ISD oferece curso de orientação para pais e cuidadores de crianças autistas na Grande Natal

Primeiro curso tem 30 vagas disponíveis e começa na segunda-feira (20) com carga horária de uma semana.

Curso é preparatório para pais e tem carga horária de uma semana — Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O Instituto Santos Dumont (ISD) promove nesta segunda-feira (20) um curso de orientação para os pais e cuidadores de crianças autistas. Essa é a primeira de três turmas que serão formadas.

A ação é voltada para o grupo que não está inserido na rede de atendimento do ISD e não consiste em consulta ou triagem. Em função da elevada demanda, o ISD informou que novas consultas só serão realizadas a partir de janeiro de 2023.

O curso visa preparar pais e cuidadores para o correto manejo da pessoa inserida no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). As inscrições poderão ser feitas através dos telefones: (84) 4042-0044 / 4042 0033.
O curso tem uma carga horária semanal, totalizando 20h de formação e será ministrado por uma equipe multiprofissional do ISD, com a coordenação da preceptora Samantha Maranhão.

“O curso é voltado para pais e cuidadores de crianças de 0 a 12 anos, com diagnóstico confirmado para o Autismo. Para a participação no curso, não é necessário ter encaminhamento médico”, ressalta Samantha Maranhão.

Poderão participar pais e cuidadores de crianças autistas residentes na 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, que inclui as cidades de Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Até o final do ano, serão realizados mais dois encontros conforme cronograma (veja mais abaixo).

Autismo
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), “o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva”.

Dados do do órgão norte-americano Center of Diseases Control and Prevention Autism and Developmental Disabilities Monitoring (CDC/ADDM), uma em cada 44 crianças em todo o mundo, é autista. O levantamento comprova a ampliação no número de casos diagnosticados ao longo do tempo, pois essa proporção já chegou a ser de 1 para cada 500 crianças no passado. No Brasil, os números relacionados à condição não são fiéis, pois não há um levantamento oficial feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo. Os dados atuais, do CDC, estimam que a condição afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões no território brasileiro.

Cronograma

Datas disponíveis para agendamento do curso:

  • 20 de junho de 2022
  • Horário: 14h
  • 30 vagas disponíveis
  • 12 de setembro de 2022
  • Horário: 09h
  • 30 vagas disponíveis
  • 14 de novembro de 2022
  • Horário: 09h
  • 30 vagas disponíveis

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Via g1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.