TRE faz nova totalização de votos, e Ubaldo Fernandes é declarado reeleito no lugar de Lagartixa

Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou nesta segunda-feira (19) uma nova totalização dos votos para deputado estadual. Depois dos novos cálculos, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) foi declarado reeleito, no lugar da vaga de Wendel Lagartixa (PL), que tinha sido declarado eleito em 2 de outubro.

Com a nova totalização, o presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, disse que Ubaldo poderá ser diplomado na tarde desta segunda-feira junto com os demais 23 deputados estaduais eleitos, os 8 deputados federais, o senador eleito Rogério Marinho (PL) e seus suplentes e a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) e o vice, Walter Alves (MDB).

A nova totalização dos votos atendeu a uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferida na sexta-feira (16). Ao tomar a decisão, Ricardo Lewandowski atendeu a um pedido de Ubaldo Fernandes. O deputado, que disputou a reeleição, entrou com petição alegando que, como o ministro havia indeferido o registro de Lagartixa – em decisão de 20 de outubro –, o candidato do PL não poderia ser diplomado e empossado.

Inicialmente, o TRE-RN havia informado que a nova totalização aconteceria apenas em 25 de dezembro, mas, no sábado (17), o presidente do TRE decidiu antecipar os cálculos para uma sessão pública nesta segunda-feira.

Wendel Lagartixa teve a maior votação da história do Rio Grande do Norte para a Assembleia Legislativa: 88.265 votos. Com o indeferimento do registro da candidatura, os votos dele foram atribuídos ao partido (PL), que não tinha suplente apto a assumir a vaga. Com isso, Ubaldo Fernandes assumiu, com 34.426 votos.

Com informações da 98 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.