Rio Grande do Norte registra chuvas 41% acima do esperado em maio

Natal registrou chuvas intensas em maio — Foto: Augusto César Gomes

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio de 144,6 milímetros de chuvas no estado em maio. Este número representa 41% acima da previsão para o mês – que era de (102,5 mm).

“O mês de maio de 2022, último mês do período chuvoso no interior, foi marcado por precipitações intensas algumas vezes acompanhadas de descargas elétricas e a presença de névoa no início da manhã causada pela alta umidade”, comentou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

A região Central Potiguar registrou 125,2 mm de chuvas – correspondendo a 85% acima do volume médio esperado. A região Leste Potiguar recebeu o maior volume, com acumulado de 249 mm. No Oeste Potiguar e Agreste Potiguar, choveu 146,9 mm e 122,4 mm, respectivamente.

Quanto a junho, o mês começou com ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado. A Emparn informou que, em dois dias, 19 municípios já atingiram os volumes mínimos esperados para o mês inteiro. Em Serra Negra do Norte (Central Potiguar) já choveu 50,9 mm; Luís Gomes (Oeste Potiguar) 36,4 mm; Monte Alegre (Agreste Potiguar), 69 mm.

“A tendência é que as chuvas no interior do estado diminuam e, a partir de agora, até os meses de agosto, setembro, as precipitações se concentrem mais nas regiões Leste e Agreste Potiguar devido à transição da atuação de sistemas meteorológicos”, explicou Bristot.

A previsão para o primeiro fim de semana de junho é de céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas em algumas regiões, no período da madrugada e início da manhã.

Previsão
Sexta-feira (3) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Litoral, Oeste e Seridó;
Sábado (4) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões;
Domingo (5) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

*Com informações do G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.