“A reestruturação do Hospital Regional de São Paulo do Potengi é um marco para a população da região do Trairi, aqui foram salvas muitas vidas!”

Fotos: Sandro Menezes – Assecom/RN

Unidade, que é porta de urgência e emergência, recebeu visita da governadora Fátima Bezerra

A governadora Fátima Bezerra e o secretário de Saúde Cipriano Maia visitaram o Hospital Regional Monsenhor Expedito, a base do SAMU e a estruturação do Centro de Referência Oncológica em São Paulo do Potengi, na região do Trairi durante a tarde deste sábado (30). A visita contou com a presença da diretora da unidade Iuly Cavalcante E do prefeito de São Paulo do Potengi Eugênio Pacelli.

O hospital é a porta de urgência e emergência e atende 13 municípios que compõem a região Potengi/Trairi através de um Termo de Cooperação entre os mesmos, abrangendo 110 mil pessoas. Antes da gestão assumir, o hospital tinha carência de médicos de plantão 24h, leitos e equipamentos para assistência e não realizava cirurgia eletiva. Hoje,  estão estruturados trinta e seis leitos, sendo treze (13) Leitos clínicos e dez (10) leitos cirúrgicos, além de dois (02) leitos com suporte ventilatório, três (03) de Estabilização, três (03) leitos de observação para Pronto Socorro, um leito para isolamento e um para a Maternidade, além da instalação do tanque de oxigênio para suporte.

Outro ganho para a região foi a instalação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atende aos municípios vizinhos de toda a região.

“É gratificante ver de perto a população ter dignidade no atendimento.  Antes, os pacientes precisavam se deslocar para outras regiões. Quero destacar a importância da unidade de suporte do SAMU que hoje atende toda a região e também a realização  das cirurgias eletivas realizadas desde setembro de 2020”, disse a Governadora, acompanhada da titular da SETHAS, a secretária Íris Oliveira.

Através do Programa “Mais Cirurgia, Mais Saúde”, o Hospital realizou desde 2020, mas de duzentas cirurgias eletivas.

“A prática da gestão em trabalhar de forma cooperativa e dialogada com os municípios tem possibilitado que projetos sejam realizados de maneira mais ágil e efetiva”, explica o secretário de Saúde Cipriano Maia.

O prefeito de São Paulo do Potengi destaca o avanço na cidade. “É fundamental reconhecer que temos muitos avanços na área da saúde. A população hoje pode contar com um atendimento de qualidade, leitos e acesso mais rápido ao atendimento. A gente já sente uma tranquilidade de ter um centro cirúrgico. Há quatro anos atrás não tínhamos socorro imediato. Hoje o centro cirúrgico é fundamental para nossa população ser assistida com segurança”, disse o prefeito.

Como planejamento futuro, a expansão da segunda sala de cirurgia e o avanço na implantação dos Consórcios Interfederativos para a instalação da policlínica estão em discussão.

Centro de Referência Oncológico (CRO)

O investimento na implantação de dois Centros de Referência em Oncologia (CRO) em parceria com os municípios de João Câmara e São Paulo do Potengi estão sendo realizados com recursos do Projeto Governo Cidadão, financiado pelo Banco Mundial, no qual a rede de atenção oncológica é uma das áreas prioritárias.

A parceria entre estado e municípios ocorreu por adesão, mediante Termo de Compromisso celebrado entre as partes.

O Estado  fornece  a aquisição dos equipamentos médico-hospitalares necessários à implantação do serviço; os procedimentos de instalação, testagem e treinamento das equipes; e o apoio aos municípios para sanar questões de ordem técnica envolvendo as áreas de engenharia e gestão em saúde.

Já foram entregues ou já estão contratados, aguardando a liberação dos espaços para entrega/instalação, os seguintes itens: mobiliário, bisturi eletrônico de alta frequência (uso ginecológico), colposcópio, foco clínico, mesa auxiliar, suporte hamper, negatoscópio, esfigmomanômetro, escada hospitalar, além dos aparelhos digitais de ultrassom, raio-X e mamógrafo, totalizando investimento superior a R$ 4 milhões de reais nos dois Centros de Referência em Oncologia.

A expectativa é que os serviços estejam operando no segundo semestre deste ano.

“O centro será fundamental para um diagnóstico e prevenção oncológica de várias esferas na saúde da mulher,  possibilitando um tratamento digno e salvando vidas”, finalizou a Governadora.

1 comentário em ““A reestruturação do Hospital Regional de São Paulo do Potengi é um marco para a população da região do Trairi, aqui foram salvas muitas vidas!””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.