Dom Jaime tem audiência com prefeito da Congregação para o Clero

 

Foto: Pe. Francisco Fernandes

Na ocasião, Dom Dom Lazzaro You Heung sik conheceu a história do Monsenhor Expedito Sobral e o denominou de ‘apóstolo da caridade’

Na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, teve uma audiência com o prefeito da Congregação para o Clero, Dom Lazzaro You Heung sik, no Vaticano. Na oportunidade, Dom Jaime presenteou o arcebispo com um exemplar do livro “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: um arauto da dignidade humana no sertão potiguar”.

O livro, lançado em dezembro do ano passado, é resultado do trabalho de conclusão do mestrado que Dom Jaime fez em Ciências da Religião. “O perfil biográfico sobre Monsenhor Expedito, traçado por Dom Jaime, deixou Dom Lazzaro realmente encantado. No final da conversa, ele denominou Monsenhor Expedito como o ‘apóstolo da caridade’. Desse modo, Dom Lazzaro disse que, em consonância com a orientação do próprio Papa Francisco, de que exemplos de sacerdotes que viveram de maneira heroica e bravamente, o ministério sacerdotal, devem ser colocados em relevo. E assim, certamente, se insere a história do Monsenhor Expedito”, relata o Padre Francisco Fernandes, secretário do arcebispado, na Arquidiocese de Natal, que acompanhou Dom Jaime na visita ao prefeito da Congregação para o Clero.

Formação dos futuros sacerdotes

Durante a conversa com Dom Jaime, o arcebispo Dom Lazzaro You Heung sik recordou uma conversa que teve com o Papa Francisco, na qual havia perguntado: “Santo Padre, no exercício dessa minha missão, à frente da Congregação para o Clero, que direção devo tomar, no tocante à formação dos futuros sacerdotes?” E o Santo Padre havia respondido: “A formação teológica, as homilias, as nossas exortações, elas são importantes, mas não necessariamente decisivas no processo de formação dos futuros sacerdotes. Exemplos de padres, que viveram heroicamente o sacerdócio, que viveram inteiramente dedicados à sua vida ministerial, esses, sim, têm um grande poder de convencimento para as futuras gerações dos novos sacerdotes”.

O prefeito também recordou outro trecho da conversa com o Pontífice: “Seria muito importante que a Congregação colocasse em relevo, a vida e o trajeto da vida ministerial de tantos homens, espalhados pelo mundo inteiro, que viveram de maneira exemplar, o ministério sacerdotal”.

Dom Jaime lembra que, na Arquidiocese de Natal, há vários exemplos, como os Padres Ambrósio Francisco Ferro e André de Soveral. “Dois sacerdotes que entregaram a própria vida a Jesus Cristo, em defesa da fé. Temos o Padre João Maria, conhecido como o anjo da caridade, e o Monsenhor Expedito, que foi um grande profeta da justiça social, um grande profeta da caridade, como disse Dom Lázaro. Esses testemunhos, unidos ao Evangelho, devem plasmar a vida de todo o clero da Arquidiocese de Natal e, sobretudo, dos novos sacerdotes”, destacou.

Arquidiocese de Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.