Navio-Patrulha atracado em Natal abre para visitação neste domingo (5)

Público pode ter acesso das 9h às 16h, no Porto de Natal. Entrada é gratuita.

Navio-Patrulha Goiana abre para visitação neste domingo (5) em Natal — Foto: DivulgaçãoNavio-Patrulha Goiana abre para visitação neste domingo (5) em Natal — Foto: Divulgação

O Navio-Patrulha “Goiana”, da Marinha do Brasil (MB), abre para visitação pública neste domingo (5), das 9h às 16h, no Porto de Natal, localizado no bairro da Ribeira. O acesso é gratuito.

O evento faz parte das atividades alusivas às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.

De acordo com a Marinha, trata-se de um navio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, organização militar sediada em Natal, e sua área de atuação compreende os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, englobando também os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo, assim como a Reserva Biológica de Atol das Rocas.

Sobre o navio
As principais atividades realizadas pelo navio-patrulha são a inspeção naval, o controle de área marítima e a ação de presença, visando fiscalizar os recursos marinhos, as plataformas de petróleo e as atividades de pesquisa no mar territorial, na zona contígua e na zona econômica exclusiva. Também contribui no apoio a ações de mergulho e a ajuda humanitária em situações de calamidade pública.

Este é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio e a cidade homônimas no estado de Pernambuco. Foi construído seguindo o projeto do estaleiro Vosper-QAF Ltd, de Singapura, sendo lançado ao mar em 26 de janeiro de 1994 e incorporado em 26 de fevereiro de 1997.

Via g1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.