Censo 2022: 1,1 milhão de domicílios do RN serão visitados a partir desta segunda-feira (1º)

Os recenseadores estarão identificados — Foto: TV Integração/Reprodução

G1 RN – Cerca de 1,1 milhão de domicílios potiguares serão visitados no Censo Demográfico 2022, que tem início nesta segunda-feira (1º) em todo o Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2.900 recenseadores vão atuar no censo no Rio Grande do Norte.

Serão visitados domicílios nas zonas urbanas e rurais dos 167 municípios potiguares até o final de outubro.

Para a edição 2022, os endereços visitados são localizados via satélite. “As informações podem ajudar a identificar as casas em áreas de risco de deslizamento de terra, inundações”, afirmou o IBGE. A tecnologia de georreferenciamento foi utilizada pela primeira vez em 2007, no censo agropecuário.

Sobre as perguntas, a principal delas é sobre o número de moradores da casa em 31 de julho de 2022, data de referência da pesquisa.

Os questionários também têm perguntas sobre a idade dos moradores, abastecimento de água, coleta de lixo, trabalho, renda, educação, cor ou raça, religião, migração (se a pessoa mudou de cidade, estado ou país), pessoas com deficiência e outras.

Identificando o recenseador

O recenseador do IBGE deve estar vestido de colete azul marinho, com logomarca do instituto nas costas. Além disso, deverá estar disposto no peito do funcionário o telefone e o portal do IBGE.

Os recenseadores portarão crachá com nome e identificações, além de estar com um dispositivo azul, pelo qual faz a coleta dos dados.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar no 0800 721 8181, telefone pelo qual pode falar com servidores do IBGE das 8h às 21h30. O serviço é contínuo e funcionará em feriados e finais de semana.

Os recenseadores atuam na coleta de informações da população. — Foto: IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.