Inscrições para concurso do IBGE se encerram nesta quarta-feira

São 48.535 vagas para contratação temporária, realizada por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS). Foto: Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta quarta-feira, 15, as inscrições para as vagas de recenseador do Censo 2022. São 48.535 vagas para contratação temporária, realizada por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Os candidatos devem preencher o formulário gratuito disponível no Portal do IBGE e comprovar as informações na análise de títulos. Para participar, é necessário ter formação completa no ensino fundamental.

O cargo de recenseador é uma função temporária, com duração de três meses. Os profissionais serão responsáveis por entrevistar moradores e coletar dados para o Censo 2022, estudo que permite saber a situação de vida da população brasileira em cada região do país.

A remuneração varia de acordo com a produção de cada recenseador, contudo é possível utilizar o simulador do IBGE para obter uma estimativa.

Este processo seletivo tem como objetivo complementar as vagas do concurso promovido pelo IBGE, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no início deste ano.

O Estado de São Paulo conta com o maior número de vagas: 18.589 espalhadas por 635 municípios, com grande concentração na capital paulista.

Para se candidatar no processo seletivo, não é necessário pagar qualquer taxa ou realizar prova de conhecimentos. Os interessados devem apenas preencher o formulário virtual, disponibilizado pelo IBGE, e comprovar as informações de formação escolar no momento da contratação.

Segundo Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE, a classificação e seleção dos candidatos será feita por análise curricular. O resultado final deve ser divulgado no dia 30 de junho.

Ao todo, o IBGE deve contratar 183.021 recenseadores, levando em consideração os números das contratações em abril e as estimativas do novo processo seletivo. Os profissionais devem passar por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.