Almoxarifado da SMS acumula macas e cadeiras de rodas novas e sem uso

Denúncia foi feita pelo vereador Anderson Lopes

Pessoas tomando medicação em cadeiras ou no chão por falta de macas suficientes, sendo carregadas nos braços porque nas UPAs não têm cadeiras de rodas em quantidade adequada. Essa é uma situação comum flagrada pelo vereador Anderson Lopes durante as visitas semanais que faz às UPAs do município de Natal. O detalhe é que, nesta segunda-feira (8), o parlamentar esteve no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e encontrou macas e cadeiras de rodas novas e sem uso, que poderiam ser distribuídas para as unidades que necessitam dos referidos equipamentos.

Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Natal, o vereador denunciou a situação em pronunciamento no plenário. “O que me revolta é chegar na UPA, como já aconteceu várias vezes, e encontrar senhoras debilitadas sentadas em cadeiras, no chão tomando medicação porque não tem macas. Pessoas sendo carregadas nos braços porque não tem cadeiras de rodas. E aí, ontem, fui visitar o almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, que fica no Igapó [Zona Norte], na Rua Marcílio Dias, e sabe o que encontrei lá? Macas e mais macas empilhadas. Eu encontrei, no mínimo, 20 cadeiras de rodas embaladas. Isso é uma irresponsabilidade, é uma ingerência, é uma incompetência, é uma falta de respeito com o cidadão natalense. Se não for irresponsabilidade, incompetência ou ingerência, estão fazendo porque querem. Quando chegamos na UPAs, vemos a situação de gente tomando soro no chão e perguntamos o motivo, as diretorias nos respondem que é porque não têm macas. Como não têm macas, se ontem eu vi, no mínimo, 100 empilhadas”, afirmou Anderson Lopes em plenário.

Nas suas redes sociais, o parlamentar postou o vídeo da visita ao Departamento de Logística e Suporte Imediato aos Serviços da Saúde (DLS), no qual mostra as macas e cadeiras de rodas guardadas no local. De acordo com informações coletadas pelo vereador, parte dos equipamentos eram do Hospital de Campanha de Natal, desativado pela Prefeitura de Natal em março deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.