IFSOL visita Colônia de Pescadores da região do Potengi

A Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (IFSOL), vinculada ao Campus São Paulo do Potengi, visitou a Colônia de Pescadores do Potengi, às margens da barragem da cidade de São Paulo do Potengi. A ação foi desenvolvida em parceria com integrantes da Cooperativa de Economia Solidária do Potengi (COOPPOTENGI).

A visita teve como objetivo conhecer a feira comunitária local, que se dá semanalmente na sede da Colônia de Pescadores, além de estabelecer contato inicial, e convidar a Colônia para participar da feira de Economia Solidária que acontece semanalmente no Campus além de prospectar possível cooperação com a Incubadora.

Durante a atividade, a tesoureira da Colônia, Rizonete Alves, explicou brevemente o funcionamento da entidade, apresentando a feira comunitária local e se comprometendo a levar peixes e camarões criados e/ou pescados em sua maioria da barragem da cidade de São Paulo do Potengi, além de outros produtos de agricultores e produtores locais. A Incubadora se colocou à disposição da Colônia e propôs mais ações tendo como norte, uma possível cooperação com o objetivo de fortalecer a iniciativa coletiva dos pescadores e de criar mais espaços de comercialização e desenvolvimento local para a cidade.

Parcerias

Como resultado da ação, a feira local do Campus se fortalece, já que passa a contar com mais produtos sem agrotóxicos, ambiental e socialmente mais sustentáveis, não apenas da agricultura, mas também da pesca, e oriundos da própria região, sem a presença de intermediários, tendo uma maior diversidade e qualidade, agora com a presença de produtos de dois Empreendimentos Econômico Solidários da região, além daqueles de outros produtores e agricultores familiares individuais, no cotidiano da vida escolar. E a possibilidade de parceria e cooperação com a Colônia de Pescadores possibilita mais presença da IFSOL na cidade.

A comitiva responsável pela visita foi representada pelo professor Mauricio Gonçalves, coordenador do Núcleo, juntamente com Eliane Martins, agricultora familiar da região e integrante da Cooperativa de Economia Solidária do Potengi (COOPPOTENGI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.