A Congregação das Irmãs da Divina Providência está completando 180 anos de existência; dos quais, 59 anos, em São Paulo do Potengi

Irmãs da Divina Providência (em 6/3/17) celebrando os 54 anos da chegada da Congregação a SPP, com os padres Edílson (hoje bispo) Ramos, Elielson e Ajosenildo, os três ex-alunos do Colégio São José

A instituição foi fundada pelo Pe. Eduardo Michelis, em Münster, na Alemanha, no dia 3 de novembro de 1842. Tendo como objetivo oferecer esperança e um futuro próspero para crianças órfãs em resposta às necessidades daquela época. Foi este o início da Congregação, que significa: “Deus é Pai e providencia o que é melhor para seus filhos. Por isso, ser Irmã da Divina Providência significa ser presença do Amor e da Ternura de Deus Providência pelo nosso ser e agir”.

A Congregação chegou no Sul do Brasil, em 1895, e no Nordeste brasileiro, em São Paulo do Potengi, pelas mãos de Monsenhor Expedito Medeiros, no dia cinco de março de 1963.

São Paulo do Potengi e a região potengiense devem muito as Irmãs da Divina Providência, especialmente nos campos da educação e da evangelização, através do Colégio São José, que durante os seus 59 anos de existência sempre abriu suas portas pra quem quisesse estudar, independente de condição financeira, sempre oferecendo um Ensino de ótima qualidade, especialmente nos anos 60, 70 e começo dos anos 80, período em que os Poderes Públicos ainda não ofereciam (principalmente no interior) o Ensino Fundamental maior (do 5º ao 9º Ano) e o Ensino Médio.

Ao longo de quase seis décadas, dezenas de Irmãs vindas do Sul do Brasil prestaram seus valiosos trabalhos na Missão da Divina Providência e no Colégio São José, em nossa cidade e na Paróquia de São Paulo Apóstolo, ajudando muito a construir e a desenvolver o nosso município e a região.

Trabalho extensivo por um determinado tempo na Paróquia de São Tomé/RN. Várias delas já na Casa do Pai Eterno, a exemplo das Irmãs Domínicia, Selma Verena, Veralba, Natália, Cornélia, Adelaide, Nevinha… e as que continuam suas missões de religiosas: Iva, Jacinta, Marfiza, Isolde, Chirley, Maria José, Lúcia, Paula, Fátima, as potengienses Francisca e Aninha, dentre tantas outras.

Que o Pai de Infinita Misericórdia, a Divina Providência, São José e Maria Santíssima, continuem abençoando e protegendo as Irmãs da Divina Providência, para que a Congregação siga firme Evangelizando e Educando onde atua pelo mundo afora, na construção do Reino de Deus.

Sobre as fotos: Foto O2: Imagem recente feita no dia 21 de agosto/22 na Casa da Missão Divina Providência, e São Paulo do Potengi, Bastinha, Irmã Francisca, esse Editor, Irmãs Iva, Jacinta e Fátima, missionário Flávio e outra Irmã.

Foto 03: Sentada, Irmã Adelaide, em pé Irmã Selma Verena, abraçada ao aluno (ambas in memorian) e Irmã Iva, ao microfone.

Foto 04: Em 1989, inauguração da Biblioteca Irmã Selma no Colégio São José e do Curso Superior de Teologia, da esquerda pra direita: Irmã Iva com Irmã Selma, Monsenhor Expedito e Ambrósio Azevedo. Irmã Selma, Monsenhor e Ambrósio já estão na Eternidade.

Foto 05: Casa das Irmãs da Divina Providência, em São Paulo do Potengi.

Foto 06: Colégio São José de São Paulo do Potengi fundado pelas Irmãs da Divina Providência, que há 59 anos educa os potengienses.

Blog do Silvério Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.