Natal identifica 1º caso suspeito de varíola dos macacos em paciente que viajou para a Espanha

vírus varíola

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou nesta quinta-feira (23) que identificou o primeiro caso suspeito na cidade de contaminação pelo vírus Monkeypox (varíola dos macacos). O paciente é um homem que tem histórico de viagem para Espanha e contato com caso confirmado na Europa.

A SMS Natal diz que, assim que tomou conhecimento do caso, adotou todas as providências através Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/Natal), realizando contato com o paciente e iniciada investigação epidemiológica e notificação do caso junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do RN – CIEVS/RN e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional – CIEVS/Nacional, bem como, comunicado à Agência Nacional de Vigilância em Saúde – ANVISA para levantamento dos comunicantes do voo.

O paciente já recebeu atendimento médico e realizou coleta de material conforme protocolos vigentes e orientações quanto a necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

Por fim, registramos que novas informações serão repassadas conforme andamento das investigações.

98 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.