Varíola dos macacos tem nova classificação de casos no RN

Foto: Divulgação

Com 18 casos confirmados e 69 suspeitos de monkeypox (varíola dos macacos) no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou a primeira versão do Plano de Contingência da doença.

A pasta já havia publicado notas técnicas orientativas e agora acrescenta novas medidas de preparação, notificação e rastreamento em um documento unificado, voltado principalmente para os agentes da saúde pública que atuam nas unidades estaduais e municipais. O plano também atualiza a classificação dos casos para uma definição mais específica.

Antes do plano, a definição sobre a suspeita dos casos era condicionada a um contato com alguém que tivesse viajado para o exterior, mas com a decretação da transmissão comunitária pela Sesap esse entendimento mudou.

Agora, os casos são divididos em confirmado, suspeito, provável e descartado. “Hoje o caso suspeito já é aquele caso que tem sinais e sintomas da doença, que podem ou não ter vínculo epidemiológico e aí ele se torna um caso suspeito para a coleta de amostra”, explica Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.