Líderes da Assembleia Legislativa abordam emendas parlamentares e Dia Mundial da Educação

Foto: Divulgação

No horário destinado aos líderes, durante a sessão plenária desta quinta-feira (28), os deputados José Dias (PSDB) e Francisco do PT se pronunciaram abordando temas distintos. José Dias retomou no discurso a cobrança das emendas parlamentares.

O deputado afirmou que os municípios aguardam recursos para poder tocar obras importantes. “Emenda impositiva não tem que ser negociada entre os deputados e o governo, obrigatoriamente tem que ser paga”, defendeu.

José Dias se referiu especificamente às emendas destinadas para o orçamento do ano de 2019. “Não foi liberada nenhuma emenda minha”, cobrou.

O parlamentar elencou municípios para os quais destinou os recursos, como Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Santana do Matos, Jundiá, Guamaré, Parnamirim, São Bento do Norte, Poço Branco, entre outros. “Não fiz por compromisso com os prefeitos, até porque alguns não são meus correligionários, mas pelo compromisso com o povo e o governo tem recursos com o aumento da arrecadação”, encerrou.

O Dia Mundial da Educação, comemorado hoje, foi o destaque no pronunciamento de Francisco do PT. O deputado traçou um comparativo entre as ações atuais do Governo Federal e as realizações pelos mandatos petistas.

“Durante o Governo do PT a educação no País caminhava a passos largos para o progresso e o desenvolvimento, mas hoje não temos muito o que comemorar no plano nacional, quando este setor sofreu duros golpes, como por exemplo o corte de recursos nas universidades federais, o bloqueio de bolsas para pesquisadores e a educação básica teve o seu pior orçamento em dez anos”, lamentou Francisco.

O deputado também ressaltou as ações em prol da educação no governo estadual. Citou o programa Escola Potiguar, que prevê R$ 400 milhões em capacitação de pessoal, a abertura de 12 IERNS, a reforma e ampliação de escolas, a disponibilização da internet banda larga, além de ações de combate ao analfabetismo.

“São mais de 3.500 trabalhadores em educação contratados entre efetivos e temporários, 40 escolas completamente renovadas, quando, no início da gestão tínhamos apenas uma escola com obras iniciadas governo cidadão, além de mais de 300 escolas que receberam manutenção”, citou o deputado.

O Dia Mundial da Educação foi estabelecido há 22 anos por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial de Educação e simboliza o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.