América-RN e ABC empatam em primeiro confronto da decisão do Campeonato Potiguar

América-RN e ABC empatam na Arena das Dunas / Foto: Reprodução Alex Régis

Tudo igual na primeira partida da final do Campeonato Potiguar 2022. O ABC esteve duas vezes à frente no placar, com dois gols de Kelvin, mas cedeu a igualdade ao América-RN na Arena das Dunas. O Alvirrubro marcou com William Marcílio e Wallace Pernambucano. O empate 2 a 2 deixa tudo aberto para o segundo confronto da decisão, que será quarta-feira, às 20h30, no Estádio Frasqueirão.

Público e renda
21.595 pagantes

101 não pagantes

21.696 torcedores presentes

Renda: R$ 275.130

Mantida a invencibilidade
O ABC esteve perto de quebrar a invencibilidade do rival nos clássicos deste ano, mas ficou no “quase”. Em cinco confrontos, foram duas foram duas vitórias rubras (2 a 1 e 3 a 0) e três empates (1 a 1, 0 a 0 e 2 a 2).

Como ficam?
Nenhuma equipe tem vantagem na final. Na próxima quarta-feira, no Frasqueirão, o vencedor do jogo no tempo regulamentar leva o troféu. Se houver um novo empate, a decisão do título será nos pênaltis.

VAR
A atuação do árbitro Leonilson Fernandes Trigueiro Filho seguia tranquila até a marcação do pênalti a favor do América, em lance que Felipinho se enroscou com Rodrigo e acabou cometendo a falta. Houve a reclamação por parte dos jogadores do ABC, que esperavam que o árbitro fosse até a cabine do VAR para revisar o lance, o que acabou não acontecendo. O pênalti polêmico acabou convertido por Wallace Pernambucano e rendeu o empate ao América.

Primeiro tempo
Com cinco desfalques, o ABC adotou uma linha defensiva mais precavida, mas sofreu alguns sustos com os lançamentos nas costas da marcação. Por outro lado, contou com Fábio Lima mais livre para atacar e foi dele a jogada para o gol de Kelvin, aos 16 minutos. A dobradinha com Wallyson deu trabalho à zaga americana. Raphael, em chute de fora da área, parou no goleiro Bruno, outro personagem do domingo. O América chegaria ao empate aos 44 minutos. Araújo acertou a barreira em cobrança de falta, Luís Gustavo não cortou e William Marcílio mandou para as redes, explodindo a Arena. O torcedor rubro só não esperava o contragolpe do rival na saída de bola. Felipinho lançou de longe, Kelvin ganhou na velocidade e fuzilou para fazer o segundo dele.

Segundo tempo
Na segunda etapa, as duas equipes seguiram jogando abertas, buscando o gol, mas só o América encontrou. Rodrigo fez boa jogada pela direita e acabou derrubado por Felipinho na grande área. Apesar da reclamação por parte do ABC, o árbitro Leonilson Fernandes Trigueiro confirmou o pênalti e Wallace Pernambucano deixou tudo igual. O Alvinegro teve uma chance de ouro para a vitória, mas Wallyson desperdiçou – como não costuma acontecer. O camisa 11 recebeu livre na área, mas Bruno salvou. Nos acréscimos, no último lance, o América também teve uma boa oportunidade, mas Mayco Félix cabeceou para fora.

*Com informações do G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.