14 de maio de 2022

Justiça mantém decisão que determina retorno de 100% da frota de ônibus em Natal

Foto: Geraldo Jerônimo

A Justiça negou pedido da Prefeitura de Natal para suspender os efeitos da decisão judicial que determinou o restabelecimento dos 100% da frota de ônibus na capital.

A sentença é uma resposta a recurso do Município no qual foi alegado que a lei usada para sustentar o pedido inicial foi declarada inconstitucional pelo Pleno do Tribunal de Justiça. E que por isso toda a decisão deveria ser revista já que “a declaração de inconstitucionalidade da Lei Promulgada Municipal n.º 622/2020 produz efeitos imediatos após a publicação do julgamento”. O juiz convocado Ricardo Tinoco de Góes, da 1ª Câmara Cível, não acatou esse entendimento.

Na avaliação do magistrado, com relação específica às linhas de ônibus em Natal, “as razões apresentadas na inicial da ação popular na origem, as justificativas apresentadas pelo Município Recorrente, pelo SETURN e os documentos acostados até o presente momento, verifico que inexiste qualquer motivação para a retirada de circulação das linhas 68 (Alvorada – Parque das Dunas), 33B (Planalto – Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão – Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha), além de outras 24 (vinte e quatro) linhas de ônibus desde o início da pandemia”.

Tribuna do Norte

Jean Paul Prates diz que apoio a Carlos Eduardo foi feito de forma apressada e não ficou bem consolidado

O senador Jean Paul Prates, do PT, afirmou, em entrevista ao programa Meio Dia RN com BG, da rádio 96FM, que o processo que levou ao anúncio do apoio do partido à pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) ao Senado, foi “um pouco apressado precocemente” e “não bem consolidado”.

Prates disse que é um homem de partido, que se colocou à disposição para voltar a suplente de senador e que o partido é quem decide.

Quanto a Carlos Eduardo, o senador, que assumiu a cadeira após eleição de Fátima Bezerra para o governo, Prates disse que eles não tem tido tempo para montar uma agenda comum de eventos públicos.

O senador disse não considerar demérito ou desmerecimento algum o fato de o PT ter decidido que ele será suplente do candidato a senador nas próximas eleições. “Saí do banco de reservas para substituir o camisa 10 do time – a governadora Fátima Bezerra – e fiz meus golzinhos’”, lembrou.

Blog do BG

Primeira noite dos festejos de Santa Rita marca a história de Santa Cruz

 

Fotos: Carla Priscila, Luiz Felipe e Francisco Lucas

A retomada da festa presencial de Santa Rita de Cássia foi marcada por muita emoção, com a Igreja Matriz lotada, a novena de 13 de maio, primeira noite dos festejos, simbolizou também uma vitória sobre a grande pandemia da Covid-19, que durante os anos de 2020 e 2021 paralisou o mundo, fechando as igrejas, e, consequentemente, impedindo a realização dos festejos da padroeira de Santa Cruz/RN.

A programação começou às 5h, com a alvorada da Banda de Música do município, que pelo centro da cidade anunciou a chegada do período festivo. Ainda pela manhã, Padre Vicente Fernandes presidiu a santa missa solene de Nossa Senhora de Fátima, encerrando a primeira edição do tríduo festivo.

À tarde, em Campo Redondo, primeira cidade da região do Trairi, no acesso pelo Seridó, a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes acolheu a imagem de Santa Rita de Cássia restaurada, em trabalho realizado pelo artista potiguar, Ambrósio Córdula, de Acari/RN.
Em uma linda carreata saindo de Campo Redondo, Santa Rita percorreu a BR-226, e circulou por algumas ruas de Santa Cruz até a Igreja Matriz, onde uma grande multidão de devotos aguardava com ansiedade o retorno do novenário.

O Padre Newton Coelho foi o presidente da celebração desta sexta-feira (13), com o subtema, “Deus é amor”. A celebração entra para história como a primeira novena presencial, aos moldes tradicionais, após a pandemia.

A programação das festividades seguem até o dia 22 de maio, com uma grande procissão pelas ruas de Santa Cruz, às 16h, além de uma programação de missas entre o santuário da maior estátua católica do mundo e a Igreja Matriz.