Com o objetivo de proporcionar momentos de celebração da cultura afro-brasileira e da memória quilombola e construir uma educação antirracista, a Prefeitura de Macaíba, em conjunto com a Fundação José Augusto e Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte, realizou na última segunda-feira (18), na Escola Municipal Santa Luzia, situada na comunidade quilombola de Capoeiras, o “projeto Baobá nas Escolas”.
O lema do projeto versa: “É tempo de semear cultura, identidade e pertencimento nas salas de aula”. Durante suas edições, haverá rodas de conversa, oficinas temáticas e vivências afrocentradas com estudantes e educadores. “O projeto vai rodar por cinco escolas, levando os ritmos da percussão quilombola com um grupo formado por jovens da comunidade, e a ideia é levar um pouco dos nossos ritmos através de oficinas de imersão cultural e de vivências com os alunos, e também debates contra o racismo e a favor do empoderamento da negritude como forma de preservar a sua cultura e ancestralidade.”, relatou a produtora cultural e guia de turismo, Liliane Moura, natural e residente de Capoeiras.
A próxima unidade escolar a receber esse projeto será o Centro de Educação Municipal Alfredo Mesquita Filho, popularmente conhecido como CERU, no próximo dia 28.
Confiram o cronograma completo:
28/08: Centro de Educação Municipal Alfredo Mesquita Filho (CERU) – Traíras
15/09: Estadual Estadual Ivonete Felipe de Souza – Traíras
26/09: Escola Municipal Alice Garcia Freire – Bom Jesus
10/10: Centro Estadual de Educação Profissional Amazonina Teixeira Carvalho – Mangabeira