A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN declara incondicional e irrestrito apoio à solicitação dos Bispos Potiguares à bancada federal do RN, solicitando que o Estado seja incluído na lista de beneficiados com os recursos da ordem de 10 milhões de reais, para a execução do Programa de Cisternas (Água na Escola).
Uma carta foi assinada pelos Bispos Potiguares Dom Jaime Vieira Rocha, Dom Antônio Carlos, Dom Mariano Manzana, e os eméritos Dom Heitor Sales, Dom Matias Patrício, cobrando dos Senadores e Deputados Federais do RN, esforços junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para que sejam garantidos e liberados os recursos também para o RN.
Segundo a nota, durante a apresentação do Plano de Trabalho pela Associação Programa Um Milhão de Cisternas, entidade selecionada para executar o programa, o Estado Potiguar foi excluído por orientação do MDS, sem nenhuma explicação plausível que justifique tão gravosa decisão.
A FEMURN acompanha a problemática da seca no Estado, e entende que todos os esforços do Poder Público são válidos para levar água às Regiões que enfrentam estiagem que já dura seis anos, e afeta 153 municípios em situação de emergência devido a seca.
Mesmo reconhecendo os esforços realizados, por parte dos governos municipais, estadual e federal, sabemos que os programas existentes não suprem a necessidade do bem vital. Sendo assim, trágico o fato de o Rio Grande do Norte ficar de fora de mais um Programa de Combate à crise hídrica.
Outrossim, os desdobramentos da seca nos municípios representam verdadeira catástrofe, afetando não só o consumo humano, mas também o setor agropecuário e de pesca, com perda de receitas da ordem de mais de R$ 4 bilhões, por causa da estiagem, com reflexo imediato na economia das cidades.
Não é plausível que o Rio Grande do Norte fique de fora de mais uma oportunidade de executar ações de convivência com a seca, agravando ainda mais a falta d’água.
A FEMURN reconhece a eficácia do Programa de Cisternas, e, assim, faz sua parte na soma de esforços com todos os Agentes Políticos do nosso Estado, em especial à bancada Federal, para reivindicar do MDS/SESAN, com muita legitimidade, os recursos financeiros necessários para a execução das cisternas, como proposto pelos Reverendíssimos Bispos.
Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN