Depois de 12 anos sem concurso, Polícia Civil terá incremento de 400 profissionais em seu efetivo

Fotos: Raiane Miranda

Aula inaugural do curso de formação realizada nesta segunda representa a última etapa do concurso público, iniciado em 2020

“Hoje é uma noite de realização do nosso programa de governo, que transformou expectativa em realidade”. Foi assim que o vice-governador Antenor Roberto, representando a governadora Fátima Bezerra, definiu a aula de abertura do Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Civil, realizada na noite desta segunda-feira (06), no auditório do Hotel Holliday Inn.

Sem realizar concurso desde 2008, a convocação dos 400 alunos representa a recomposição de um terço do atual efetivo da polícia civil do Rio Grande do Norte. Mais uma meta apontada pela governadora no início desta gestão e cumprida, que estamos entregando à sociedade com a abertura desse curso de formação”, afirmou Antenor Roberto.

O curso de formação representa a última etapa do concurso público, iniciado em 2020, para a nomeação de 300 novos agentes, 50 escrivães e 50 delegados de polícia civil, e tem caráter eliminatório.

Aos alunos e alunas do curso, Antenor destacou que serão recebidos dentro de uma realidade bastante diferente de quando a governadora Fátima Bezerra assumiu o Estado. “Os nossos delegados, agentes e escrivães de carreira aqui presentes vivenciaram como todos os servidores públicos aqui do Rio Grande do Norte dias muito difíceis. Quando assumimos o governo, o servidor público aqui não tinha calendário e tinha quatro folhas em atraso. E nós acabamos de honrar agora dia 31 de maio a última dessas quatro folhas em atraso e que envolve a própria polícia civil”, ressaltou.

Além do pagamento feito em dia e da quitação dos atrasos, o vice-governador falou sobre a reestruturação feita em todas as carreiras de Polícia do Rio Grande do Norte. “Todas tiveram reestruturação, a despeito de termos encontrado um Estado falido. Mas exatamente com essa compreensão que o servidor público na prestação a serviços essenciais à população, a governadora mobilizou sua equipe econômica e deu conta do recado. Além disso, fizemos as promoções que estavam estagnadas”, pontuou.

Desde o início da gestão, em 2019, já foram realizadas 1.190 promoções de policiais, sendo 117 delegados, 182 escrivães e 891 agentes.

“Vocês já entram num Estado que tem planejamento estratégico. Dentro da formação, vocês vão tomar conhecimento que a Assembleia do Estado do Rio Grande do Norte aprovou a lei complementar que institui a política estadual de segurança pública. Nos próximos dias a governadora vai sancionar essa lei o que torna a segurança pública uma política de estado. Além disso, criamos o sistema integrado de nossas polícias, da nossa defesa social”, assegurou Antenor Roberto.

Além disso, lembrou que serão publicados os decretos correspondentes ao plano estadual de segurança pública, norteador dos planos institucionais.

O secretário de Estado da Segurança, coronel Francisco Araújo, expressou a “gratidão à governadora Fátima Bezerra que teve a decisão política e a coragem pela realização e convocação”.

Da mesma forma, a delegada -geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia, lembrou que “há 12 anos nós esperávamos a realização desse concurso. Hoje iniciamos o curso de formação graças à determinação e a prioridade dada pela governadora do Estado que determinou a realização do concurso e, por encender o papel relevante da polícia investigativa, determinou que chamássemos mais 100”, ressaltou a delegada -geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia.

“Essa caminhada que hoje se materializa, foi iniciada há muito tempo. Depois de muita luta e empenho da gestão da Polícia Civil e do Governo do estado, em novembro de 2020, foi lançado o edital do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte”, disse a diretora-geral da Academia de Polícia Civil, a delegada Dulcinéia Costa.

Após a solenidade de abertura, foi realizada a palestra “Moderna visão da Polícia Judiciária”, ministrada pelo professor e delegado de Polícia Civil no Paraná, Henrique Hoffmann.

Além dos já citados, participaram Clístenes Gadelha, defensor público geral; deputado estadual subtenente Eliabe; Francisco Canindé de Araújo, coordenador do Plano Estadual de Segurança Pública; Henrique Hoffman, da Polícia Civil do Paraná (aula magna); Kátia Nunes, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/RN, representando o órgão; Osmir Monte, secretário-adjunto da SESED; Ben-Hur Medeiros, DEGEPOL adjunto; Bruno Saldanha, corregedor geral da SESED; Vinícius Lins Leão, promotor de justiça, representando a PGR; cel. Alarico Azevedo, comandante geral da PM; cel. Monteiro, comandante geral CBM; Marcos Brandão, diretor-geral do ITEP; Hudson Araújo, superintendente executivo da PRF; Priscila Vieira, associação do escrivães de Polícia Civil; Thaís Aires, presidente da ADEPOL; Edilza Faustino, presidente da SINPOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.