PT adia encontro que tomaria decisão oficial sobre aliança

Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) adiou o encontro que estava previso para este sábado (21) e agora ocorrerá no domingo (29). O presidente da Executiva Estadual, ex-deputado Júnior Souto, informou que também se decidiu reduzir de 240 para 138 o número de delegados com direito a voto no encontro, que ao final da confirmação da chapa majoritária que está sendo costurada com partidos aliados, deverá contar a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) e os pré-candidatos a vice-governador e senador, o deputado federal Walter Alves (MDB) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).

“Uma vez que aprovada a chapa integralmente, obviamente, eles comparecem”, disse o ex-deputado Júnior Souto, para confirmar que “as dificuldades de resolver pendências” de contribuições partidárias, que são feitas por um sistema nacional de arrecadação do partido e podiam comprometer o evento político, “decidiu-se ganhar mais uma semana”.

O dirigente do PT disse, ainda, que a diminuição do  número de delegados, facilitará as indicações de delegados, como também foi uma forma de não correr risco  de  recursos da parte de alguma corrente interna do partido. “Estávamos encaminhando para desconsiderar a exigência das contribuições, mas para evitar contestação, terminou-se adiando o encontro”, informou.

Mesmo com a redução do número de delegados, Júnior Souto afirmou que o encontro “terá o tamanho que o local comporta” – o Praia Mar Hotel, em Ponta Negra, reunindo em torno de 300 pessoas. Pré-candidatos, coordenadores setoriais, delegados, vereadores, vice-prefeitos, presidentes de Executivas municipais e os prefeitos do partido, Odon Júnior (Currais Novos), Marina Dias Marinho (Jandaíra), Eraldo Paiva (São Gonçalo do Amarante), João Batista da Cunha Neto (Afonso Bezerra) e Andrezza Brasil Souto (Sítio Novo).

O prefeito Odon Júnior avalia que apesar das divergências internas sobre a composição da chapa majoritária, pois a presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e braço sindical do PT, Eliane Bandeira, já declarou apoio a uma pré-candidatura a senador do  deputado federal Rafael Motta (PSB), terminará prevalecendo a defesa da corrente “Avante”, liderada pela governadora Fátima Bezerra e conta com o deputado estadual Francisco do PT.

“O entendimento geral é no sentido da aliança com o MDB na questão da vice e também temos entendimento da composição do PDT pra vaga do senado”, disse Odon Jr: ”A gente está totalmente integrado com esse entendimento e acho que o encontro vai só ratificar a posição majoritária do Partido dos Trabalhadores no no Rio Grande do Norte”.

O prefeito de Currais Novos considera “naturais” essas divergências internas, mas registra que o deputado Rafael Motta “é um importante aliado já alguns anos, é legítima a reivindicação pela trajetória política que ele tem”, mas acredita que até as convenções pode se chegar a um entendimento.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.