28 de maio de 2022

ONU cobra investigação sobre morte por asfixia em viatura da PRF

homem sufocado camara gas policia sergipe 600x400 1Foto: Reprodução

O escritório de Direitos Humanos da ONU para a América do Sul cobrou investigação “célere e completa” do caso por parte das autoridades brasileiras no caso da morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos. Ele morreu após a abordagem violenta de agentes da Polícia Rodoviária Federal nessa quarta-feira (25/5), em Umbaúba (SE). O caso chamou atenção e teve repercussão na imprensa internacional. Com informações de Metrópoles.

No site da instituição, Jan Jarab, chefe do escritório, declarou ser “fundamental que as investigações cumpram com as normas internacionais de direitos humanos e que os agentes responsáveis sejam levados à Justiça, garantindo reparação aos familiares da vítima”.

“A morte de Genivaldo, em si chocante, mais uma vez coloca em questão o respeito aos direitos humanos na atuação das polícias no Brasil”, pontuou Jarab.

“A violência policial desproporcionada não vai parar até as autoridades tomarem ações definitivas para combatê-la, como a perseguição e punição efetiva de qualquer violação de direitos humanos cometida por agentes estatais, para evitar a impunidade”, disse.

No comunicado, o representante da instituição defendeu ainda o combate dos estereótipos negativos contra as pessoas afrodescendentes, abordagem humana de pessoas com problemas de saúde mental e a necessidade de mais formação em direitos humanos para a polícia brasileira.

Via Agora RN

Rio Grande do Norte segue sem confirmação de óbitos por COVID-19 nas últimas 24h

No decorrer deste mês, apenas 1 óbito foi confirmado e não houve nenhum novo registro nas últimas 24h.

Dados divulgados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), informam que a taxa de letalidade registrada no mês de maio até o momento é de 0,72%.

Também nas últimas 24h, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), já foram somados 66 novos casos.

Número de mortos pelas chuvas na Grande Recife sobe para 33

Vinte pessoas morreram no Jardim Monte Verde, no Ibura, na Zona Sul do Recife

dgdsgg 1Foto: Reprodução/TV Globo

Até o início da tarde deste sábado, chegou a 28 o número de mortes em deslizamentos de barreira confirmadas no Grande Recife neste sábado (28). Com esse acréscimo, aumentou para 33 o número de óbitos devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana e a Zona da Mata desde segunda-feira (23). Com informações do G1.

No Recife, além de uma morte no Córrego do Jenipapo e outra no Sítio dos Pintos, outras 20 pessoas morreram devido a um deslizamento de terra na comunidade Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana.

Em Camaragibe, no Grande Recife, seis pessoas morreram após um deslizamento de barreira na manhã deste sábado (28). Os nomes e as idades das vítimas não foram divulgados até a última atualização desta reportagem.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou 129 milímetros e o Recife contabilizou 150 milímetros até o início da tarde deste sábado (28).

Além dos óbitos, as chuvas fizeram com que quase mil pessoas deixassem as casas onde moram por causa dos alagamentos e deslizamentos de terra.

Via Agora RN com informações do g1

Homem sofre choque, fica ferido e é preso após tentar roubar cabos de energia no interior

Caso aconteceu em Areia Branca, no Oeste potiguar. Comparsa também foi detido pela PM.

Alicate encontrado com suspeito de tentar furtar cabos de energia no RN — Foto: PM/CedidaAlicate encontrado com suspeito de tentar furtar cabos de energia no RN — Foto: PM/Cedida

Um homem sofreu um choque, ficou ferido e acabou preso após tentar rouba cabos de energia de um poste na zona rural de Areia Branca, na região Oeste potiguar. O comparsa dele também foi detido pela Polícia Militar.

O caso aconteceu na madrugada de sexta-feira (27). Segundo a PM, uma equipe estava frazendo um patrulhamento de rotina, por volta de 1h, perto da BR-110, quando percebeu uma queda de energia.

Por causa de furtos recentes, de fios elétricos, os policiais suspeitaram e começaram buscas na região, até se depararem com um homem com uma lanterna, dentro de um matagal e um poste caído no chão.

Policiais encontraram poste caído na zona rural de Areia Branca e acreditam que equipamento foi derrubado por bandidos para facilitar furto de fios. — Foto: PM/CedidaPoliciais encontraram poste caído na zona rural de Areia Branca e acreditam que equipamento foi derrubado por bandidos para facilitar furto de fios. — Foto: PM/Cedida

Ainda segundo a PM, o suspeito estava ferido e desorientado. Ele confessou aos policiais que estava furtanto os fios e que sofreu um choque elétrico. A polícia continuou as buscas na região e localizou o comparsa dele, que estava tentando fugir.

De acordo com a PM, a dupla tinha derrubado o poste para facilitar o furto dos cabos.

O suspeito ferido foi levado ao hospital da cidade e, após receber atendimento médico, foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Mossoró junto com o outro suspeito. A polícia também aprendeu um alicate usado por eles.

A dupla foi presa em flagrante por tentativa de furto e encaminhada para a Cadeia Pública de Mossoró.
Nos últimos oito meses, pelo menos cinco pessoas foram presas em flagrante pela tentativa de furto de cabos de energia em Areia Branca, segundo a PM.

A tentativa de furto frustrada nesta sexta (27) afetou cerca de 8.651 imóveis do município, segundo a Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern). Os clientes só tiveram o fornecimento de energia normalizado no início da manhã, cerca de cinco horas depois.

Via g1 RN

Leis de defesa do consumidor terão fiscalização redobrada em Natal

Câmara Municipal reforçará vigilância, em ação conjunta com Procon da Capital, para garantir cumprimento das legislações

Fila Bancos Lotados 10Lei do tempo máximo de espera em filas de bancos é uma das mais desrespeitadas, embora reconhecida pelo STF – Foto: José Aldenir / Agora RN

O cumprimento das leis municipais que tratam do tempo máximo de espera em filas de agências bancárias e da contratação de bombeiros civis em eventos e empreendimentos de grande porte será fiscalizado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Natal (CMN). Segundo o presidente da comissão, vereador Kleber Fernandes (PSDB), a constitucionalidade de ambas as leis foi questionada, mas julgadas legais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, portanto, precisam ser cumpridas integralmente.

“Eventos e empreendimentos de grande porte, como shoppings, hotéis, têm grande fluxo de pessoas e risco não só de incêndio, mas também de algum tipo de acidente que precise de pessoas com habilidade para prestar os primeiros socorros. Já o tempo máximo de espera de 30 minutos nas filas de bancos também se trata de uma lei que foi reconhecida pelo STF”, explicou o vereador.

Kléber disse também que a Comissão de Defesa do Consumidor está elaborando um cronograma de visitas às agências bancárias, em parceria com o Procon Municipal e também vai convocar entidades, como a Federação do Comércio (Fecomércio/RN), para debater e orientar acerca da lei dos bombeiros civis nos estabelecimentos.

Os integrantes do colegiado também aprovaram projeto de lei de autoria da vereadora Ana Paula (SD) que cria os componentes do município de Natal para o Sistema Nacional de Segurança Alimentar, com parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Sabemos que a alimentação adequada proporciona vida com mais qualidade, então, que esse plano venha ser criado e estabelecido aqui no nosso município para que se tenha acesso a uma alimentação mais equilibrada”, afirmou a vice-presidente da comissão, vereadora Camila Araújo (União Brasil). Os vereadores Eribaldo Medeiros (PSB), Chagas Catarino (PSDB) e a vereadora Margarete Régia (Pros) completam o colegiado.
Via Agora RN

Chuva causa deslizamentos de barreiras no Grande Recife; pelo menos 28 mortes já foram registradas

Mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em poucas horas neste sábado (28) em diversos pontos do Grande Recife. O temporal, previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), causou deslizamentos de barreiras, alagamentos e inúmeros transtornos na região.

A Avenida Recife, na Zona Sul, ficou alagada em diversos pontos. Em Tejipió, na Zona Oeste, o rio que dá nome ao bairro transbordou e deixou moradores ilhados. O canal da Avenida Agamenon Magalhães transbordou e deixou o bairro do Derby alagado.

Também foram registradas quedas de árvores em diversos pontos do Grande Recife. O Corpo de Bombeiros afirmou que acionou todo o efetivo e que a prioridade é o “atendimento de socorro e resgate das populações em iminente perigo”.

Mortes
Pelo menos 28 mortes já foram registradas em todo o estado somente neste sábado.

Um jovem de 18 anos morreu soterrado e outras duas pessoas ficaram feridas após o deslizamento de uma barreira no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte da capital.

Outro homem, de 47 anos, faleceu após um deslizamento de barreira no Sítio dos Pintos, na Zona Oeste da cidade.

Outras 20 pessoas morreram devido a um deslizamento de terra na comunidade Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana.

Em Camaragibe, no Grande Recife, seis pessoas morreram após um deslizamento no Córrego do Desastre. Os nomes e as idades das vítimas ainda não foram divulgados.

Alerta
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios devido ao grande volume de chuvas continua alto para Pernambuco até domingo (29).

Recife está sob alerta de grande perigo até a manhã de amanhã. A região metropolitana da capital deve receber mais de 60 milímetros de chuva por hora nesse período, com mais de 100 milímetros por dia.

O Inmet orienta que as pessoas desliguem aparelhos elétricos, quadros gerais de energia, observem alterações em encostas e fiquem em locais abrigados.

Em caso de inundações, a orientação do Instituto é que os moradores protejam os pertences em sacos plásticos e busquem mais informações com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

G1 PE e NE10

Natal inicia aplicação de dose de reforço contra Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos

Vacinação do público com a terceira dose foi aberta neste sábado (28) na capital.

Vacinação é aplicada no braço de adolescente no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/São Gonçalo do AmaranteVacinação é aplicada no braço de adolescente no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/São Gonçalo do Amarante

Natal começa neste sábado (28) a vacinação do público com idade de 12 a 17 anos com a dose de reforço contra a Covid-19. Os jovens devem comparecer a um dos pontos de vacinação, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o intervalo para receber a D3, deve ser de quatro meses após o recebimento da segunda dose do imunizante.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Natal reforça que o coronavírus e suas variantes continuam circulando e a melhor forma de evitar o contágio é se vacinando”, disse a prefeitura, em nota.

Neste sábado, há pontos de vacinação em funcionamento no Via Direta Shopping e no Ginásio Nélio Dias, com atendimento até às 16h. Veja os locais de vacinação aqui.

Via g1 RN

Licitação dos Correios prevê abertura de unidades de atendimento dentro de comércios de Natal

Programa da estatal busca parceiros comerciais para instalar canais de atendimento dentro de lojas que atendam bairros da Zona Sul da capital.

Movimentação de funcionários em agência dos Correios — Foto: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDOMovimentação de funcionários em agência dos Correios — Foto: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) lançou uma licitação para comerciantes varejistas de Natal que queiram instalar uma unidade do “Correios Aqui – Modular” em suas lojas.

Na prática, a estatal deverá abrir canais de atendimento dentro dos estabelecimentos comerciais já existentes.

Há duas oportunidades para a capital potiguar: uma para uma loja que atenda os bairros de Neópolis, Ponta Negra, Nova Parnamirim e Pitimbu e outra na região que engloba os bairros de Candelária e Lagoa Nova. O edital prevê competição por “melhor técnica”

As unidades deverão contar com serviços de encomendas (SEDEX, PAC, Mini envios) e mensagens (carta e telegrama).
Segundo os Correios, as unidades modulares, conhecidas no mercado como store in store (loja dentro de loja), são parte do processo de remodelagem da rede de atendimento da empresa, que ainda prevê a implantação de outros tipos de canais, físicos e digitais.

Ainda segundo a empresa, o público-alvo para as parcerias são lojas e estabelecimentos comerciais que possuam atividades comerciais compatíveis e não concorrentes aos Correios, para atuarem em um modelo de atendimento físico, utilizando suas infraestruturas, experiências, recursos humanos e conveniências.

Na divulgação do novo modelo de serviços, a estatal diz que as lojas poderão ter aumento de fluxo de pessoas e remuneração pelos serviços postais prestados.

De acordo com as informações divulgadas no site do programa, a vigência do contrato é de 5 anos, podendo ser renovado por até 20 anos e o investimento dos empresários interessados varia de R$ 581,05 a R$ 16.974,89.

Via g1 RN

Geral Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho; Contas de luz ficam sem cobrança extra no próximo mês

Foto: Vladyslav Dukhin (via Pexels)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre um acréscimos, que variam de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Via Agência Brasil

Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar até R$ 1 mil do FGTS

Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir de hoje (28). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Foto: Magnus Nascimento

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para sistemas operacionais Android e iOS), que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também libera o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

Segundo a Caixa, no total são liberados neste sábado (28) R$ 2,6 bilhões. Em todo o calendário de pagamento serão cerca de R$ 30 bilhões para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores.

Pelo calendário, divulgado em março, a liberação dos recursos segue cronograma baseado no mês de nascimento. O dinheiro será liberado em etapas até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.

Todo o processo para pedir o saque é informatizado. O trabalhador não precisará ir a uma agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados solicitados.

Porém, o trabalhador deve ficar atento. A maioria receberá o dinheiro automaticamente na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

A Agência Brasil preparou uma reportagem para explicar como fazer o saque extraordinário do FGTS.

O aplicativo dá a opção para pedir o crédito em conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, no entanto, só vale para quem aceitar fornecer documento oficial com foto para cadastrar a biometria.

Retirada
Outro ponto que o trabalhador precisa ficar atento é a retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso o dinheiro não seja gasto, retirado ou transferido para conta corrente.

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

Consulta
Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador deve fazer uma consulta. O processo pode ser feito tanto no site do FGTS quanto no aplicativo FGTS (disponível para sistemas operacionais Android e iOS).

O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

Via Agência Brasil