PSB aguarda decisão do PT sobre indicação de Rafael Motta ao Senado

Rafael: “PSB vai acompanhar a governadora, o presidente Lula e Alckmin”. Foto: Reprodução

“Rafael reúne todas as condições, o Rio Grande do Norte está acostumado a vê-lo com Fátima Bezerra, eles defendem as mesmas bandeiras e o voto no presidente Lula. É uma chapa mais leve e com melhores condições de vitória”, afirmou o secretário de Articulação e Mobilização Política do PSB-RN, Manassés Torres Duarte. Ele explicou que o pedido do PSB ao PT, sobre a indicação do nome do presidente do PSB potiguar, deputado federal Rafael Motta, para compor a chapa majoritária de Fátima Bezerra (PT) na condição de pré-candidato ao Senado, deve ser decidido no próximo fim de semana.

“O nosso pedido deve ser deliberado no encontro tático que o PT marcou para o próximo domingo. O diretório estadual vem realizando, desde agosto de 2021, conversas com lideranças e membros do PT no Estado, para viabilizar o nome de Rafael Motta a senador da República na chapa governista. Acho que ele foi muito bem nas pesquisas. Os outros são candidatos há muito tempo. Ele, em pouquíssimo tempo, já mostrava sua capacidade de crescimento e aceitação”, disse Manassés, em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta terça-feira 24.

A indicação oficial de Rafael para a vaga aconteceu nesta segunda-feira 23. Na semana passada, em sua estreia nas pesquisas eleitorais de intenção de votos, Rafael Motta surgiu em terceira colocação para o Senado, com 9,65%, pelo Instituto Exatus Consultoria e Pesquisas, em parceria com o jornal AGORA RN, divulgado no último dia 19. Ele ficou atrás apenas de Carlos Eduardo Alves (PDT), com 29,7% e de Rogério Marinho, de 15,2%.

Pioneiro

Como já adiantou o AGORA RN, caso o fato se concretize, a base liderada pela governadora terá um fato inédito: dois senadores no mesmo apoio e disputando a mesma vaga no Congresso Nacional: Carlos Eduardo e Rafael Motta ficariam na chapa de Fátima Bezerra. Uma brecha jurídica para o desmembramento de coligações estaduais para a disputa ao Senado virou mais um componente na costura nos palanques pelo país.

Uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), feita pelo União Brasil, avalia a possibilidade de partidos lançarem mais de uma candidatura ao Senado, na mesma chapa para o governo estadual. O caso, sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, ainda será analisado. A decisão pode impactar a formação de palanques em Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Pará, Roraima e Mato Grosso.

Rafael Motta aproveitou essa tese e correu para viabilizar seu nome ao Senado, com o apoio do PSB nacional. Ele já garantiu que seu voto a Fátima Bezerra é irrevogável e o tempo de televisão será direcionado ao PT. “O PSB vai acompanhar a governadora e o presidente Lula, estamos formando chapa com Geraldo Alckmin. Não há, no RN, quem tire o voto de Rafael e do PSB à Fátima e Lula”, finalizou.

*Com informações do Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.