Volume de vendas no varejo sobe 3% em fevereiro no RN

Setor de varejo teve aumento — Foto: Divulgação/CDL

O volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte subiu 3,2% no último mês de fevereiro em comparação com janeiro, registrando o melhor resultado desde abril do ano passado no estado. Por outro lado, o volume de serviços registrou uma queda de 1,8% neste mesmo período.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio e foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (13).
No volume de vendas do comércio varejista, o desempenho do RN superou em quase três vezes a média nacional, que foi de 1,1%.

Considerando os estados do Nordeste, o RN garantiu um dos maiores desempenhos juntamente com Maranhão (4%), Ceará (2,9%) e Bahia (2,3%). Entre os menores estão Alagoas (1,4%), Piauí (0,8%) e Pernambuco (0,5%).

Apesar do crescimento em um mês, no comparativo com fevereiro de 2021, houve redução 2,3% no volume de vendas.

A variação acumulada em 12 meses também foi negativa: 1%. E o Rio Grande do Norte obteve um incremento no índice de receita de 4,1% em comparação com o último mês.

Varejo ampliado
O Rio Grande do Norte teve incremento de 1,6% no volume de vendas do varejo ampliado em fevereiro na comparação com janeiro. Esse foi o quarto pior resultado dentre os estados nordestinos, à frente de Ceará (0,4%), Bahia (-2,5%) e Pernambuco (-14,1).

O estado também ficou abaixo da média nacional, que foi de 2%.
No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve uma queda de 5,2%, o segundo pior resultado entre todos os estados. O acumulado dos últimos 12 meses atingiu 1,9%, seguindo em queda desde julho de 2021.

O comércio varejista ampliado inclui, além do varejo comum, a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção.

Setor de serviços tem queda
O setor de serviços teve uma redução de 1,8% no RN em fevereiro em comparação com o mês anterior. Esse é o segundo resultado negativo no ano. O Brasil também registrou uma diminuição (0,2%).

O resultado do RN posiciona o estado entre os nove menores desempenhos do país e está entre os piores do Nordeste ao lado do Ceará (- 1,1 %), Pernambuco (- 1,3%) e Piauí (-1,9%). Os únicos estados nordestinos que registraram variações positivas foram Paraíba (0,5%) e Alagoas (1,3).

O RN também registrou uma diminuição na receita de serviços de 1,3% em relação ao mês anterior. Além do estado potiguar, Bahia e o Distrito Federal foram as unidades da federação cujo resultado negativo do mês anterior se repetiu em fevereiro.

*Com informações do G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.