PL aposta em PP, Republicanos e Podemos em início de articulação contra Pacheco no Senado

Valter Campanato/Agência Brasil

O Partido Liberal (PL), do presidente da República, Jair Bolsonaro, aposta numa aliança com o Progressistas (PP), Republicanos e o Podemos para iniciar a articulação contra a recondução de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à frente do Senado.

Com a maior bancada eleita ao Senado para 2023, de 14 senadores, o PL tende a lançar o ex-ministro do Desenvolvimento Regional de Bolsonaro, Rogério Marinho (PL), à disputa pelo comando da Casa.

O líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), e o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (PL-TO), tiveram os nomes aventados como candidatos à presidência do Senado. No entanto, a reportagem apurou que eles devem apoiar Marinho.

Senadores do PL já conversam com integrantes do PP, Republicanos e Podemos para tentar formar uma aliança em prol dele. O PSC também deve entrar no grupo após se incorporar ao Podemos, se este seguir com o PL.

A estimativa é que, juntos, consigam reunir cerca de 28 dos 81 senadores. São necessários, ao menos, 41 votos para um candidato vencer a disputa ao comando do Senado.

Uma meta do PL é ainda conseguir atrair a bancada do União Brasil, que deverá contar com 10 senadores a partir do ano que vem.

Por outro lado, além do PSD, Pacheco aposta em contar com o apoio do PT, MDB e outros partidos para continuar no posto. O União Brasil, portanto, deve se tornar uma importante peça no quebra-cabeça de apoios.

Com informações de CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.