19 de novembro de 2022

Coluna do Osvágrio (Vaguinho): “Que Brasil é esse?”

Osvágrio Ferreira

Passados vinte dias dos resultados da eleição para presidente e o país se mantém no palco do teatro eleitoral, os atores se esmeram, cada uma, em cumprir seu papel da melhor forma possível.

Em frente aos quarteis permanecem mobilizados, aos gritos e em marcha, parte dos eleitores vencidos, a cada dia, revigoram suas esperanças em um, improvável, golpe praticado por militares, que acaso estejam também inconformados com os resultados das urnas. Por falar nas urnas, estas, foram alvo de relatórios mal escritos e cheios de ambiguidades, que mais causam duvidas do que esclarece qualquer coisa, da Argentina surgem “auditorias”, sem qualquer padrão científico, que servem apenas para alimentar uma minoria que se mantém disposta a acreditar naquilo que lhe satisfazem.

Nos quarteis, impera o silêncio constitucional que lhes é imposto, neste caso, pela carta magna, que a despeito de suas lacunas é nossa única bussola democrática no momento, e é bom que continuem assim, cumprindo seu papel constitucional, nada pode ser pior que uma ditadura, já vimos esse filme antes. Já os eleitores vencedores mantém o mesmo silencio das vésperas das eleições, não sei se por prudência ou pela mesma vergonha que já dantes demonstrava pelo voto que viria a dar nas urnas.

Deputados e senadores eleitos correm para as camarinhas palacianas para dar início aos conchavos que sempre alimenta a máquina de poder de Brasília, é hora de beijar a as mãos do novo rei, não importa mais as bandeiras envergadas nas ruas e palanques, a hora agora é de lamber as feridas e garantir os recursos para as próximas eleições.

O presidente eleito, Lula, diferentemente das eleições passadas, demonstra uma arrogância digna de alguém que se julga acima de tudo e de todos, manda recados distorcidos ao mercado financeiro e imita seu antecessor, falando apenas para uma pequena bolha de fanáticos, que o aplaudirá dizendo e fazendo ele o que quiser, pelo jeito, iremos continuar ouvindo verborragias decrépitas por mais quatro anos, ufa!

E o presidente Bolsonaro, onde está? Abandonou o barco? O que come? Do que vive? Virou Pauta para o globo repórter.

Uma luta de quatro anos da Vereadora Nina, Praça da Liberdade em Candelária é entregue para moradore

Com apoio do mandato da vereadora Nina na destinação de emenda parlamentar para construção, restauração e paisagismo de uma Praça Ecológica, os moradores de Candelária acompanharam na noite desta sexta-feira (18) a entrega da mais nova Praça da Liberdade. Com um espaço amplo, moderno e iluminação de led interna e externa, a Praça era aguardada há mais de 40 anos pelos moradores da região.

“Estamos entregando uma parte das obras, que compreende o complexo. Será o maior e melhor centro de lazer de Natal, o meu mandato encartou R$ 900 mil reais para esta importante obra. Essa noite os moradores de Candelária estão tendo a alegria de poder acompanhar a entrega da Praça da Liberdade, contudo as obras continuarão e atingirá toda área da lateral da Igreja Matriz. Com certeza esse espaço trará um grande vínculo de convivência entre os moradores.”, destacou a vereadora Nina ressaltando a importância da obra e o empenho do Secretário Irapuã e de muitos moradores do bairro, dentre eles, o Padre Júlio César.

Com localização entre a Rua Diogo Feijó e Marechal Rondon, a estrutura integra a primeira fase de recuperação da área, composta da Praça Matriz Marechal Rondon, que tem previsão de entrega em fevereiro de 2023. A Praça vai contar com um novo campo de futebol, quadra esportiva, dois playgrounds, pistas interna e externa e academia.

Natal em Natal tem início com acendimento da árvore em Ponta Negra

Joana Lima/Secom

Com muita luz, brilho e encanto, a magia do período natalino começou a tomar forma na cidade na noite desta sexta-feira (18) com o acendimento da iluminação especial da avenida Praia de Ponta Negra. A iniciativa marcou o início do Natal em Natal. A estrutura de iluminação conta com uma árvore de 22 metros, além de corredores iluminados, esculturas e demais adereços com motivos da festa. O prefeito Álvaro Dias participou da cerimônia ao lado da primeira dama, Amanda Dias.

O tema deste ano, “Natal  de Cores e Luz”, é lúdico e tem tons vibrantes que remetem às campanhas sociais como Outubro Rosa, Novembro Azul e Maio Amarelo.

“Hoje estamos dando o pontapé ao Natal em Natal, período em que a cidade fica mais colorida e se reveste de ainda mais alegria e beleza. Aqui na Avenida Praia de Ponta Negra preparamos uma estrutura de alta qualidade, pensando nos natalenses, bem como focando também na potencialização do nosso turismo para gerar oportunidades, empregos e desenvolvimento”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.

O chefe do executivo municipal aproveitou para fazer um convite especial aos natalenses para aproveitarem a programação do Natal. “Organizamos uma programação expressiva, contemplando todas as regiões, para todos os públicos e gêneros. Participem e aproveitem o Natal em Natal”, concluiu Álvaro.

A árvore de Ponta Negra foi a primeira das quatro montadas em todos os pólos espalhados nas regiões administrativas da cidade. O acendimento da tradicional Árvore de Mirassol, com 110 metros de comprimento, está previsto para o dia 25 de novembro, com a presença do prefeito Álvaro Dias e atrações culturais, como o músico Antônio Nóbrega.

Prefeitura de Lagoa de Velhos faz aquisição de novo consultório odontológico

A Prefeitura Municipal de Lagoa de Velhos realizou a aquisição de um novo consultório odontológico. Os aparelhos foram instalados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. O investimento do Executivo Municipal tem o objetivo de proporcionar um melhor atendimento à população local.

“Seguimos investindo em Saúde. Nossa população conta agora com mais um consultório odontológico, completamente novo, com alta tecnologia, a disposição de todos e oferecendo diversos serviços. Essa é mais uma importante ação que a Prefeitura de Lagoa de Velhos faz em prol da saúde do município”, afirmou a prefeita Sonyara.

Covid-19 aumenta no RN e em mais 11 estados, diz Fiocruz

NIAD-NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (18), reforça o crescimento dos casos de covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.

Em nível nacional, o aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na tendência de longo prazo está presente em 12 de 27 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Referente à Semana Epidemiológica (SE) 45, período de 6 a 12 de novembro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 14 de novembro.

Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (covid-19), especialmente na população adulta. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2.

O pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes destaca a importância da combinação de vacinação e uso de máscaras como ações de proteção. Ele orienta a população a verificar quantas doses já foram recomendadas para seu perfil, levando em conta a faixa etária e as condições de saúde, para que o novo ciclo seja enfrentado com o maior nível de proteção possível.

Agência Brasil

Moraes dá 48h para prefeito de Natal desbloquear vias ocupadas por manifestantes

PMN

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas ao prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB-RN), para que cumpra as ordens de desbloquear as vias da cidade, onde ocorrem  manifestações contra a derrota do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou o prefeito tucano ao STF na quinta-feira (17) por descumprir a recomendação do Supremo encaminhada no dia 10 de novembro.

“A despeito da advertência contida na recomendação sobre a resposta que as autoridades destinatárias deveriam fornecer ao Ministério Público Estadual, até o momento, apenas a autoridade estadual prestou informações a respeito do seu cumprimento“, diz trecho do ofício enviado ao STF. “Com efeito, no dia 15 de novembro de 2022, as manifestações se avolumaram à frente do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército sem que os órgãos municipais de fiscalização tenham garantido a desobstrução das vias.”

O Antagonista