Roberto Serquiz é eleito presidente da FIERN para o período 2023-2027

Roberto Serquiz é eleito presidente da FIERN, por unanimidade, para o período 2023-2027 – Foto: Divulgação

O empresário Roberto Serquiz foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) para o mandato 2023-2027. Ele foi escolhido nesta quarta-feira (30), em chapa única, durante Assembleia Geral da FIERN, com todos os votos válidos, o que assegurou votação unânime dos representantes dos trinta Sindicatos filiados à Federação.

Na ocasião, também foram escolhidos os demais integrantes da diretoria para o período. A nova diretoria eleita irá assumir o mandato que vai do dia 31 de outubro de 2023 a 30 de outubro de 2027.

No encerramento da Assembleia, o presidente da FIERN, Amaro Sales da Araújo, enalteceu a união da Federação para trabalhar em favor do desenvolvimento do estado. “Aqui há uma união de forças que compõem a economia, trabalham e têm importância para o Rio Grande do Norte. Esta Federação tem buscado, no dia a dia, o fortalecimento da indústria que produz, emprega, gera impostos e desenvolvimento”, afirmou.

“A nova diretoria poderá dar uma grande contribuição para o estado e valida bastante o conceito de unidade da Federação”, declarou Amaro.

Após o encerramento da Assembleia, o presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, afirmou que “o sentimento é de agradecimento e compromisso. Agradeço ao presidente Amaro pela liderança nesse processo e a todos colegas representantes e presidentes dos sindicatos que deram esse apoio unânime”.

“Uma vitória se agiganta quando é repartida para muitos, então tenho que repartir esse momento com cada um. Ao conversar com cada um, senti uma característica muito marcante da gestão do presidente Amaro que é o pertencionismo, onde todos estão envolvidos com a Federação de uma forma muito representativa e importante”, completou Serquiz, que assumirá o mandato daqui a 11 meses.

Para Gabriel de Macedo Júnior, servidor do Ministério do Trabalho que presidiu a Mesa Coletora e Apuradora dos votos, “o trabalho exitoso e em conjunto é fundamental para um setor econômico”. “Uma entidade representativa precisa de um esforço comum e de unidade. Por isso, é importante ter essa compreensão que fica visível estar tão bem demonstrada aqui ao se escolher em chapa única uma Diretoria para dar prosseguimento a um trabalho na FIERN”, disse.

Sobre Roberto Serquiz

O empresário Roberto Pinto Serquiz Elias tem atuado intensamente na atividade de representação da indústria potiguar. Presidente da Comissão Temática do Meio Ambiente da FIERN, ele também é diretor tesoureiro da Federação das Indústrias do RN e está à frente do SICRAMIRN (Sindicato da Indústria de Bebidas e Águas Minerais do RN), entidade que preside pelo segundo mandato (não consecutivo).

Natalense, Roberto Serquiz é empresário dos setores de água mineral e de reciclagem. Tem formação universitária na área de Administração de Empresas pela UFRN, com especialização em Finanças e MBA em Meio Ambiente. Ele é sócio proprietário da Água Mineral Santa Maria e da RS Reciclagem.

O interesse no ramo de reciclagem surgiu de demandas da indústria de água mineral. “As embalagens passaram a ter prazo de validade e diante do problema do descarte correto, investimos na reciclagem. Hoje todo o material da nossa indústria [que seria descartado] é reciclado”, diz.

A sustentabilidade, o desenvolvimento e os interesses do setor industrial são algumas das ênfases da atuação do empresário nos diversos fóruns e entidades nos quais tem ou teve uma atuação. Roberto Serquiz integrou os Conselho da Agência de Fomento do RN — AGN — (2006/2010), do SESI (2008/2010 e 2014/2018), e do IEL (2012/2020). Atualmente é membro dos Conselhos do SENAI, do SEBRAE e do SESI Nacional.

Preside o SICRAMIRN, entidade da qual já tinha estado à frente no mandato que exerceu entre 2004-2012. Foi o fundador e primeiro presidente do SINDRECICLA (Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN), entre 2014-2020. Atualmente é presidente da Comissão de Meio Ambiente da FIERN, além de ser conselheiro do CONEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente).

Em outubro deste ano, coube a Roberto Serquiz a Presidência do 29º Congresso Brasileiro da Indústria de Água Mineral. Ele foi também uma importante voz na defesa da reformulação do Plano Diretor de Natal, sancionado em março de 2022. “Sempre temos tratado de temas atuais e que possam trazer uma contribuição dentro do contexto do desenvolvimento da indústria”, afirma o empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.