Com aumento de casos, RN volta a reabrir leitos para atender pacientes com Covid

Hospital Giselda Trigueiro, na Zona Oeste de Natal, reabre leitos — Foto: Julianne Barreto

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) voltou a reabrir leitos de Covid por causa do aumento de casos da doença no Rio Grande do Norte. Em duas semanas de junho, o número de casos é o triplo do registrado em maio.

Medidas sanitárias voltaram a ser reforçadas. O uso de máscaras já voltou a ser recomendado em locais fechados pelo Estado e pela prefeitura de Natal, e, nas escolas estaduais, passou a ser obrigatório novamente.

Nas últimas 24 horas, foram 571 casos de Covid registrados, segundo o boletim epidemiológico da Sesap. No dia anterior, haviam sido 667 notificações. Números que não se comparam ao registro de mais de 4 mil casos por dia que o RN chegou a ter em maio de 2021, por exemplo, mas que servem como alerta de uma maior atenção à doença.

Nas duas primeiras semanas de junho, o estado registrou 2.699 casos. Durante todo o mês de maio, foram 845 casos da doença.

Por este motivo, a Sesap começou a reabrir leitos de Covid que já haviam sido revertidos para o tratamento de outras doenças. Nesta semana foram reabertos três leitos clínicos em Apodi; seis clínicos e dois de estabilização em Pau dos Ferros; e quatro leitos de UTI e cinco clínicos no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Há ainda a previsão de abertura de seis leitos críticos e 14 clínicos no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, nos próximos dias.

O governo do estado acredita que ainda não é necessária uma ampliação na proporção como houve em outros momentos da pandemia porque a maioria do casos tem sido leves e ainda não há fila de espera para leitos críticos.

“Nós temos, sim, todos os preparativos para a ampliação de leitos destinados para a Covid, caso se faça necessário. Aliado a isso, é fundamental que a gente conclame a população novamente a aderir ao processo de vacinação, completar o esquema vacinal”, comentou a governadora Fátima Bezerra ao ser questionada sobre a reabertura dos leitos, logo após a reunião do Consórcio Nordeste, em Natal.

Segundo a plataforma Regula RN, atualmente o estado tem 53 leitos de UTI para Covid em funcionamento. Na tarde desta quinta-feira (16), 19 estavam disponíveis.

Em maio do ano passado, o RN chegou a ter mais de 400 leitos Covid. De acordo com a Sesap, parte foi transformada em leito de UTI para outras doenças e parte foi desativada, com equipamentos encaminhados para outros leitos já existentes que precisavam de substituições.

*Com informações do G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.