A equipe da Semthas do município de Riachuelo, realizou mais uma atividades do Agosto Lilás. Dessa vez, o local foi o distrito de Cachoeira do Sapo.
Durante o dia (23), as mulheres participaram de palestra e rodas de conversa sobre o tema “Combate à Violência contra a Mulher”. Além disso, a equipe da Semthas realizou atendimentos do Cadastro Único, prestou atendimento com advogado e entregou de Kit Enxoval.
A campanha do Agosto Lilás tem como objetivo orientar e prevenir a violência contra a mulher, além de conscientizar a população sobre as formas de buscar ajuda diante dessas situações.
MAIS SOBRE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER
Como denunciar um caso de violência doméstica
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.
Casos de ameaça também podem ser denunciados
Dados do Ligue 180 mostram que, além da física, a violência psicológica é uma das mais frequentes. Mesmo quando não há a agressão propriamente dita, as ameaças já caracterizam crime (art. 147, Código Penal). Também nesses casos, as mulheres podem procurar o atendimento telefônico para realizar as denúncias ou buscar informações acerca dos seus direitos e da legislação aplicável.