Dia: 24 de junho de 2026

  • Janja participa de ato contra violência à mulher em Natal nesta sexta-feira

    Brasília (DF) 20/05/2026 – A primeira-dama, Janja Lula da Silva, participa da cerimônia de 100 dias do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

    A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, estará em Natal na próxima sexta-feira (26) para participar de um ato voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atividade faz parte de uma mobilização nacional do Governo Federal para fortalecer, nos estados, o Pacto Brasil Contra o Feminicídio, lançado em fevereiro pelos Três Poderes.

    O encontro está marcado para as 17h, em um auditório da Arena das Dunas, e deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e organizações ligadas à pauta dos direitos das mulheres. A iniciativa é organizada pelo PT no Rio Grande do Norte, com o tema “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”.

    Segundo a programação, a presença de Janja integra uma agenda que passa também pelo Pará e Ceará ao longo da semana, dentro da estratégia do governo de ampliar a articulação com estados e municípios e fortalecer ações de prevenção e combate à violência de gênero.

    Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam mais de 630 casos de feminicídio registrados no país neste ano. O governo federal afirma que houve redução de 11% nos meses de abril e maio em comparação ao mesmo período do ano passado, período que coincide com a implementação do pacto nacional.

    A visita também ocorre em meio ao cenário de articulações políticas para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte, com movimentações de aliados do governo Lula em pré-candidaturas ao Governo e ao Senado e presença de diversas lideranças locais no evento.