23 de maio de 2022

Bicampeã, Assembleia do RN recebe prêmio nacional de gestão nesta quarta

Por duas edições consecutivas, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte venceu a edição do Prêmio Assembleia Cidadã. Bicampeã na categoria Gestão, com o projeto “e-Legis”, a conquista do Legislativo Potiguar será entregue nesta quarta-feira (25) o que ratifica a excelência do trabalho de modernização e transparência iniciado nos últimos anos pela Casa legislativa. A escolha do projeto atendeu a comparativos nacionais e ocorreu em duas etapas, sendo concluída na 24ª Conferência Nacional da Unale, que aconteceu em novembro do ano passado, em Campo Grande (MS).

O e-Legis é uma ferramenta desenvolvida pela Diretoria de Gestão Tecnológica da ALRN para gerenciar o ciclo do processo legislativo, tornando-o totalmente eletrônico, desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação em Plenário. Para a concepção da plataforma, o setor contou também com o apoio da Diretoria Legislativa e Procuradoria Legislativa, responsáveis pelo mapeamento dos fluxos processuais e avaliação das funcionalidades da ferramenta. “Apoiamos e incentivamos programas desenvolvidos por servidores da Casa, como o e-Legis que modificou a nossa realidade e hoje tem reconhecimento nacional”, destaca o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira.

O e-Legis concorreu com os assembleias de todo o Brasil durante no congresso da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O prêmio incentiva práticas e políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos estados-membros da Federação alinhados à modernização dos serviços legislativos prestados à sociedade.

Histórico

A aplicação do e-Legis começou a ser desenvolvida no final de 2018, tendo a sua primeira versão implantada em agosto de 2019. Com a pandemia, em 2020, e a adoção das medidas de distanciamento social, a necessidade de criar alternativas para dar continuidade às atividades legislativas impulsionou o desenvolvimento do Módulo de Plenário do e-Legis, integrado com o painel eletrônico, e do Sistema de Deliberação Remota (SDR). A experiência positiva despertou o interesse de outras instituições no País, a exemplo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que firmou cooperação técnica com a ALRN para implantação e uso da ferramenta.

Entrega do Prêmio Unale Assembleia Cidadã

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Data e horário: 25 de maio, às 9h30.

Serra Caiada: Prefeito Joãozinho esteve em audiência junto ao secretário de Segurança Pública do RN

Na manhã desta segunda-feira (23) o prefeito Joãozinho Furtado, de Serra Caiada, acompanhado do ex-prefeito Faustinho, estiveram em audiência com Coronel Araújo, Secretário do Estado de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed). O objetivo da reunião foi para discutir sobre o reforço policial durante o Tapioca Fest 2022 e o 19° Arraiá da Serra, que acontecerá de 13 a 17 de junho.

Esteve presente também, o Secretário Adjunto, Delegado Osmir Monte e o Comandante-Geral da PM, Coronel Alarico Azevedo. O município aguarda um grande público nos 5 dias de festa, “Iremos prezar pela Segurança de nossos munícipes e visitantes, como temos feito diariamente, com Sistema de videomonitoramento 24h, além do Apoio Tático e Polícia Militar”, ressalta Joãozinho.

RN: Frente fria provoca chuvas durante do final de semana

Acumulados superaram 100mm em alguns municípios do estado

As análises do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) indicam que as pancadas de chuvas que caíram Rio Grande do Norte, no final de semana, decorreram da influência da frente fria vinda das regiões Sul e Sudeste do país. Alguns municípios registraram no período de sexta-feira (20) às 7h15, até o mesmo horário desta segunda-feira acumulados superiores a 100 milímetros (mm) como foi o caso de Coronel Ezequiel 117,5 mm (Agreste Potiguar), Ouro Branco 115 mm (Central Potiguar). Nas regiões Oeste Potiguar e Leste Potiguar, os maiores volumes ocorreram em Portalegre 78,4 mm e Vila Flor 61 mm, respectivamente.

“A massa de ar frio que veio das regiões Sul e Sudeste do Brasil causou instabilidades atmosféricas na região Nordeste, ocasionando a formação de nuvens e ocorrência de chuvas em diversos estados da região, como foi o caso do Rio Grande do Norte“, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A previsão é de diminuição das chuvas na região Oeste e Central Potiguar, com o fim da estação chuvosa no semiárido, e o aumento de chuvas nos próximos dias nas regiões Leste e Agreste, devido ao início do período chuvoso nessas regiões. “Nesse período do ano, de maio até agosto, inicia o período chuvoso nas regiões Leste e Agreste do RN. O potiguar pode esperar bons volumes durante o mês de junho”

Para esta semana, a previsão é de céu nublado com chuvas em todas as regiões. As temperaturas na faixa litorânea devem variar entre 22°C, durante as madrugadas e a máxima em torno dos 30°C, durante as tardes. Já no interior do estado, a variação deverá ser entre 20°C e 32°C.

Previsão dia a dia

23/05/22 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

24/05/22 – terça-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

25/05/22 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

26/05/22 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

27/05/22 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas regiões, com pancadas de chuvas no Litoral e Oeste do estado.

28/05/22 – sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

29/05/22 – domingo – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

Projeto assegura matrícula para pessoa com deficiência em escola perto de casa

Durante reunião nesta segunda-feira (23), a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável a quatro projetos de lei voltados para a promoção da inclusão social. Destaque para uma matéria de autoria do presidente da Comissão, vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que assegura matrícula para pessoa com deficiência locomotora na escola municipal mais próxima de sua residência ou do local de trabalho do seu responsável legal.

De acordo com a proposta, a pessoa com deficiência apresentará documento comprobatório de residência ou declaração de trabalho dos responsáveis no município no instante que fizer a solicitação da matrícula e as escolas garantirão a permanência desses alunos, ficando assegurado prontamente sua matrícula, priorizando a adequação dos seus espaços físicos para o devido acolhimento.

Na sequência, o colegiado acatou uma proposição, também de autoria do vereador Tércio Tinoco, que dispõe sobre a substituição da nomenclatura “Portadores de Deficiência” para “Pessoa com Deficiência”. A nomenclatura está em conformidade com o protocolo adotado pela ONU em 2006, ratificado com equivalência de Emenda Constitucional no Brasil. ‘Trata-se de duas matérias importantes que visam fortalecer direitos, promover respeito e melhorar a vida das pessoas com deficiência na capital potiguar”, defendeu Tércio.

Outro projeto aprovado foi o encaminhado pelo vereador Chagas Catarino (PSDB) sobre horário especial de atendimento para aposentados, pensionistas, idosos (segundo estatuto do idoso), gestantes e pessoas com deficiência, nas instituições financeiras do Município, durante a pandemia, das 10h às 11h de segunda a sexta-feira.

Por fim, recebeu parecer favorável um texto da vereadora Margarete Régia (PROS) que autoriza a implantação de oficina móvel denominada “Paraoficina Móvel” destinada aos serviços gratuitos de manutenção e reparos em equipamentos e meios auxiliares de locomoção. O dispositivo prestará atendimento com no mínimo dois profissionais técnicos em veículo adaptado com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para pequenos reparos e consertos.

João Doria anuncia desistência da pré-candidatura à Presidência

Foto: Reprodução

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência no início da tarde desta segunda-feira (23), na capital paulista. Doria enfrentava resistências internas no PSDB e de partidos da terceira via e fez o anúncio em pronunciamento na Zona Sul de São Paulo.

“Para as eleições deste ano me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, disse Doria. A decisão do tucano é anunciada um dia antes de a executiva do PSDB se reunir para definir como o partido se posicionará na disputa presidencial de outubro.

No encontro desta segunda-feira, a cúpula tucana reformou o pedido para Doria retirar a candidatura para consolidar o nome da senadora Simone Tebet (MDB) como candidata da terceira via. Bruno Araújo, presidente do PSDB, estava presente na reunião e no pronunciamento do ex-governador.

G1

Professor Jefinho visitou vários amigos neste domingo (22) em nossa cidade

Dia muito produtivo para o Professor Jefinho neste domingo (22) em nossa cidade, São Paulo do Potengi. Professor Jefinho uma figura inabalável em nosso município e região, esteve visitando vários amigos neste domingo. Através de convite, [Jefinho] esteve no Sítio São Francisco, do amigo Adriano Campos. Lá esteve presente o ex-vereador, Erinho; Joelson França; Professor Magno; Francisca; o vereador Rodrigo de Luiz Antônio e demais amigos.

Já no bairro Campo Grande, esteve participando e se confraternizando com amigos no aniversário do professor Geilson Azevedo. Como também esteve no aniversário da grande figura de nossa cidade, Caju.

Prefeito Clécio Azevedo participa de encerramento da festa de Santa Rita em Bom Jesus

O município de Bom Jesus/RN festejou neste domingo (22), o dia da Padroeira do Loteamento Almir Freire, Santa Rita de Cássia. Este ano a festa teve como tema: “Com Santa Rita de Cássia, por uma Igreja Sinodal”. Presente na missa de encerramento, esteve o prefeito Clécio Azevedo e a primeira-dama, Claudia Costa. Como também moradores da comunidade.

“Participei do encerramento dos festejos em comemoração pela Co-Padroeira de nosso município, Santa Rita de Cássia. Para encerrar a noite, ao lado de @claudiammcosta, fomos recebidos pelo casal @jassosantos @tatianamaciel, para um jantar em sua residência. Aproveito para agradecer pelo convite e recepção!”, registrou o prefeito em suas redes sociais.

A missa de encerramento teve como celebrante, o Padre Flávio Bezerra e o Padre Neto.

Governadora Fátima participa de procissão da padroeira de Santa Cruz

Governadora participa do encerramento das festividades de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, neste domingo (22). Foto: Sandro Menezes.

A governadora Fátima Bezerra participou neste domingo (22) da procissão de encerramento das festividades em homenagem a Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, município do Agreste Potiguar, a 117 quilômetros de Natal. Desde cedo, milhares de pessoas começaram a chegar à cidade onde está localizada a maior estátua cristã do mundo. Erguida no Monte Carmelo, a estátua tem 56 metros de altura e pode ser vista a quilômetros de distância da cidade.

Depois de dois anos de celebrações (híbridas) limitadas pelo agravamento da pandemia da covid-19, as missas e novenas deste ano foram acompanhadas presencialmente, assim como os eventos socioculturais – leilão, shows, festival gastronômico, feira de artesanato. A prática da caridade, tema condutor das celebrações religiosas, está em sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado em novembro.

“A sensação é de felicidade, de alegria. Graças ao processo de vacinação, estamos hoje aqui celebrando, de forma presencial, a festa de Santa Rita de Cássia, que seguramente é um dos maiores eventos religiosos não só do Rio Grande do Norte, mas do Brasil também. É um momento de encontro e de reencontro, de pedir a Santa Rita que nos abençoe, que fortaleza nossa fé, que nos inspire cada vez mais para continuar lutando por um mundo de paz e de justiça social”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que acompanhou, a pé, parte do trajeto da procissão, a qual foi encerrada sob uma chuva fina.

Enquanto aguardava o início do cortejo, Fátima Bezerra conversou com populares, perguntou sobre o inverno na região e ficou feliz ao ver um vídeo da sangria do açude Mãe D’Água, em Campo Redondo, de onde a Caern capta água para abastecer a comunidade Malhada Vermelha, após investimentos de R$ 2,1 milhões feitos pelo Governo do RN na recuperação do sistema adutor.

Fracasso: oposição de Serra Caiada não conseguiu juntar o povo

Pelo o que nos parece, vi através das redes sociais, a passagem do pré-candidato Garibaldi e Walter Alves no município de Serra Caiada, foi tímida e silenciosa. Uma marcha fúnebre combinaria com a trilha sonora da manifestação que reuniu poucos veículos e nenhum barulho e sem qualquer vibração.

Expectativas frustradas de quem aguardava a comitiva verde. O grupo político que aguardava a passagem dos Alves, fizeram até convites e divulgações da presença de Garibaldi e Walter. Para não fazer desfeita, os membros do MDB Estadual passearam pela cidade mas sem nenhum afago da população.

Muita coisa combinada e nenhum resultado esperado.

Fábio Dantas critica Governo Fátima: “fraco, sem obras e sem desenvolvimento do RN”

“Sabem por que coloco meu nome à disposição do Rio Grande do Norte? Porque o Governo atual falhou. É fraco, sem obras e gestão”, disse o pré-candidato ao Governo do Estado, Fábio Dantas.

Fábio esteve neste sábado (21), nas cidades de Santa Cruz e Tangará.  Em reuniões com as lideranças políticas da região, o pré-candidato destacou a ineficiência da gestão atual do estado, sem ações de desenvolvimento.

Em Santa Cruz, Fábio Dantas participou de entrevista à Rádio Santa Cruz AM, com o jornalista Édipo Natan. Ele falou sobre as dificuldades que o RN tem enfrentado com uma gestão atual distante da população e que fará um governo empreendedor. Fábio destacou que a Governadora Fátima Bezerra ainda não resolveu a folha de pagamento do funcionalismo público potiguar.

O programa contou também com o pré-candidato Rogério Marinho, o deputado Tomba Farias e o prefeito de Santa Cruz, Ivanildinho. Em Tangará, Fábio se reuniu com o prefeito, Doutor Airton, o deputado estadual Tomba Farias e os vereadores Cezinha Barbosa, Antônio Custódio, Ricardo Vicente, Aninha de Ilo, Chicutinha, Sargento Elias e Wilson Fonseca, além do ex-vice-prefeito Erociano.

“Este Governo não apresenta um só projeto de desenvolvimento em qualquer área que seja. Não olha para o povo, não olha pra Tangará e não olha para nenhuma região do Estado. O atual Governo nada fez pelas estradas, acabou com a nossa educação ao entregar nossas escolas ao total abandono. Uma ex-professora que mais abandonou os profissionais da educação do nosso RN”, disse Fábio.

A agenda seguiu com a visita ao Instituto Cônego Monte, em Santa Cruz, da paróquia Santa Rita se Cássia. Uma oportunidade de reencontrar os amigos, lideranças políticas do Trairí e lideranças comunitárias da região.

Ao lado do pré candidato ao senado, Rogério Marinho, Fábio Dantas esteve com o prefeito Ivanildinho, o vice-prefeito Glauther Adriano, o Deputado Tomba Farias e o padre Vicente, pároco do santuário.

A noite, o pré-candidato participou da tradicional festa de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.