Primeiro dia de provas do ENEM acontece neste domingo (13); veja detalhes

Reprodução

No próximo final de semana, cerca de 3,4 milhões de estudantes em todo o Brasil irão realizar o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como ENEM. Serão feitas duas provas, com 180 questões totais e mais uma redação, em dois domingos diferentes: 13 e 20 de novembro.

Neste domingo (13), o primeiro dia do exame contará com 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de inglês ou espanhol). 45 questões de ciência humanas e uma redação.

No segundo dia de provas, marcado para 20 de novembro, os estudantes irão se deparar com 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Os portões abrem às 12h (horário de Brasília), com fechamento marcado para às 13h. É importante frisar que os estudantes devem chegar cedo nos locais de prova, pois não será permitida a entrada após o fechamento dos portões. As provas iniciam às 13h30, e terminam às 19h no primeiro dia (13 de novembro), e 18h30 no segundo dia (20 de novembro).

É permitido que o candidato saia em posse do Caderno de Questões, mas somente nos 30 minutos que antecedem o final da prova.

Os locais de prova podem ser vistos no Cartão de Confirmação de Inscrição dos participantes, disponível em https://enem.inep.gov.br/participante/. Nele também constam informações como solicitações de atendimento especializado e o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.

Para a realização da prova, é obrigatória a apresentação do RG ou de qualquer outro documento oficial com foto. Além disso, a única caneta aceita na resolução do cartão resposta é a esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Além destes itens, os estudantes também podem levar lanches, água em garrafa transparente e álcool em gel. Não é permitido o uso de óculos escuros, bonés e chapéus. Telefones celulares e demais equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de se entrar na sala de provas.

O ENEM 2022 é a porta de entrada para o ingresso em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. A nota do exame é utilizada para concorrer em vagas disponibilizadas via Sisu e Prouni, além de ser adotada no processo seletivo próprio de muitas instituições.

No Rio Grande do Norte, o IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) utiliza a prova do ENEM para o acesso a suas vagas de nível superior, lançando um edital de abertura de vagas após a realização do exame. A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e a UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) também utilizam a nota do ENEM para ingresso via SISU.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.