CVV Natal completa 40 anos na prestação de apoio emocional

O Centro de Valorização da Vida de Natal (CVV Natal) está completando 40 anos de existência. Ao longo de quarto décadas, o serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio tem atendido milhões de pessoas. Inicialmente, o serviço era local, mas desde o ano de 2017 atende ligações de todo Brasil através do número 188. A linha funciona 24 horas por dia nos 365 dias do ano. O serviço é gratuito e atua com voluntários.

Um dos voluntários é Marcelo Pereira, que participou da criação do posto do CVV Natal, em 1982. “Natal foi o segundo posto da região Nordeste. Até então, aqui na região, só havia CVV em Recife (PE). Naquela época, apesar da capital potiguar ser uma cidade pequena, nós já tínhamos esse propósito de valorizar a vida, de nos colocarmos à disposição para ouvir o que as pessoas têm a dizer e desta forma contribuir com o apoio emocional”, explica.

Marcelo lembra que ao longo desse tempo, a essência do trabalho e atuação do CVV permanecem as mesmas. “Acreditamos que falar é a melhor solução. E o CVV empresta o ‘ouvido’ para essa escuta amiga e acolhedora, sem julgamentos nem aconselhamentos, sem tempo pré-definido e garantindo o sigilo em todos os contatos que são feitos”, relata o voluntário.

Atualmente, o CVV Natal conta com 41 voluntários, e semestralmente abre inscrições do curso para formar novos voluntários. Os interessados devem ter espírito solidário, gostar de ouvir as pessoas e ter disponibilidade de 4 horas e meia semanalmente para realizar os plantões. As inscrições podem ser feitas a qualquer época, através do e-mail [email protected] .

O CVV Natal planeja realizar o segundo semestre inteiro de 2022 com comemorações pelos 40 anos, inicialmente formando as novas turmas de voluntários e finalizando com um grande encontro de voluntários e ex-voluntários no mês de dezembro, reunindo, inclusive, os fundadores do posto de Natal.

SOBRE O CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção ao suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os atendimentos são realizados por voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail [email protected] .

A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e Grupos de Apoio a Sobreviventes do Suicídio (GASS) (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).

O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.