27 de abril de 2022

Secretaria de Saúde de Riachuelo realiza encontro com autistas

A equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde do município de Riachuelo, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, o primeiro encontro do Grupo de Autismo. Evento que faz parte das ações municipais alusivas ao dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na ocasião foram abordados temas relacionados à psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e serviço social.

Os participantes também assistiram palestra ministrada pela psicopedagoga Ana Paula Ferreira, com experiência em Autismo, que falou sobre educação de autistas.

Ex-secretário da gestão Carlos Eduardo em Natal começa a pagar pena de 6 anos de prisão

Reprodução/Instagram

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, médico Nilton Figueiredo, começou a pagar pena de seis anos de prisão em regime semiaberto. Nesta quarta-feira, 27, a Policia Civil cumpriu o mandado de prisão expedido pela Justiça Federal. O ex-prefeito estava atendendo em um posto de saúde no município de Francisco Dantas, também no Alto Oeste.

Nilton Figueiredo foi levado para o presídio público de Pau dos Ferros, onde se encontra para cumprir todos os trâmites previstos em lei. Depois, será liberado para o semiaberto. Ainda não foi definido se ele usará tornozeleira eletrônica.

Figueiredo foi condenado pela Justiça Federal por improbidade quando era secretário de Esportes e Lazer de Natal, na gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). A condenação transitou em julgado.

Um dia antes do mandado de prisão, Nilton Figueiredo recebeu em sua casa o ex-prefeito Carlos Eduardo, que é pré-candidato a senador. Os dois encaminharam apoio em Pau dos Ferros e na região do Alto Oeste.

Com informações do De Fato

Idosa morre atropelada por ônibus na avenida Nevaldo Rocha

Foto: Reprodução/TV Tropical

Uma idosa de 74 anos morreu após ser atropelada por um ônibus na avenida Nevaldo Rocha, no bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal. O caso aconteceu em um trecho da via nas proximidades da Feira do Carrasco, na manhã desta quarta-feira (27).

A vítima foi identificada como Maria Selma Félix. Ela não resistiu ao impacto do acidente e morreu no local, antes da chegada do socorro médico. Além dela, uma outra mulher, identificada como Rita de Cássia Santos, de 42 anos, também foi atingida pelo veículo e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela foi levada ao hospital e não corre risco de morte.

“Íamos atravessar a avenida, no momento, o tráfego estava muito grande. Elas arrudiaram e foram fazer a travessia. Quando eu olhei, o ônibus estava freando. O motorista não viu porque tinha um caminhão tirando a visão dele, mas ele fez de tudo para evitar. É um momento muito difícil para o motorista reagir”, contou um popular que presenciou o acidente fatal.

“Ela tinha vindo fazer as compras. Quando eu fiquei sabendo, eu fui direto para o Walfredo, mas só tinha ido minha cunhada. Eu fiquei desesperada. Um rapaz perguntou se eu queria vir para o local”, relatou a filha da idosa bastante emocionada.

Após o acidente, o motorista do ônibus prestou os primeiros-socorros e permaneceu no local. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) colheu as primeiras informações e recolheu o corpo para a sede do órgão.

Portal da Tropical

Prefeitura de Riachuelo faz entrega de novos equipamentos para a Saúde municipal

Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira, 27, no espaço do Povão, a Prefeitura municipal de Riachuelo fez o recebimento e entrega dos novos equipamentos para a rede de saúde básica. A aquisição dos novos [equipamentos] se deu por meio de emenda parlamentar Nº 71210009, de Dezembro de 2021, no valor de 200 mil reais, destinada pelo senador Senador Styvenson Valetim.

Participaram da solenidade o prefeito Joca Basílio, vereadores Neguinho Gaby e Denys Targino, vereadoras Marineves Cavalcanti e Neide Ribeiro, os secretários Anderson Brito (Saúde), Caetano Sena (Gab Civil), Clemilson Sena (Administração), Rêmulo Basílio (Finanças), Alex Lima (Controladoria), integrantes da equipe de saúde, além de populares.

Em sua fala, o prefeito Joca Basílio agradeceu e ressaltou a importância da emenda. “É uma satisfação imensa poder entregar à nossa população vários equipamentos e objetos de grande importância para investimento na saúde. É um momento de agradecer ao Senador Styverson, que nos nos enviou essa emenda. Aqui temos mais de 70% do valor da emenda já aplicada, e estamos na parte final de compras e recebimento. Vamos juntar a documentação e prestar contas para que possamos dar transparência e receber ainda mais recursos”, frisou o prefeito.

A Secretaria de Saúde reuniu todos os equipamentos e expôs para que a população pudesse constatar o que estava sendo entregue e também conhecer a função dos equipamentos e seu uso na rede de saúde. O secretário da Saúde, Anderson Brito, comentou a importância dos equipamentos para a nossa rede de saúde. “Temos aqui do materiais mais simples como telas até equipamentos mais complexos como um monitor cardíaco, que é de suma importância para as urgência que recebemos nas nossas unidades”, frisou.

Desembargador autoriza uso de força policial e multa individual a dirigentes do Sinte

Magnus Nascimento

Uma decisão do desembargador Virgílio Macedo, do Tribunal de Justiça do RN, determina “o uso imediato de força policial para a retirada dos dirigentes e demais manifestantes” do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) que “permaneçam praticando a invasão à Secretaria de Educação do Município de Natal”.

Além disso, o magistrado determinou “multa diária e individualizada de R$ 10 mil a cada um dos dirigentes” do SINTE.

Ele acatou pedido feito pela Prefeitura de Natal contra o Sindicato.

Blog do Gustavo Negreiros

Em Brasília, Prefeito Taveira discute projetos na área da Assistência Social

Representando Parnamirim na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o prefeito Rosano Taveira acompanhado da secretária Municipal de Assistência Social, Lêda Taveira, esteve na última terça-feira (26), em reunião com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, a fim de discutir projetos na área da Assistência Social.

Estiveram presentes a secretária Nacional da Primeira Infância, Luciana Miranda e a secretária adjunta da Semas, Marta Lopes. Durante a reunião foi reforçada a importância da Assistência Social nos municípios, sua atuação durante a pandemia e a necessidade de mais recursos para o setor.

A comitiva formada pelos secretários Giovani Junior (Planejamento), Daniel Américo (Turismo), Rogério Santiago (Habitação) e pelo vereador Vavá Azevedo, estará na capital até quinta-feira (28).

Zenaide condena “Pacote do Veneno” durante debate no Senado Federal

Para a senadora, PL que flexibiliza regras sobre agrotóxicos “nem deveria ser pautado

A senadora Zenaide Maia (PROS – RN) reafirmou o seu posicionamento contrário ao PL 6.299/02, projeto que ficou conhecido como “Pacote do Veneno”, por flexibilizar as regras sobre registro e comercialização de agrotóxicos no Brasil. “Precisamos dizer ‘não’ a um projeto desses, que nem deveria ser pautado. Estamos defendendo a vida; então, não ao veneno! Esse governo fala muito de defesa da família, mas defende os agrotóxicos, que podem prejudicar grávidas e fetos. O Senado mostra ao povo brasileiro que não se trata de ser de esquerda, de direita ou de centro, mas de defender a vida, as famílias e o meio ambiente!”, declarou a senadora, durante debate na Comissão de Direitos Humanos do Senado nesta terça (26).

Os especialistas que participaram da audiência na CDH também criticaram o projeto e apresentaram um estudo sobre os impactos negativos do PL, caso ele vire lei. O documento, intitulado Dossiê Contra o Pacote do Veneno e em Defesa da Vida, foi elaborado em conjunto pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Brasileira de Agroecologia e pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos. A representante da Abrasco, Karen Friderich, assinalou que 81% dos agrotóxicos permitidos no Brasil são proibidos em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Aline Gurgel, alertou para a contaminação por agrotóxicos não só dos alimentos in natura, mas também dos produtos industrializados. “Não há tecnologia em nenhum lugar do mundo capaz de remover completamente os agrotóxicos dos alimentos”, enfatizou.

Presidente da Femurn lidera comitiva do RN na Marcha dos Prefeitos, em Brasília

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Babá Pereira, está em Brasília esta semana para participar da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Babá lidera uma comitiva do RN que está presente ao evento, são quase 100 prefeitos do Estado na capital federal, além de muitos vice-prefeitos.

“Esta é uma oportunidade para que os prefeitos não apenas do RN, mas de todo o país, possam expor as necessidades mais urgentes dos municípios, em busca de apoio do Congresso Nacional e da Presidência da República. As Prefeituras continuam enfrentando grandes dificuldades para atender aos anseios da população, e durante a Marcha poderemos trabalhar unidos para buscar uma melhoria nesta situação”, disse Babá Pereira.

A abertura oficial da Marcha dos Prefeitos foi realizada nesta terça-feira (26), em solenidade que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento segue até esta quinta-feira (28) e a estimativa de público até o final das atividades é de cerca de oito mil pessoas. A programação também prevê a participação dos demais pré-candidatos a Presidência, além da realização de debates sobre temas importantes para os municípios, como a reforma da Previdência e Tributária.

Consumidor arcará com R$ 30,2 bi de déficit do setor elétrico em 2022

Foto: Marcelo Camargo

O consumidor arcará, em 2022, com déficit de R$ 30,219 bilhões da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A estimativa foi aprovada nesta terça-feira (26) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pode resultar em impacto médio de 3,39% na conta de luz dos consumidores de todo o país. As informações são da Agência Brasil.

O efeito varia conforme as regiões. Os consumidores do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste terão impacto de 4,65% nas tarifas. Para os consumidores do Norte e do Nordeste, o aumento será um pouco menor: 2,41%.

O resultado negativo de 2022 será 54,3% maior que o de 2021. No ano passado, a CDE registrou déficit de R$ 19,581 bilhões.

Fundo setorial que financia diversos subsídios ao setor energético, a CDE reúne nove subsídios para consumidores de baixa renda, rurais, produtores que utilizam fontes renováveis, distribuidoras de pequeno porte e cooperativas de eletrificação e produtores de carvão mineral. O déficit do fundo é repassado aos consumidores.

Segundo o diretor Hélvio Guerra, relator da proposta de orçamento da CDE, o resultado negativo pode ser diminuído caso a CDE receba R$ 5 bilhões adicionais decorrentes do processo de privatização da Eletrobras.

Fim de bandeira

O repasse do déficit da CDE aos consumidores representa mais um componente das tarifas de energia em 2022. Algumas medidas recentes resultarão em tarifas mais baixas, como o fim das bandeiras tarifárias, que entrou em vigor no último dia 16 e representará redução de cerca de 20% na conta de luz.

A recuperação dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas no Sudeste e no Centro-Oeste contribuiu para a retirada das bandeiras tarifárias. Essas bandeiras custeiam o acionamento de usinas termelétricas para cobrir a escassez de energia hídrica.

Empréstimo

Mesmo com o fim das bandeiras tarifárias, o consumidor arcaria com gastos extras em 2022 para cobrir os impactos financeiros da crise hídrica do ano passado. Para evitar um tarifaço neste ano, o governo editou medida provisória autorizando empréstimo de um pool de bancos públicos e privados para as distribuidoras de energia serem ressarcidas.

Em março, a Aneel aprovou empréstimo, no valor de R$ 10,5 bilhões. Apesar de reduzir a alta da tarifa neste ano, a operação de crédito resultará em tarifas mais altas para os consumidores a partir de 2023. Isso porque caberá aos consumidores pagar o empréstimo em parcelas ao longo dos próximos anos, por meio de um encargo na conta de luz.

Série B: Bahia bate Sampaio Corrêa e retoma liderança

Cruzeiro vence Londrina e entra no G4/ Foto:San Júnior

O Bahia derrotou o Sampaio Corrêa por 1 a 0, na noite desta terça-feira (26) na Fonte Nova, em Salvador, e retomou a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.

Após o triunfo no confronto pela quarta rodada da competição, o Tricolor chegou aos 10 pontos, dois a mais do que a vice-líder Chapecoense, que bateu o Novorizontino nesta terça. Já a Bolívia Querida ficou na 10ª posição com quatro pontos.

O gol da vitória saiu momentos antes do intervalo, quando o meio-campista Daniel aproveitou confusão após bola levantada na área para superar o goleiro Luiz Daniel.

Quem também venceu na noite desta terça pela competição foi o Cruzeiro, que bateu o Londrina por 1 a 0 no estádio do Mineirão. Com o triunfo garantido pelo gol de Luvannor, aos 20 minutos do segundo tempo, a Raposa chegou à 4ª posição com sete pontos.

*Com informações da Agência Brasil