Lula anuncia Randolfe, Jaques Wagner e José Guimarães como líderes do governo

Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE) como líderes no governo entre os parlamentares.

O senador do Amapá será o líder do governo no Congresso; o ex-governador da Bahia e atual senador, no Senado; e o deputado cearense, na Câmara.

Randolfe, que se destacou no Senado como vice-presidente da CPI da Pandemia, no ano passado foi aliado de Lula durante a campanha presidencial vitoriosa contra Jair Bolsonaro (PL). Ele, que já foi do PSOL, foi um dos principais opositores de Bolsonaro na Casa.

Randolfe também já foi deputado estadual e tem mandato como senador até 2027.

Wagner, por sua vez, foi deputado federal pela Bahia antes de se tornar governador do estado, eleito em 2006 e novamente vitorioso quatro anos depois.

Em 2018, ele foi eleito para o Senado, e tem no currículo quatro passagens como ministro em governos petistas, nas pastas do Trabalho (2003-2004), Secretaria de Relações Institucionais (2005-2006), Defesa (2015) e Casa Civil (2015-2016).

Já José Guimarães, irmão do ex-presidente do PT José Genoino, é deputado federal desde 2007, acumulando cinco eleições consecutivas.

Com informações da CNN Brasil – por Marcelo Tuvuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.