4 de junho de 2022

Saúde RN não registra óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; Novos casos são 140

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (04). São 507.496 casos totalizados. Novos casos nas últimas 24h são 140.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.211. Óbitos em investigação são 1.425.

Recuperados são 497.860. Casos suspeitos somam 893 e descartados são 961.336. Estimativa de casos em acompanhamento: 1.425.
Via Blog do BG

Bandidos liberam motorista de aplicativo feito de refém após carro roubado atolar em Parnamirim

Foto: reprodução

Um motorista por aplicativo teve o carro roubado e foi feito de refém por bandidos, na sexta-feira (3), em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. Segundo a Polícia Militar, a vítima só foi liberada após o veículo atolar.

O motorista havia sido feito de refém após ter o carro tomado nas proximidades do cemitério de Parnamirim, por volta das 16 horas.

Depois do veículo ter ficado atolado, os bandidos liberaram a vítima e fugiram levando seus pertences.

Pelo menos a carteira, roupas, tênis e um celular haviam sido levados pelos criminosos

Após ser acionada, a equipe da Força Tática do 3º Batalhão fez o cerco nas proximidades de onde o veículo foi roubado. Em seguida, um suspeito, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi preso com os pertences do motorista.

Diante dos fatos, a Força Tática conduziu todo o material recuperado, suspeito e vítimas para a delegacia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Via Blog do BG com informações do Portal da 96 FM

Comerciantes protestam contra retirada de barracas em São Miguel do Gostoso

Grupo protestou contra a retirada de barracas e a proibição de atividades na Praia de Tourinhos

protestosmgFoto: divulgação

Uma manifestação foi registrada na manhã desta sexta-feira 3 na entrada de um município importante do Litoral Norte potiguar. Comerciantes de São Miguel do Gostoso protestaram contra a retirada das barracas da Praia de Tourinhos. Uma longa fila de carros se formou na região.

O grupo protestou contra a retirada de barracas e a proibição de atividades na área. Recentemente, os comerciantes do Tourinhos foram notificados pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU-RN) para desocuparem o trecho onde trabalham, na faixa de areia que pertence à União. O prazo dado para saída do local é de 30 dias.

Conforme informou a SPU, caso não retirem as barracas até o fim do prazo, os comerciantes começarão a ser multados por metro quadrado. Em caso de insistência, a SPU tem o poder de embargar o acesso e lacrar as barracas, com possibilidade de até efetuar prisões caso seja necessário.

Os profissionais cobram uma discussão para definir o futuro dos trabalhadores potiguares. São Miguel do Gostoso é um dos locais mais famosos entre os turistas que visitam o Rio Grande do Norte. A Associação dos Barraqueiros estima que mais de 300 pessoas da região são beneficiadas diretamente com as atividades turísticas e econômicas na localidade.

Meio ambiente. Um estudo encomendado pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Idema, entidade que atua em defesa do Meio Ambiente no Rio Grande do Norte, relatou um crescimento significativo no número barracas em São Miguel do Gostoso.
O levantamento aponta ainda que, por causa da situação, “não foi possível observar as condições de drenagem sanitária, abastecimento de água ou energia elétrica no local, em sua maioria não estava funcionando no momento da vistoria”.
Via Agora RN

Padre é afastado pela Arquidiocese de Natal após confessar relacionamento em áudio vazado

O caso aconteceu há cerca de 10 anos e ganhou as redes sociais nesta sexta-feira (3). O assunto chegou a ficar entre mais comentados do Twitter.

Igreja Nossa Senhora de Candelária — Foto: Google Street ViewIgreja Nossa Senhora de Candelária — Foto: Google Street View

A Arquidiocese de Natal afastou nesta sexta-feira (3) um padre das funções ministeriais após o vazamento de um áudio no qual o sacerdote confessou ter vivido um relacionamento com um homem.

O relacionamento aconteceu há cerca de 10 anos e o áudio foi gravado em 2019, se tornando público nesta sexta — o que culminou com o afastamento do sacerdote. O assunto chegou a ser um dos mais comentados do Twiter.

Na época do acontecimento, o homem era noivo e o padre com o qual se envolveu celebrou o casamento dele com a esposa pouco tempo depois. Anos mais tarde, ela descobriu o caso e confrontou os dois, gravando o áudio no qual o padre confessa a relação.
Em nota, a Arquidiocese informou que o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, determinou o afastamento para que sejam “apurados os fatos e tomadas as devidas providências”. Avisou também que só ficou ciente da situação após o vazamento do áudio.

“Também determinou que fosse aberta uma investigação prévia, conforme prescreve o Direito Canônico, para que sejam averiguadas as possíveis responsabilidades”, explicou a nota.

Leia também:

Na gravação, a mulher diz que o caso entre os dois ocorreu entre 2010 e 2012 — antes do matrimônio.

O padre era presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, função em que julgava denúncias contra outros padres e processos de nulidade de casamentos, por exemplo.

História ganha as redes sociais
Como mencionado acima, o áudio vazado nas redes sociais foi gravado pela esposa do homem que se envolveu com o padre. A gravação mostra o padre confessando o relacionamento na frente do casal. A história chegou a ficar entre aos assuntos mais comentados do Twitter.

Em um dos trechos da publicação, o sacerdote diz que o caso com o rapaz se tratou de uma “fraqueza grande” e que “se arrependeu muito”.

A mulher questiona o fato dele, mesmo tendo tido um relacionamento com o noivo dela na época, ter aceitado celebrar o casamento. O padre responde que tinha um carinho pelo casal, o que é negado pela mulher.

O padre ainda comenta que depois desse caso nunca mais teve nenhum relacionamento.
Via g1 RN

Anatel tem determinações para coibir telemarketing abusivo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu tomar medidas classificadas como mais “enérgicas” para combater o telemarketing abusivo. Em decisão divulgada ontem, determinou que as prestadoras de serviços de telecomunicações, no prazo de 30 dias, realizem o bloqueio de chamadas que não utilizem recursos de numeração atribuídos pela Anatel. A medida vale para chamadas originadas na própria rede ou provenientes de interconexão.

Foto: Adriano Abreu

“A Anatel entende que outras medidas mais enérgicas precisam ser implantadas. Infelizmente temos resistência de empresas de telecomunicação, de operadoras para que essas medidas (contra telemarketing abusivo) sejam de fato sem efetivas”, disse o conselheiro Emmanoel Campelo, que vê comportamento “pouco colaborativo” das operadoras.

A cautelar da Anatel prevê uma série de outras medidas. Ela fixa que, em 15 dias, as empresas de telemarketing adotem providências para adequar suas atividades, com o objetivo de “cessar” a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação. Após esse prazo, as prestadoras de serviço deverão realizar o bloqueio das respectivas capacidades de geração de chamadas, pelo período de 15 dias, aos usuários que gerarem 100 mil chamadas ou mais, em ao menos um dia, com duração de até 3 segundos.

Usuários

Além disso, quinzenalmente, as prestadoras deverão notificar a Anatel sobre os usuários que sofreram o bloqueio e os respectivos recursos de numeração utilizados. Essas duas últimas medidas irão vigorar por um prazo de três meses.

Também, em dez dias da publicação da decisão da Anatel, as prestadoras deverão remeter ao órgão a lista dos usuários que, nos últimos 30 dias, geraram 100 mil chamadas por dia com duração de até 3 segundos.

Se as prestadoras de serviço de telecomunicação e os usuários (empresas de telemarketing) “ofensores” não cumprirem as determinações da Anatel, poderão ser multadas em até R$ 50 milhões.

“Linhas telefônicas são feitas para contato entre pessoas, não de robôs”, disse Campelo. “Diante desse cenário que vemos esse potencial redução do valor do próprio serviço de telecomunicação, é que Anatel entende que medidas precisam ser adotadas principalmente para combater o chamado robocall, artifícios tecnológicos que geram chamadas num mesmo recurso de numeração, milhões por dia, isso é algo que foge da razoabilidade”, afirmou o conselheiro.
Via Agência Brasil

Potiguares participam da Copa Brasil do paraciclismo de estrada

Atletas da Sadef-RN Jackson Alexandre e Ana Raquel competem neste sábado 4, em Ribeirão Preto -SP

FOTO MATERIA 1 PAGINA 23 ESPORTESFoto: Wesley Kestrel/CBC

Os atletas Jackson Alexandre e Ana Raquel Lins, da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef-RN), vão participar neste sábado, 4 de junho, em Ribeirão Preto-SP, da primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada. Serão cerca de 100 atletas buscando subir ao pódio nas provas de resistência e contrarrelógio. A competição soma pontos para os rankings nacional e mundial da modalidade.

“A Copa Brasil é uma das nossas principais referências do calendário nacional de paraciclismo e atualmente também vale pontos para o ranking mundial. Estamos felizes em levarmos o evento pela primeira vez para Ribeirão Preto e torcemos que possa ser o início de uma longa parceria”, declarou ao Portal Olimpíada Todo Dia Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador do paraciclismo na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Os atletas irão competir no sábado (4) e domingo (5), sempre das 08 às 14h. O percurso foi montado no entorno do Parque Olhos D,água, na zona Sul de Ribeirão Preto e será aberto ao público. Todos devem seguir os protocolos de segurança para o enfrentamento da Covid-19 estipulado pelo município.

O torneio ainda contará com outras duas etapas, passando por Leme (SP), em 6 e 7 de agosto, e João Pessoa (PB), em 24 e 25 de setembro. O campeonato brasileiro está marcado para acontecer entre os dias 2 e 4 de dezembro (local a definir).

No paraciclismo, as provas são divididas por classes: Ciclismo (C1 a C5), Handbike (H1 a H5), Triciclos (T1 e T2) e Tandem. Cada uma delas são subdivididas de acordo com o grau de deficiência dos competidores.

Via Agora RN

‘São João Sem Fome’: voluntários arrecadam alimentos para famílias carentes de Natal

Doações são feitas na unidade Zona Norte da Universidade Potiguar (UnP), até o dia 10 de junho.

São João Sem Fome: voluntários arrecadam alimentos para famílias carentes de Natal — Foto: ReproduçãoSão João Sem Fome: voluntários arrecadam alimentos para famílias carentes de Natal — Foto: Reprodução

Estudantes e colaboradores de uma universidade privada de Natal aproveitam o período das festas juninas e realizam uma campanha solidária em prol de famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação “São João Sem Fome” busca minimizar os impactos causados pela alta nos preços dos alimentos e pelo desemprego.

As doações de alimentos não-perecíveis podem ser feitas na Central de Atendimento Docente (CAD) da unidade Zona Norte da Universidade Potiguar (UnP) até o dia 10 de junho, das 8h às 21h.

“A nossa intenção é preencher as prateleiras de muitos lares que estão passando, neste momento, por dificuldades financeiras”, conta o coordenador dos cursos da Saúde da UnP Zona Norte, Murilo Ribeiro.

“Qualquer doação de alimento não-perecível é bem-vinda. Vamos ajudar o próximo e fazer do São João dessas pessoas uma época de esperança por dias melhores”, completou.

Após o recebimento dos donativos, os voluntários vão montar as cestas básicas e realizar a entrega para famílias carentes de comunidades de Natal.

Via g1 RN

Sesap alerta para baixa procura da vacina contra Influenza e sarampo no RN

Campanhas alcançaram 31% e 37% do público-alvo, segundo a secretaria. Natal ampliou faixa etária para vacinação contra a gripe.

Sesap alerta para baixa procura da vacina contra Influenza e sarampo no RN — Foto: Secom/SMSSesap alerta para baixa procura da vacina contra Influenza e sarampo no RN — Foto: Secom/SMS

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) demonstra preocupação com a baixa procura por vacinas contra a Influenza e sarampo. No último relatório divulgado, no dia 31 de maio, dados da plataforma RN + Vacina apontam que as campanhas atingiram 31% e 37% do público-alvo, respectivamente.

De acordo com a Sesap, foram aplicadas 408.257 doses da vacina contra a Influenza, e 76.997 doses contra o sarampo.

Na sexta-feira (3), Natal ampliou a faixa etária para vacinação contra a gripe e, neste sábado (4), passou a vacinar pessoas a partir de 50 anos. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um escalonamento por idade “com intuito de evitar aglomerações nos pontos de vacinação”, segundo destacou o secretário George Antunes.

Confira o calendário de vacinação contra a Influenza de acordo com a idade em Natal:

  • 03/06 – 55 anos +
  • 04/06 – 50 anos +
  • 06/06 – 45 anos +
  • 07/06 – 40 anos +
  • 08/06 – 35 anos +
  • 09/06 – 30 anos +
  • 10/06 – 25 anos +
  • 11/06 – 20 anos +
  • 13/06 – 15 anos +
  • 14/06 – 10 anos +
  • 15/06 – 05 anos +

Via g1 RN

Novo centro de formação da Guarda Municipal será construído em Natal

No aniversário de 31 anos da Guarda Municipal de Natal (GMN), celebrado nesta sexta-feira (3), o prefeito Álvaro Dias assinou uma ordem de serviço para a construção de novo centro de formação. A medida promete garantir mais estrutura à classe, de acordo com a Prefeitura.

Foto: Anderson Régis

O prefeito elogiou o desempenho do efetivo e afirmou o compromisso de trazer mais benefícios para a GMN. “Todos nós sabemos que o trabalho que a Guarda faz merece respeito e admiração. Parabéns a todos da Guarda pelos seus 31 anos de muito trabalho em prol da população”, disse Álvaro.

O comandante da GMN, Rozivam Valle da Costa, lembra das evoluções ao longo desses anos de instituição. “Sou da primeira turma de formação da GMN. Nesses anos de serviço tenho acompanhado as diversas evoluções na instituição, onde buscamos levar o melhor atendimento à população com profissionalismo, garantindo dignidade aos servidores, capacitação e estruturação administrativa”, declarou.

A solenidade também marcou a entrega de novos rádios portáteis e fixos, todos em sintonia com a tecnologia do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). De acordo com o sub comandante Nicácio, os aparelhos oferecem a posição e a localização da viatura, no estilo GPS.

A GMN conta com atuação permanente no Ciosp, que reúne as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Itep, Defesa Civil e outras.
Via Tribuna do Norte

MEC lança plataforma para ajudar estudantes a escolher curso técnico; veja

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta sexta-feira (3), o aplicativo SouTec, uma plataforma para auxiliar estudantes na escolha do futuro profissional, com foco no ensino tecnológico e profissional. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com redes de ensino.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O aplicativo foi criado para auxiliar os estudantes e demais cidadãos na escolha de cursos técnicos. O SouTec já pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos e auxiliará os estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio na escolha do futuro profissional.

O aplicativo tem questões que avaliam as preferências relacionadas a atividades de trabalho e, após a análise desses dados, apresenta um resumo e um relatório completo explicando qual é o perfil profissional do estudante.

Na ferramenta, também é possível personalizar as buscas usando critérios como a localidade em que o curso é ofertado, de acordo com a distância do local informado pelo usuário. Durante o acesso, que pode ser realizado mesmo sem conexão com a internet, é possível “favoritar” as opções e as instituições prediletas.

Com o aplicativo, ao realizar o teste, o estudante responderá 72 questões que avaliam suas preferências. Não é necessário responder todas as perguntas de uma vez. O estudante pode parar quantas vezes quiser e continuar de onde parou. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo sobre seu perfil profissional.

Via Agência Brasil