Com cortes no orçamento da UFRN, Museu Câmara Cascudo suspende visitas

O Museu Câmara Cascudo suspendeu, nesta quarta-feira (07), a visitação do público ao Pavilhão Expositivo e ao Parque do Museu por tempo indeterminado. Os cortes no orçamento da UFRN, na ordem de R$ 5,5 milhões, também trouxeram impacto para a manutenção das atividades de atendimento aos visitantes. Além da suspensão do pagamento de cerca de 25 bolsas para estudantes de graduação, também estão suspensos o fornecimento de suprimentos básicos como água mineral, papel higiênico e materiais de limpeza.

O fechamento acontece em um dos períodos de aumento na demanda de visitantes por causa do período de férias escolares e do aumento do número de turistas na cidade. Em 2022, depois de quase dois anos fechado por causa do isolamento social provocado pela pandemia da Covid19, o MCC recebeu pouco mais de 22 mil visitantes, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2019.

O corte orçamentário atingiu todas as despesas da UFRN, incluindo os recursos de assistência aos estudantes que já estavam comprometidos para o pagamento de bolsas e auxílios do mês de novembro. Também foram zeradas as programações de despesas para o mês de dezembro, o que deve impedir o pagamento aos estudantes e fornecedores por mais um mês.

No Museu Câmara Cascudo, os estudantes com bolsa são responsáveis pelo atendimento de visitantes, pela mediação nas exposições e áreas de visitação como o orquidário, o jardim sensorial e a horta urbana no Parque do Museu. Os estudantes também atuam em áreas como o apoio administrativo, atendimento na biblioteca, comunicação e design, além da conservação das coleções de Arqueologia, Etnologia, Paleontologia e Estudos Ambientais.

Enquanto não há expectativa de desbloqueio dos recursos, as equipes do MCC buscam alternativas para retomar as visitas o mais breve possível, com a garantia de condições mínimas de atendimento ao público e de segurança para o acervo da instituição. As atividades administrativas, de conservação de coleções e de pesquisa serão mantidas com capacidade reduzida. A Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo segue aberta ao público, das 7h30 às 13h30, até o dia 16 de dezembro, quando entra em recesso acadêmico, retomando as atividades no dia 16 de janeiro.

 Novo Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.