseca, coordenador do Desenvolvimento Energético da Sedec.

O ministro Sílvio Filho garantiu apoio do Governo Federal para a implementação do porto-indústria, o que deve geral emprego e renda para o RN e toda a região Nordeste.

Infraero

Abrindo a agenda administrativa em Brasília, a governadora Fátima Bezerra esteve com o presidente da Infraero Rogério Amado Barzellay para tratar, além da parceria do aeroporto de Mossoró, também dos municípios de Caicó e Pau dos Ferros.

“Tudo se encaminhando para trazer mais desenvolvimento e turismo para o Rio Grande do Norte”, afirmou a chefe do executivo estadual.

Penas pecuniárias: Vara Única da Comarca de São Paulo do Potengi abre prazo para inscrições de projetos

A Vara Única da Comarca de São Paulo do Potengi abriu inscrições para cadastramento de entidades e projetos aptos a receberem recursos do fundo de Penas Pecuniárias. A unidade judiciária destinará o montante no valor de R$37.321,44 às entidades públicas ou privadas com finalidade social e que desenvolvam atividades, preferencialmente, na área de segurança pública, saúde, educação ou cultura.

As entidades que pretendam a obtenção do benefício deverão preencher o formulário disponibilizado na Secretaria Judiciária (Anexo I), realizar cadastro no SIGPEC – Sistema de Gerenciamento de Penas Pecuniárias, e enviar demais documentações e projetos seguindo o Roteiro do Projeto Técnico.

Os projetos serão recebidos pela Secretaria da Vara Única da Comarca de São Paulo do Potengi/RN, exclusivamente por meio do e-mail [email protected], mediante confirmação de recebimento,até o dia 18 de outubro.

Confira o edital completo, abaixo.

ARQUIVO PARA DOWNLOAD

Saiba mais

O projeto “Devolver para Reparar” foi criado pelo Tribunal de Justiça em 2015 e tem como objetivo destinar os recursos arrecadados através do pagamento das penas pecuniárias resultantes de transações penais nos processos para programas sociais. A prestação pecuniária é um tipo de pena alternativa, que pode ser aplicada em crimes de menor potencial ofensivo, com o pagamento de quantia em dinheiro pelo réu.

De acordo com a Resolução nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça, os valores depositados na execução das penas pecuniárias, quando não destinados à vítima ou aos seus dependentes, serão, preferencialmente, destinados à entidade pública ou privada com finalidade social, previamente conveniada, ou para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 35 milhões

Mega-Sena acumulada pode pagar até R$ 40 milhões hoje

As seis dezenas do concurso 2.635 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa no Facebook e canal da Caixa no YouTube.

Caso um apostador ganhe o prêmio da faixa principal, acumulado em R$ 35 milhões, e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 225 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Timemania
A Timemania sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 12,2 milhões pelo concurso 1.992. Caso apenas um apostador ganhe o prêmio principal e aplique na poupança, receberá R$ 78 mil de rendimento no primeiro mês.

A modalidade é um produto de prognóstico específico onde o apostador escolhe dez dezenas entre 80 e um Time do Coração entre 80 times. São sorteados sete dezenas e um Time do Coração. Ganham as apostas quem acertar de três a sete números ou o time do coração. A aposta custa R$ 3,50.