Vereador pede protesto na rua por melhora do transporte em Natal: “Se precisar ir na casa do prefeito, vamos”

Vereador Anderson Lopes (Solidariedade) – Foto: Elpídio Júnior / CMN

O vereador Anderson Lopes (Solidariedade) cobrou nesta quarta-feira (3), em pronunciamento na Câmara Municipal, que a sociedade natalense se mobilize para cobrar da Prefeitura do Natal a realização da licitação do sistema de transporte público da cidade. De acordo com o parlamentar, é necessário um “choque” para que a gestão do prefeito Álvaro Dias (PSDB) destrave o processo licitatório.

“Isso é um absurdo. A corda se esticou e não tem mais para onde esticar. Ou Natal se posiciona, ou os estudantes que gostam de brigar por seus direitos, ou a sociedade civil organizada vai para as ruas, ou isso não vai mudar. Está na hora de um choque nessa cidade. Está na hora de invadir as ruas novamente, como fizeram na Revolta do Busão. Está na hora. Estão esperando o quê?”, afirmou Anderson.

Anderson Lopes cobrou, ainda, que os vereadores se unam à população na cobrança da melhoria do sistema de transporte. “Nós, vereadores, vamos juntos com a população. Se precisar de ir para a frente da prefeitura, nós vamos. Se precisar ir para a frente da casa do prefeito, nós vamos. Nós sozinhos não vamos conseguir. A gente fala aqui, fica com a voz rouca, perde a voz, perde o sono e não resolve”, destacou o parlamentar.

Durante a fala, o vereador criticou também o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), hoje candidato a senador, pela situação do transporte público da cidade. “Passou esse tempo todinho e não resolveu o problema do transporte. E o prefeito atual (Álvaro Dias) está dando sequência”, enfatizou o parlamentar.

O vereador do Solidariedade disse, ainda, que perdeu as esperanças de a gestão Álvaro Dias realizar a licitação do transporte. “Eu era um que acreditava que a licitação fosse acontecer, mas hoje não consigo mais acreditar. Porque não existe mais credibilidade para que possamos acreditar que a licitação vai acontecer, que o Poder Executivo está com vontade de resolver este problema. Eu não acredito mais”, acrescentou.

Licitação é adiada

Na última segunda-feira (1º), a Prefeitura do Natal anunciou um novo adiamento do lançamento do edital da licitação do transporte público da cidade, que estava prevista para acontecer em agosto. A gestão municipal afirma que a justificativa para o adiamento é o aumento no preço dos combustíveis. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) busca elaborar um modelo para o sistema que não represente aumento de tarifa.

A realização da licitação é apontada pelas empresas de ônibus como a saída para solucionar o problema do sistema, que hoje opera deficitário. Com o aumento de custos e o congelamento da tarifa, empresas têm retirado linhas de circulação, deixando comunidades inteiras sem transporte.

98 FM de Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.