Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, termina segunda-feira (21); confira programação

Foto: Claudenor Teixeira

A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, teve início no último dia 11 e será encerrada na próxima segunda-feira, dia 21, feriado na capital potiguar. A programação de encerramento será intensa, começando nos primeiros minutos do dia, na Pedra do Rosário. Haverá também celebrações na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana.

Programação

No próximo dia 21, serão completados 269 anos que pescadores encontraram um caixote encalhado no rio Potengi, no local onde, hoje, é conhecido como Pedra do Rosário. Dentro do caixote havia uma imagem de Nossa Senhora.

Neste ano de 2022, a programação de encerramento será a seguinte:

0 h – vigília de oração, na Pedra do Rosário, conduzida pela Comunidade Shalom;

3h30 – Procissão fluvial, saindo do Iate Clube, com destino à Pedra do Rosário;

5h – Missa, na Pedra do Rosário, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a celebração, os fiéis conduzirão a imagem de Nossa Senhora até a antiga Catedral, na Cidade Alta;

7h30 – Missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva;

10h – Missa solene, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha;

16h – Procissão, saindo da antiga Catedral, percorrendo a Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, encerrando na Catedral Metropolitana, onde será celebrada a missa de encerramento, presidida por Dom Jaime.

Amigos da Catedral

No final da missa de encerramento haverá o sorteio de um carro zero quilômetro e de outros prêmios, como parte do projeto “Amigos da Catedral”. Para participar do sorteio, basta adquirir o bilhete, na lojinha da Catedral, no valor de dez reais.

A Catedral Metropolitana de Natal, inaugurada em 21 de novembro de 1988, vai passar por um processo de revitalização, a partir do início do próximo ano, tendo em vista a melhoria na estrutura e do espaço interno da Igreja. O projeto, de responsabilidade do arquiteto Nelson Araújo, está orçado em cinco milhões de reais e prevê a revitalização da parte de trás da Igreja, bem como, do presbitério e das laterais.

O projeto “Amigos da Catedral” tem a finalidade de angariar recursos para as obras de revitalização.

Portal da Tropical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.