Inmet emite novo alerta de chuvas de até 100 milímetros para todo o RN

Chuvas podem atingir de 50mm a 100mm em um dia, segundo o órgão. Aviso é válido até 10h de segunda-feira (6).

Chuvas intensas vão atingir todo o RN — Foto: DivulgaçãoChuvas intensas vão atingir todo o RN — Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (5), um novo alerta laranja (entenda abaixo) de chuvas intensas, que dessa vez atinge todo o Rio Grande do Norte. O aviso é válido até as 10h desta segunda-feira (6).

De acordo com o órgão, o alerta prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 mm a 100 mm por dia. Alem disso, os ventos podem variar entre 60 e100 km/h.

Perigo Potencial (amarelo) – Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
Perigo (laranja) – Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades.
Grande perigo (vermelho) – Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

O Inmet aponta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O órgão orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também recomenda que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados, se possível.

Mais informações podem ser conseguidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Via g1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.