Lula quer Walter Alves para vice de Fátima nas eleições deste ano

Garibaldi Filho, Luiz Inácio Lula da Silva e Walter Alves conversam em Brasília/ Foto: reprodução

Durante a conversa do ex-presidente Lula com o ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves (MDB), no jantar que terminou à meia-noite da segunda-feira (11), na casa do ex-senador Eunício Oliveira, em Brasília, foi praticamente selada a pré-candidatura do parlamentar a vice-governador numa chapa liderada pela governadora Fátima Bezerra (PT).

As informações sobre a conversa de Lula com o Garibaldi Filho e Walter Alves apontam que estaria definida a aliança entre petistas e emedebistas no Rio Grande do Norte. Nessa composição, a governadora deve concorrer à reeleição, tendo Walter Alves (MDB) na chapa, como candidato a vice.

As articulações para a chapa que terá a governadora Fátima Bezerra como candidata à reeleição tiveram essa nova etapa durante jantar do ex-presidente, em Brasília, com senadores e ex-parlamentares do MDB. Na ocasião, Lula conversou com Garibaldi Filho e Walter Alves. O ex-presidente reforçou que o PT deve firmar a aliança com o MDB no Rio Grande do Norte.

Na composição, também haveria o compromisso de interlocutores do PT de contar com o PDT estadual na coligação e o ex-prefeito Carlos Eduardo ser o candidato a senador.

Garibaldi Filho, que permaneceu, ontem, em Brasília, disse ao blog do jornalista Heitor Gregório que o ex-presidente petista, que deve concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano, e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, trabalham na construção dessa chapa. “Lula e Gleisi querem Walter como vice de Fátima e estão trabalhando nisso”, disse Garibaldi Filho ao blog. O ex-senador, pré-candidato a deputado federal pelo MDB, conversou com o blog, que é hospedado na TN Online, sobre o jantar que participou nesta segunda-feira (11), em Brasília, com Lula (PT), na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE).

Ontem, o secretário chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior, confirmou que o diálogo sobre o fechamento da chapa majoritária que terá Fátima Bezerra com candidata à reeleição continua com o presidente estadual do MDB, Walter Alves.

“Marcamos conversas na próxima semana, pessoalmente”. Posteriormente, o resultado desse diálogo será comunicado à governadora, a quem caberia a primazia de anunciar, oficialmente, a composição da chapa situacionista.

Já o senador Jean Paul Prates (PT), que também participou da reunião na residència do Lago Sul com senadores do MDB e outros partidos, disse que o jantar foi “a oportunidade de trocar ideias com o candidato que é líder em todas as pesquisas para as eleições presidenciais de outubro. Foi um evento democrático e cheio de energia positiva”.

“Fui um dos responsáveis pelos convites às lideranças políticas que participaram do evento e fico feliz com o resultado desse encontro”, disse Jean P. Prates, que relator ter o ex-presidente Lula conversado, individualmente, com cada participante, antes do jantar:
“Ao final, houve um momento de falas em que Lula expôs a sua visão da atual situação política do Brasil e de como isso requer uma união em torno dos princípios democráticos, do Estado de Direito e da retomada consistente das política sociais e ambientais”.

Além de escutar sugestões para o seu plano de governo, segundo Prates, Lula “ouviu ponderações dos senadores quanto a temas sensíveis que podem ser explorados durante a campanha, para propositalmente gerar fake news, distorções, exageros ou desinformações. Com muita tranquilidade, respondeu e debateu com todos por mais de duas horas após o jantar, e demonstrou muita segurança no que chamou de “enfrentamento necessário” de algumas questões que fazem parte da pauta de costumes ou da pauta econômica”.

Garibaldi Filho também esteve, na tarde de ontem, visitando o plenário do Senado, casa que presidiu entre dezembro de 2007 e janeiro de 2009.

O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) cumprimentou o político potiguar: “Seja muito bem vindo à sua Casa, que sei que tem carinho incomum com o Senado, é muito bom vê-lo nesta casa e ativo na política do país”. Rodrigo Pacheco ainda saudou o deputado federal Walter Alves (MDB-RN), de quem foi colega no mandato que exerceu na Câmara dos Deputados.

*Com informações da Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.