São Tomé: Vereador Jean Makson faz balanço do ano legislativo ao Blog

Presidente da Câmara Municipal de São Tomé (CMST), o vereador Jean Makson (REPUBLICANOS) faz, em entrevista ao blog, um balanço da sua gestão e destaca os projetos desenvolvidos na Casa nos últimos anos. O parlamentar também comenta sobre o seu futuro político, a eleição de 2024 e diz: “Cumpri a minha missão no legislativo municipal“.

Jean Makson tem 29 anos. É presidente da câmara municipal de São Tomé.

Formado em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, começou na política com 19 anos. Foi eleito em 2012 o vereador mais jovem da história política de São Tomé.

Em 2020 foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo de vereador. Em 1º de janeiro de 2021 assumiu a presidência da Câmara Municipal de São Tomé para o biênio 2021/2022.

ENTREVISTA 

Qual a avaliação que o senhor faz do trabalho realizado ao final do mandato como presidente do Legislativo são tomeense ?

A nossa gestão foi muito proveitosa para a Câmara Municipal. Buscamos aproximar mais a Câmara da população. A Câmara continua sendo a casa de todos os são tomeenses. As portas continuam abertas, mas tivemos a iniciativa de ir ao encontro da população. Para isso, firmamos parcerias importantes.

Tracei como uma das minhas metas na presidência fazer ecoar principalmente através dos veículos de comunicação social, rádio e mídias sociais, o sentimento popular representado através do mandato de cada parlamentar. Esforcei-me permanentemente para redimensionar o prestígio do poder legislativo e um dos requisitos fundamentais foi a fiel observância da transparência dos atos.

Logo que assumi, criei a Escola do Legislativo Municipal “Maria Nogueira”, a primeira da região Potengi, cujo objetivo é o de fomentar a qualificação profissional dos servidores da casa, além de incentivar a participação da comunidade nos atos do legislativo.

Firmamos parcerias importantes, dentre as quais destaco o convênio com o ITEP e Governo do Estado. Criamos a sala da cidadania, onde ofertamos serviços diversos, tais como: Emissão de Identidade, CPF, Carteira digital de trabalho e título eleitoral. Assim, conseguimos resultados satisfatórios na melhoria da qualidade de vida da nossa população.

Realizamos campanhas educativas e audiências públicas, apreciamos dezenas de projetos de leis, participamos de decisões importantes, incluindo-se o fortalecimento da cidadania. Estamos realizando o primeiro concurso público da história do poder legislativo, inclusive o edital já está publicado. 

Aprovamos as propostas mais importantes da gestão Babá e Gá e realizamos melhorias na infraestrutura da Casa.

Qual avaliação o senhor faz da gestão do prefeito Babá? 

É impressionante a administração que o prefeito Babá vem fazendo. Quem mora na cidade ou na zona rural, quem vem a São Tomé e até mês quem não vem, reconhece o êxito da gestão. É uma gestão de excelência e que tem mais de 80% de aprovação.

Como o senhor vê o cenário político e eleitoral para 2024? 

Inteiramente favorável ao nosso grupo político. 

Já existem nomes postos para sucessão de Babá?

Suceder Babá não é uma tarefa fácil. Não é para qualquer um. Babá está no quarto mandato e faz uma administração de excelência. Eu acredito que o povo deverá analisar tendo como princípios a competência e experiência. Não podemos nos aventurar.

Gá tem experiência e competência. Como vice-prefeito, tem ajudado muito a gestão e por conseguinte o município.

Acredito que será o nome de consenso do nosso grupo.

Ao terminar sua gestão na presidência da Casa, como o senhor acha que a população avalia o poder legislativo hoje?

A Câmara cresceu aos olhos de todos, obteve a maior projeção e sintonia com a sociedade e o seu complexo de comunicação social, formado pela transmissão das sessões na rádio cidadã e pelos canais digitais, tem alcançado a nossa população. Acredito que hoje temos um legislativo muito mais forte e dinâmico. 

Quais são seus planos para o futuro? Dar continuidade ao nosso mandato de vereador.

Ao se despedir da presidência da Casa, qual sentimento é mais forte? 

Saio feliz pela consciência do dever cumprido, feliz pelo apoio que obtive de meus colegas todos durante esses dois anos. Encerramos este período de dois anos à frente da Mesa da Câmara Municipal plenamente convencidos de que ajudamos a escrever, de fato, uma página importante na História de São Tomé, que será lida, no futuro, pelas novas gerações, para grande orgulho do nosso Parlamento. Acredito que cumpri a minha missão no legislativo municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.