Natal inicia vacinação contra gripe e sarampo para crianças de até 5 anos

Vacina de sarampo e gripe vai começar a ser aplicada em crianças em Natal — Foto: Secom/SMS

Natal vai iniciar nesta terça-feira (19) a vacinação contra a gripe e o sarampo para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em acordo com os municípios, autorizou que a vacinação desse público fosse antecipada devido à baixa procura do público-alvo e ao vencimento da Tríplice Viral, que acontece em 30 de abril.

Apesar disso, a prefeitura de Natal decidiu não realizar a antecipação naquele momento alegando que ainda não tinha acesso aos dados sobre a quantidade de vacinas aplicadas, que também não tinha recebido doses destinadas para o público infantil e, por isso, seguiria o calendário do Ministério da Saúde. No entanto, agora, reconhecendo a baixa procura dos público-alvo na vacinação da capital, decidiu voltar atrás e acatar a recomendação.

A vacina contra Influenza (gripe) atende às cepas H1N1, H3N2 e Victoria. Além das crianças, podem tomar profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos de idade. A vacina contra o sarampo é exclusiva para crianças e profissionais da saúde. As duas vacinas podem ser aplicadas sem intervalo de tempo entre elas.

Onde se vacinar?
Para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas salas de vacina do Via Direta, Nélio Dias e Midway Mall (2º piso), sempre na modalidade pedestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.