dezembro 2022

Jean Paul Prates será o presidente da Petrobras, confirma Gleisi Hoffmann

Senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte. Foto: Senado

O senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, será o novo presidente da Petrobras. A informação foi confirmada à coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, pela presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann. O anúncio oficial deverá ser feito por Lula nos próximos dias.

O parlamentar foi um dos coordenadores do grupo técnico de Minas e Energia do gabinete de transição.

Prates é crítico da política de Preço de Paridade de Importação (PPI) e já propôs no Senado várias alternativas para a compensação do preço de combustíveis. Na transição, ele defendeu a criação de algum mecanismo que sirva de “colchão de amortecimento” para as flutuações de preços. Na visão de Prates, a política de preços deve ser definida pelo governo e não pela empresa.

“Quem define política de preço de qualquer coisa no país, se vai intervir ou não, se vai ser livre ou não, se vai ser internacional ou não, é o governo. O que está errado e a gente tem que desfazer de uma vez por todas é dizer que a Petrobras define política de preços de combustível. Não vai ser assim. Vai seguir a política do governo? Claro”, afirmou.

O futuro presidente da estatal também afirmou que a política de distribuição de dividendos será revista.

Fonte: Metrópoles

RN registra 176 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta quinta-feira 29, aponta que 176 novos casos de Covid-19 foram confirmados nas últimas 24 horas, no Rio Grande do Norte.

O boletim ainda informa que não houveram óbitos em um intervalo de 24 horas.

Com esse novo levantamento, o estado soma 582.456 casos confirmados e 8.687 mortes referentes à Covid.

Morre uma das vítimas de incêndio em fábrica de fogos de artifício na Grande Natal

Local onde ocorreu o incêndio em Parnamirim — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Uma das vítimas do incêndio que destruiu uma fábrica de fogos de artifício em Parnamirim morreu na manhã desta quinta-feira (29). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

De acordo com a Sesap, o paciente que veio a óbito era um dos feridos que ficou com mais de 90% do corpo queimado. Ele estava internado no Hospital Walfredo Gurgel. A identidade não foi divulgada.

Ainda de acordo com a Sesap, a outra paciente grave continua na UTI. Os três pacientes com queimaduras mais leves estão estáveis e continuam internados em observação no Centro de Queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Incêndio

Um incêndio destruiu uma fábrica de fogos de artifício na tarde desta quarta-feira (28) em Parnamirim, na Grande Natal, e deixou pelo menos cinco pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas por volta das 15h.

O incêndio foi logo percebido por vizinhos por conta das explosões seguidas dos fogos de artifício e da forte fumaça preta que ganhou o céu. O galpão fica no bairro Passagem de Areia.

Segundo testemunhas, após o início das explosões, parte dos funcionários da fábrica se escondeu em um banheiro e outra parte quebrou uma parede para fugir do local.

Os trabalhadores saíram e ficaram na calçada da rua até a chegada do atendimento médico. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 10 pessoas estavam na fábrica quando o incêndio começou.

O fogo atingiu ainda um depósito que armazena produtos de plástico e alumínio e que fica ao lado da fábrica de fogos de artifício. O local também ficou destruído.

Em nota, a empresa CCS Fogos, responsável pelos fogos de artifício, disse que os fogos explodiram “no momento do descarregamento do caminhão que trazia os fogos de João Pessoa, na Paraíba, para Parnamirim”.

Segundo a empresa, o galpão era alugado e nesta quinta (29) os fogos seriam entregues à Prefeitura de Parnamirim. Eles haviam sido comprados para “usar no réveillon da cidade”, segundo a nota. A empresa disse que tomou “as medidas cabíveis de socorro”, que está tomando “todas as ações necessárias prestando todo apoio aos funcionários que estavam no local” e que acompanha todas as etapas, desde o combate às chamas, ao processo de elucidação do caso.

Apesar de a empresa citar o descarregamento, testemunhas não presenciaram nenhum caminhão no momento da acidente.

G1 RN

Lula anuncia Randolfe, Jaques Wagner e José Guimarães como líderes do governo

Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE) como líderes no governo entre os parlamentares.

O senador do Amapá será o líder do governo no Congresso; o ex-governador da Bahia e atual senador, no Senado; e o deputado cearense, na Câmara.

Randolfe, que se destacou no Senado como vice-presidente da CPI da Pandemia, no ano passado foi aliado de Lula durante a campanha presidencial vitoriosa contra Jair Bolsonaro (PL). Ele, que já foi do PSOL, foi um dos principais opositores de Bolsonaro na Casa.

Randolfe também já foi deputado estadual e tem mandato como senador até 2027.

Wagner, por sua vez, foi deputado federal pela Bahia antes de se tornar governador do estado, eleito em 2006 e novamente vitorioso quatro anos depois.

Em 2018, ele foi eleito para o Senado, e tem no currículo quatro passagens como ministro em governos petistas, nas pastas do Trabalho (2003-2004), Secretaria de Relações Institucionais (2005-2006), Defesa (2015) e Casa Civil (2015-2016).

Já José Guimarães, irmão do ex-presidente do PT José Genoino, é deputado federal desde 2007, acumulando cinco eleições consecutivas.

Com informações da CNN Brasil – por Marcelo Tuvuca

Fátima Bezerra anuncia novos secretários para a próxima gestão

Socorro Batista assume a Secretaria de Educação do Estado – Foto: Sandro Menezes

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou, na tarde desta quarta-feira (28), os nomes de quatro secretários que comporão a gestão do Governo do Estado a partir de 2023. A lista conta com duas novidades. Na Secretaria de Educação, a professora Socorro Batista vai substituir Getúlio Marques. Na Secretaria de Administração, o auditor fiscal Pedro Lopes assume uma nova função no Governo, já que ele participou do primeiro mandato como Controlador-Geral do Estado.

Além deles, a governadora anunciou também a permanência de outros dois gestores. Na Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha segue como titular. A Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social segue sob o comando de Iris Oliveira.

“Essas escolhas refletem a competência, espírito público e compromisso com o povo do Rio Grande do Norte”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Com os anúncios desta tarde, a nova gestão administrativa do Estado conta agora com 11 nomes do primeiro escalão confirmados. Os sete primeiros foram anunciados na última quarta-feira (21), e todos são remanescentes do primeiro mandato de Fátima Bezerra.

Confira a lista de secretários confirmados:

  • Na Casa Civil, Raimundo Alves;
  • Na Segurança Pública, Cel. Araújo, Cel. Alarico, Cel. Monteiro e Dra. Ana Cláudia;
  • Na Secretaria de Planejamento, Aldemir Freire;
  • Na Secretaria de Tributação, Carlos Eduardo Xavier;
  • Na Secretaria de Gestão e Projetos Especiais, Virgínia Ferreira;
  • Na Secretaria de Comunicação, Daniel Cabral;
  • Na Controladoria Geral do Estado, dra. Luciana Daltro;
  • Na Secretaria de Educação, Socorro Batista;
  • Na Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Iris Maria;
  • Na Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha;
  • E na Secretaria de Administração, Pedro Lopes.

Novo Notícias

Motorista perde o controle do carro, derruba dois postes e sai da pista na BR-101 na Grande Natal

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Um motorista perdeu o controle do veículo, bateu em dois postes e saiu da pista na BR-101 no início da tarde desta quinta-feira (30) na altura do município de Parnamirim, na Grande Natal. Ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu por volta das 13h. O carro havia acabado de fazer um retorno e estava no sentido de São José de Mipibu para Parnamirim, quando aconteceu o acidente.

Segundo o motorista ao Corpo de Bombeiros, que foi até o local para a possibilidade de ter vítimas dentro do carro, ele acredita que um dos pneus furou abruptamente, o que fez o carro ser puxado para o lado direito.

Em seguida, o carro colidiu com dois postes e desceu uma parte de um barranco que tinha na lateral da pista. O motorista conseguiu frear e parar poucos metros depois. Ele e a passageira saíram ilesos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada para atender a ocorrência no local.

G1 RN

Morre Pelé, o maior jogador história do futebol, aos 82 anos


“Eu nunca pensei que ia ser grande”, afirmou Pelé em entrevista exclusiva à CNN, em 2020. Edson Arantes do Nascimento, que morreu aos 82 anos, em São Paulo, não foi apenas grande. Foi o maior. Foi o rei do futebol.

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro, quando visitou o hospital para reavaliar o tratamento quimioterápico e foi diagnosticado com uma infecção respiratória.

Desde então, o craque estava em cuidados paliativos, recebendo medidas de conforto para aliviar dores e falta de ar. Pelé passou por uma cirurgia para a retirada do tumor em 4 de setembro do ano passado.

Ele chegou ficar estável após a cirurgia, mas teve de retornar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 17 de setembro, depois de um quadro de instabilidade respiratória. Quando se recuperou, foi encaminhado para a unidade de tratamento semi-intensivo.

Boletim médico divulgado na quarta-feira (21) afirmou que Pelé apresentava “progressão da doença oncológica” e que requeria” “maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”.

Em postagem no Instagram nesta quarta, a filha de Pelé, Kely Nascimento, afirmou que os dois passariam o Natal no hospital e, em tom de brincadeira, disse que transformariam o quarto “em um sambódromo”.

98 FM

Servidores reclamam de panetone mofado entregue pela Semtas

Panetone mofado – Foto: Cedida

Circula nas redes sociais a imagem de um panetone mofado ao lado de cartão com mensagem natalina da Prefeitura Municipal de Natal, que também tem a assinatura da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Junto da foto, uma mensagem diz que o panetone mofado é o presente de Natal aos servidores da Semtas, e completa dizendo que o produto foi entregue com “data de validade claramente adulterada”. Apesar da mensagem, não é possível verificar na imagem a data citada.

Em contato com o NOVO, a Semtas comentou o episódio, do qual se diz surpresa e triste, e promete apurar os fatos. Confira a nota:

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social- SEMTAS recebeu com surpresa a notícia veiculada de que um servidor da Secretaria teria recebido um panetone impróprio ao consumo, e informa que irá apurar os fatos e as circunstâncias do que foi veiculado na imprensa.

Por Novo Notícias

Cinco chamados antibombas em 5 dias: Brasília vive tensão às vésperas da posse

Reprodução Metrópoles 

Às vésperas da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Distrito Federal vive momentos de tensão. Nos últimos cinco dias, o Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do DF (PMDF) recebeu cinco chamados para possíveis casos de bomba.

Dos cinco casos, dois se confirmaram. O primeiro surgiu na tarde de sexta-feira (23/12). Um passageiro de um ônibus acabou preso suspeito de transportar o artefato em uma bolsa. A denúncia foi feita por uma mulher que estava no coletivo. Algumas horas depois, a polícia informou que não havia bomba e liberou o homem.

Já no sábado (24/12), véspera de Natal, o motorista de um caminhão-tanque desconfiou de uma caixa de papelão estranha apoiada no último eixo, do lado esquerdo do veículo. Ao verificar o item (foto em destaque), deparou-se com “duas ‘bananas’, uma antena e um detonador com luzes piscando”.

Então, acionou a PMDF. O explosivo foi neutralizado próximo ao Aeroporto de Brasília. George Washington de Oliveira, 54 anos, confessou ser o responsável pela bomba. Em depoimento, ele afirmou ser apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e que tinha a intenção de “causar o caos” no dia da posse de Lula.

Ainda no sábado, equipes das forças de segurança se mobilizaram para desarmar uma suposta bomba perto da Base Aérea de Brasília. No entanto, os agentes encontraram apenas uma mochila com uma garrafa de água mineral dentro.

Os outros casos

No domingo (25/12), o Esquadrão antibomba da PMDF atendeu a um chamado no Gama, região administrativa do DF. O material foi confirmado como explosivo e pesava cerca de 40 kg.

O mais recente foi registrado nessa terça-feira (27/12), no Setor Hoteleiro Norte (SHN). Uma mochila abandonada chamou a atenção de uma pessoa, que imediatamente acionou a polícia. Porém a suspeita não se confirmou, e a PM descartou a existência de uma bomba no local. Apesar de ter sido um alarme falso, a ocorrência deixou integrantes do futuro governo Lula em estado de tensão.

Metrópoles

Styvenson diz que sai do Podemos em caso de adesão a Lula

Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador potiguar Styvenson Valentim, do Podemos, não ficou confortável com a possibilidade da legenda integrar o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a partir do próximo ano e se posicionar como aliado na gestão no Congresso Nacional. De acordo com o parlamentar do Rio Grande do Norte, se houver apoio em troca de espaço no governo, ele vai se desfiliar do partido.

A manifestação do parlamentar ocorre após o presidente eleito ter iniciado diálogo com a presidente do Podemos, deputada reeleita Renata Abreu (SP), para que a sigla faça parte do futuro governo, inclusive com direito a comandar um ministério. O partido terá uma bancada federal formada por 12 deputados e seis senadores, podendo ainda receber o ingresso de mais um senador do PSC.

Styvenson Valentim, no entanto, diz que não há nenhum tipo de tratativa neste sentido entre os senadores da legenda, que encontram-se em recesso parlamentar.

“O Podemos no Senado não está fazendo qualquer tratativa no sentido de apoiar o governo com base em trocas, toma lá da cá, que todos, eu em especial, rechaçamos. E, caso o Podemos no Senado insinue ou decida ser base do governo nessa situação, minha desfiliação é certa. Não faço parte de algo que eu não concorde. Mais ainda, que sou crítico ferrenho, um governo baseado na cleptocracia”, disse Styvenson Valentim. O termo “cleptocracia” é utilizado para uma prática na qual indivíduos que estão no poder/governo se utilizam dos recursos públicos para enriquecerem ilicitamente.

Fonte: Tribuna do Norte