Ministério da Saúde faz pesquisa sobre saúde bucal em 12 municípios do RN

Ministério da Saúde realiza levantamento sobre saúde bucal dos brasileiros — Foto: Laísa Queiroz/Ministério da Saúde

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde coleta dados sobre a saúde bucal da população em 12 cidades do Rio Grande do Norte. A primeira etapa do estudo acontece até junho.

Segundo o governo federal, a terceira edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – visa identificar as condições de saúde bucal mais comuns na população brasileira e subsidiar políticas públicas.

Ao todo, 422 municípios brasileiros devem participar da pesquisa. Em 2022, o estudo será realizado com mais de 50 mil pessoas.

Na primeira etapa etapa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal passarão de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar dados socioeconômicos, por meio de questionário. Se for detectado que um participante tem algum problema bucal, ele será encaminhado para a unidade odontológica.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Parente, ressalta a importância da ação para a região Nordeste.

“Serão cerca de 17 mil pessoas que serão visitadas na região. A participação é importante para o Ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico”, afirmou.

Após o mapeamento da população, será a fase da avaliação da saúde bucal com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Além disso, também serão verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias.

Confira os municípios que farão parte da pesquisa no Rio Grande do Norte:

Natal
Caicó
Ceará-mirim
Governador Dix-sept Rosado
Lagoa D’anta
Maxaranguape
Mossoró
Parnamirim
Pau Dos Ferros
Santa Cruz
São Gonçalo do Amarante
São Rafael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.