Com o grande objetivo para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Bom Jesus, apontando oportunidades baseadas em pesquisas e números da economia local, focando no desenvolvimento e melhoria das pequenas e microempresas, o prefeito Clécio Azevedo juntamente com seus secretários municipais, participaram na manhã desta segunda-feira (25) do primeiro dia da Oficina de Desenvolvimento Local – DEL realizada pelo SEBRAE.
O projeto Cidade Empreendedora está sendo realizado por meio de uma parceria do município de Bom Jesus e SEBRAE, através do Ministério do Desenvolvimento Regional.
O juiz de direito em substituição legal na 1ª Vara da Comarca de Macaíba, Rivaldo Pereira Neto, homologou um acordo que põe fim a uma Ação Civil Pública de Responsabilidade por Danos Causados ao Meio Ambiente com pedido de concessão liminar promovida pelo Ministério Público Estadual contra o Município de Bom Jesus e o prefeito da cidade.
Na ação, o Ministério Público alegava que instaurou inquérito civil a fim de apurar a ocorrência de dano ambiental em virtude de lançamento de dejetos na Lagoa das Panelas, encravada no território do Município de Bom Jesus.
Mencionou que a área, há bastante tempo, vem sofrendo com a omissão do Poder Público em controlar a remessa de afluentes líquidos, circunstância que compromete a higidez da área de proteção ambiental. Denunciou que tal fato pode repercutir ainda na disseminação de doenças, entre outros diversos inconvenientes, como a proliferação de animais peçonhentos dentre outros vetores.
O MP argumentou que já tentou, sem sucesso, pedir aos gestores públicos que fizessem a correta gestão ambiental da área, principalmente levando em conta laudo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA) que não só constatou o vilipêndio, propondo também um conjunto de medidas relacionados à reparação, já que o município se escusa, sob a alegação de dificuldades orçamentárias.
Já o Município de Bom Jesus alegou que o Ministério Público desconhece a realidade material do local, negando a configuração de ato negligente pelo Poder Público, já que, em 2018, foi aprovada lei local estabelecendo as diretrizes para a política pública de saneamento básico do Município, conformada pela Lei n.º 375/2018.
Medidas emergenciais
Em uma primeira análise da demanda, a Justiça concedeu liminar, determinando ao Município de Bom Jesus e o prefeito que, no prazo de 90 dias, adotem medidas emergenciais para elaborar o Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD, direcionadas para solucionar a situação da área da Lagoa das Panelas, em consonância com a Informação Técnica realizada pelo IDEMA, sob pena de multa mensal fixada em mil reais, a ser suportada pelo prefeito, na condição de corréu na ação judicial.
Entretanto, em audiência de conciliação as partes compuseram acordo tendo o Município de Bom Jesus se comprometendo a apresentar nos autos o Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD, no prazo de 90 dias, assim como o protocolo da entrada de plano junto ao Instituto ambiental do Estado. Assim, o Ministério Público requereu a homologação do acordo, informando que o cumprimento do objeto do acordo encerra a prestação jurisdicional em sua totalidade.
Para homologar o acordo, a Justiça observou que os seus termos versam sobre decisão liminar e que atente ao princípio da prevenção, peculiar ao Direito Ambiental. O magistrado explicou que tal princípio traz a presunção de que todas as medidas devem ser adotadas em prol do resguardo ao patrimônio natural, conforme prevê o art. 225 da Constituição Federal.
“Nos termos da Lei 7.347/85 e da jurisprudência pátria é plenamente possível a homologação do acordo. Além disso, todas as partes envolvidas foram devidamente citadas e possuem conhecimento sobre os termos do acordo”, finalizou.
O prefeito Clécio Azevedo, grande liderança do município de Bom Jesus, reuniu na noite desta quinta-feira, 27, uma multidão para o ‘Grande Encontro’ em apoio ao presidente Bolsonaro. “Temos muitos motivos para agradecer! O “𝙂𝙧𝙖𝙣𝙙𝙚 𝙀𝙣𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙤” foi a união de pessoas que tem como objetivo comum o bem da nossa nação”, enfatizou Clécio.
Presente no evento, esteve o deputado federal Benes Leocádio, o deputado estadual Coronel Azevedo, o deputado estadual eleito Dr. Kerginaldo, o presidente da FEMURN e Prefeito de São Tomé Babá, vereadores e lideranças.
“Reafirmamos nosso apoio à reeleição do nosso Presidente @jairmessiasbolsonaro. No próximo domingo (30), 𝘃𝗼𝘁𝗲 𝟮𝟮!”, disse Clécio.
Automóvel que colidiu com motocicleta pegou fogo em seguida. — Foto: Cedida
G1 RN – Um homem morreu neste domingo (7) após um acidente em uma rodovia federal em Bom Jesus, no interior do Rio Grande do Norte. José Alves de Souza, de 60 anos, conduzia uma motocicleta e bateu de frente em um automóvel na BR-226.
De acordo com a Polícia Militar, o motociclista foi arremessado e morreu no local.
Aos militares, a motorista do carro afirmou que o condutor da motocicleta vinha na contramão e que ela, mesmo tentando, não conseguiu desviar do veículo.
Após o choque, a motorista perdeu o controle do veículo e, ao parar, percebeu que o carro estava em chamas. Ela saiu do automóvel, que ficou totalmente incendiado em seguida.
Vítima tinha 60 anos e foi identificado como José Alves de Souza — Foto: Cedida
Através da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de Bom Jesus através da gestão Clécio Azevedo, realizou na manhã desta quinta-feira (28) ação alusiva ao Dia do Agricultor. O evento reuniu muitos agricultores do município e contou com um grande festival de prêmios.
O cantor Edyr Vaqueiro esteve presente e animou a ação. “A agricultura no nosso município tem um vasto campo de produção a ser explorado. A prefeitura reconhece esse potencial e incentiva os produtores rurais através de programas, ações e projetos. O nosso objetivo é promover o desenvolvimento agrário de forma sustentável e, consequentemente, elevar a renda e qualidade de vida de todos os agricultores da região”, disse Clécio Azevedo, prefeito da cidade.
O município de Bom Jesus/RN festejou neste domingo (22), o dia da Padroeira do Loteamento Almir Freire, Santa Rita de Cássia. Este ano a festa teve como tema: “Com Santa Rita de Cássia, por uma Igreja Sinodal”. Presente na missa de encerramento, esteve o prefeito Clécio Azevedo e a primeira-dama, Claudia Costa. Como também moradores da comunidade.
“Participei do encerramento dos festejos em comemoração pela Co-Padroeira de nosso município, Santa Rita de Cássia. Para encerrar a noite, ao lado de @claudiammcosta, fomos recebidos pelo casal @jassosantos @tatianamaciel, para um jantar em sua residência. Aproveito para agradecer pelo convite e recepção!”, registrou o prefeito em suas redes sociais.
A missa de encerramento teve como celebrante, o Padre Flávio Bezerra e o Padre Neto.
O ex-governador Robinson recebeu nesta quinta-feira (19) o vice-prefeito do município de Bom Jesus, Chagas Nascimento, e o líder da igreja Adventista, Josenildo. Ambos declararam apoio ao ex-governador para deputado federal. Nas redes sociais, Robinson chegou a fazer o registro da visita. A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual Galeno Torquato.
“Recebendo a visita e o apoio a nossa pré-candidatura a deputado federal do vice-prefeito de Bom Jesus, Chagas e do líder da igreja Adventista, Josenildo. Na companhia do amigo, deputado @galenotorquato.”, escreveu Robinson.
O deputado Galeno também registrou em suas redes sociais – “Ao lado do ex-governador @robinsonfaria, na companhia de Chagas, vice-prefeito do município de Bom Jesus. Presente ao encontro, Josivaldo, líder da igreja adventista da cidade.“