Jovens Parlamentares tomam posse na Câmara Municipal de João Câmara

Os Jovens Parlamentares, eleitos por meio do programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de João Câmara em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do RN, tomaram posse, na última quarta-feira (25). O presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa, participou da cerimônia de posse dos 13 estudantes eleitos. A Escola Judiciária Eleitoral deu apoio logístico e pedagógico para o projeto, que em sua 1ª edição contou com 38 candidatos. A eleição aconteceu no dia 11 de maio, em oito escolas do município.

“O TRE-RN, através da Escola Judiciária Eleitoral, deu todo apoio ao projeto, que é uma aula prática de democracia e exercício do voto. A eleição do Parlamento Jovem contou com 38 candidatos e quase 2.400 eleitores. É muito satisfatório acompanhar esse tipo de ação e ver o engajamento dos jovens”, destacou o desembargador Gilson Barbosa.

O juiz Rainel Batista Pereira Filho, da 62ª Zona Eleitoral de João Câmara, destacou a importância da participação do jovem não só na hora de votar, mas também durante todo o processo eleitoral.

“A Justiça Eleitoral exerce um grande papel em apoiar esse tipo de iniciativa para a conscientização do voto jovem. Embora o voto seja facultativo para pessoas de 16 e 17 anos, é importante que participem do processo eleitoral para perceber que o exercício da democracia não é apenas exercer o direito de votar, mas também fiscalizar os seus representantes, acompanhar a destinação das verbas públicas. A eleição do Parlamento Jovem no município de João Câmara é muito importante porque desperta no jovem e naqueles que foram eleitos para esse Parlamento a demonstração de como funciona os trabalhos do legislativo, o contato com a população, as demandas sociais”, disse o juiz.

Os estudantes eleitos foram: Eduarda Myrelle (ECAC); Nikolas Câmara (Colégio Objetivo); Maria Eduarda, Antônio Emmanuel e Cauã Augusto (Escola Mun. Prof. Cícero Varela); Zé Carlos (Escola Mun. Profa. Alice Soares); Ananda Silva e Maria Eduarda (Escola Est. Antônio Gomes); Ana Júlia e José Ytalo (Escola Est. Capitão José da Penha); Regina Epifânio (Escola Est. Indígena Francisco Silva do Nascimento); Victor Jonhson e Érica Samara (IFRN).

“Estou muito ansioso e animado por poder representar tantos jovens. O Parlamento Jovem está nos dando uma oportunidade concreta de contribuir com a sociedade através das nossas ideias. A participação do jovem no processo eleitoral é fundamental, pois é possível ter um aprimoramento da opinião política e social, além de contribuir para formação do conhecimento”, disse Victor Jonhson, eleito para o Parlamento Jovem de João Câmara.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem Camarense foi lançado no dia 4 de abril de 2022. Participam do projeto alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com idade entre 14 e 17 anos, desde que estejam matriculados e frequentando as aulas. O programa tem como objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas uma percepção geral sobre diversos aspectos da democracia participativa, com a prática da cidadania, além de proporcionar a integração do Poder Legislativo Municipal com a classe estudantil de João Câmara.

A primeira sessão do Parlamento Jovem deve acontecer no dia 31 de maio. Segundo o cronograma estabelecido, as sessões ordinárias deverão acontecer uma vez ao mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.